13886
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Faz de conta na floresta: sentimentos e expressões

Em grupos, as crianças vão brincar de faz-de-conta imaginando uma situação em que passeiam pela mata e encontram vários perigos e obstáculos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fatima Herculano Marcolino

Apresente a proposta
Nesta sequência, será sugerido à família que construa o álbum das expressões e que, para isso, algumas atividades com expressões serão importantes. Grave um vídeo explicando para as crianças que as nossas expressões mostram como nos sentimos de acordo com as situações que vivemos e exemplifique-as com as suas próprias expressões. Ainda no vídeo, sugira que as famílias conversem com as crianças, mostrando que você lhes enviou fotos para que elas vejam, explorem, imitem e para que possam, a partir delas, construir um álbum das expressões da família. Sugira também que assistam e brinquem ao som do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada (disponível aqui). As imagens poderão ser compartilhadas com as famílias via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e deverão representar pessoas com características físicas diversas fazendo expressões diferentes: de alegria, tristeza, surpresa, chateação, choro, seriedade, sono, nojo etc.

Adaptações necessárias
Sugira à família que seria interessante imprimir, no tamanho de uma folha de ofício, as imagens que você irá compartilhar para que a criança aprecie todas no espaço, que pode ser uma parede ou um varal colocado entre duas cadeiras. Caso a família não tenha como imprimir, oriente que mostrem as imagens para a criança na TV, no computador ou no celular, de modo que ela possa ter uma boa visualização. Para a brincadeira com as expressões, a família poderá disponibilizar um espelho grande para que a criança brinque se vendo de corpo inteiro. Porém, na falta de um espelho grande, o material poderá ser adaptado com um espelho comum. Para confeccionar o painel das expressões, a família poderá utilizar papéis comuns ou papel jornal e oferecer revistas que possam ser recortadas para que as crianças realizem as pesquisas. Caso a família não tenha esse material, uma sugestão seria pedir revistas aos vizinhos, higienizando-as antes de oferecê-las às crianças, ou imprimir imagens de pessoas, que podem ser os familiares, com expressões diversas. A realização da brincadeira imaginária poderá ser realizada em algum ambiente externo, caso a família disponha, ou mesmo pelos cômodos da casa. Para a confecção do álbum das expressões, a família poderá utilizar algum papel mais durinho que tenha em casa. Se não puder providenciá-lo, é possível construir o álbum em papéis comuns ou em embalagens de papelão fino, ou mesmo criar um álbum digital com o Apresentações Google (disponível aqui), caso as famílias prefiram. Também será importante mostrar alguns álbuns de fotografias da família para a criança apreciar; por isso, oriente à família para separá-los com antecedência.

Sugira às famílias
Convide os familiares a se envolver com as crianças em cada atividade, apoiando suas ações e brincando com elas a partir do vídeo, das imagens e das brincadeiras com as expressões.

1) Explorando as expressões — Oriente aos familiares que conversem com a criança sobre a produção do álbum das expressões, explicando a elas que serão feitas algumas atividades importantes para isso. Convide os familiares a se envolver com as crianças ao visualizar as imagens que você enviará. Oriente que possam ver as imagens juntos, de modo que os adultos observem a reação da criança às imagens. Fale que é importante incentivar a imitação das expressões, brincando com a criança e respeitando o tempo da atividade, levando em consideração o interesse de exploração das crianças. Depois, convide os familiares a conversar a respeito da brincadeira que vivenciaram. Sugira que deem espaço para que a criança se manifeste sobre suas descobertas, compartilhando o que mais gostou e o que não gostou de fazer.

2) Brincando com as expressões — Convide os familiares a separar o espelho que será utilizado na atividade e a conversar com a criança sobre o que será feito. Oriente que organizem um cantinho aconchegante para assistir e brincar a partir do vídeo “Careta”, do grupo Palavra Cantada, também compartilhado por você. Após o vídeo, convide os familiares a levar as crianças até o espelho para brincar de imitar as expressões que aparecem tanto no vídeo quanto nas imagens que você enviou. Enquanto a criança brinca com as expressões, oriente que um adulto possa fotografá-la, guardando os registros para compor o álbum das expressões.

3) Confecção do Painel das Expressões — Oriente os familiares a conversar com a criança sobre a importância do painel para a construção do álbum das expressões, pois, por meio de uma pesquisa de imagens, a criança poderá conhecer muitas formas de expressão. Oriente que disponibilizem, no chão ou na mesa, as revistas e demais materiais para que a criança pesquise e recorte ou rasgue as imagens de modo independente. Oriente que apoiem a criança no momento da pesquisa e que fiquem atentos caso ela precise de ajuda. Enquanto a criança faz suas pesquisas, peça que aproveitem para registrar com fotos esse momento de investigação e as expressões delas ao encontrar as imagens. Oriente aos familiares que conduzam a atividade de modo que a criança esteja sempre participando do momento da escolha das expressões e sentimentos, e combinem juntos quantas expressões diferentes será preciso, para que, depois de finalizadas as investigações e recortes/rasgaduras, possam decidir como vão organizar e colar as imagens no painel. Combine com os familiares para que deixem disponível o papel escolhido para o painel próximo à criança, no local onde acontecerão as colagens, e que conversem com ela para que decidam juntos como farão a organização e colagem das imagens no painel.

4) Faz-de-conta na floresta: sentimentos e expressões — Oriente aos familiares que convidem a criança a realizar uma brincadeira imaginária, como, por exemplo, um passeio na floresta. Sugira que compartilhem com elas a ideia de brincar com o corpo e contem que, durante o passeio, elas poderão imaginar e se expressar em diferentes situações, como ao encontrar uma árvore quebrada, um lago, uma ponte estreita, um campo de flores, uma mata fechada, um vento forte, um bicho feroz e um bicho mimoso, um fruto gostoso etc. No momento da brincadeira, oriente que as famílias aproveitem junto com a criança e a fotografem em seus momentos de expressão. Pode ser que a criança também queira sugerir novos elementos e situações para a história, por isso, oriente aos familiares que a apoiem e acolham suas ideias e iniciativas.

5) Montando um Álbum de Expressões — Oriente aos familiares que apresentem à criança os álbuns da família, permitindo que ela os manuseie e aprecie de acordo com seu próprio tempo e interesse. Mostre que é interessante que esse momento possa ser compartilhado, que as fotos possam ser apreciadas em conjunto, de modo que a família faça comentários e acolha as curiosidades das crianças. Após a apreciação das fotos, oriente aos familiares que conversem com a criança sobre o álbum das expressões que irão construir e que, para isso, deverão combinar como ele será feito. Oriente que comecem apresentando a ela as fotos que foram produzidas ao longo das outras atividades. Porém, caso não as tenha realizado, as fotografias poderão ser produzidas nesse mesmo dia, de acordo com as imagens enviadas por você. Fale para os familiares sobre a importância de escutar a criança e da troca de opiniões com ela sobre as escolhas relativas ao álbum, como as fotos, as imagens e o título, e sobre as decisões que tomaram para a construção de cada página. Oriente que retomem com a criança a lista do planejamento para o álbum, assinalando nela o que já fizeram e lembrando o que ainda falta fazer para concluí-lo.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares compartilhem com você, pelo WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, fotos ou outros arquivos digitais do álbum construído com a criança. Edite o material recebido e, a cada dia, compartilhe com todo o grupo algumas imagens das crianças com expressões diferentes que ilustrem um pequeno texto seu sobre os sentimentos expressados, como alegria, tristeza, surpresa etc.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_08UND04

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas