13796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Ler descrições de lugares em Língua inglesa

POR: Michelle de Sousa Bahury 26/11/2018
Código: ING6_02UND06

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Ler descrições de lugares em Língua inglesa

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de três planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador e internet para projetar o texto do input que foi extraído do Tripadvisor. Caso não tenha acesso a esta tecnologia, você pode imprimir os slides previamente. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Today you will learn how to find general and specific information in a text that describes places.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre as imagens desse slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • Do you know these images? (Os alunos devem reconhecer as imagens e responder: Yes!) Continue perguntando: What are their names? (os alunos devem responder: A museum, a ferris wheel /a river, a cathedral, a big clock, a cup of tea.
  • Verifique se os alunos conseguem relacionar os nomes apresentados no slide com as imagens apresentadas. Faça assim: Aponte para a imagem do museu e pergunte: What’s this? (Os alunos devem responder a museum / Tate Modern museum). Faça da mesma forma com todas as imagens. Após perguntar sobre todas as imagens, explore as informações trabalhadas até agora e pergunte: Where is the Big Ben located? (os alunos devem responder: In London / In England), Where is St Paul’s Cathedral located? (os alunos devem responder: In London / In England), What do you think about the London eye? (os alunos provavelmente irão responder: beautiful, big, shinny, modern, giant etc), Why do you think it's called the London Eye? (Because you can see the whole city,because it is round, etc.) Continue perguntando sobre as demais imagens elicitando adjetivos.
  • Veja se os alunos conseguem identificar o que cada um desses símbolos culturais significa. Peça para que relacionem as palavras às imagens. A sequência correta é: 5 - 2 - 1 - 3 - 4.
  • Agora que os alunos já reconhecem o que cada palavra significa, peça para os alunos pronunciarem as novas palavras em voz alta. Repita com a turma em forma de coral. Enfatize que as imagens apresentadas são símbolos característicos da cidade de Londres na Inglaterra e que chamamos esses símbolos de monuments ou landmarks. Pergunte: What monuments or landmarks are there in your city?

Tempo sugerido: 19 minutos.

Propósito: Apresentar um texto que descreve uma cidade em língua inglesa, a fim de que os alunos reconheçam informações específicas de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar palavras em inglês que retratam a descrição da cidade de Londres a partir de estratégias de leitura. A página de onde foi extraído o material para esse input: Describing London in a single paragraph, está disponível neste link. Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o texto, tente imprimi-lo.

Orientações: O input dessa aula será um texto descritivo, disponível no link acima, em que aparecem muitas palavras que apresentam pontos turísticos famosos da cidade de Londres. Neste texto, é possível perceber que muitas palavras em inglês são de fácil dedução por conta da fama da cidade inglesa apresentada. Grande parte delas não precisam mais ser traduzida para que os alunos entendam, uma vez que já fazem parte do conhecimento pré-construído dos alunos. Antes de mostrar o texto, contextualize o assunto a ser tratado. We are going to read an entry from Trip Advisor. It’s a site that offers turistic information about places. Pergunte aos alunos: When was the entry about London posted? Os alunos devem responder “On April 6, 2008”). Em seguida questione: What kind of text is this? (os alunos podem responder: It’s an entry from a website!) Explique para os alunos o significado das palavras: landmark, spend a day, shopping along , changing of the guard. Explique assim: The Big Ben, The London eye, The Thames are examples of Landmarks of London; At the Buckingham Palace there are many guards and everyday they have a ceremony to change the guards. Agora introduza o assunto: Today we are going to learn about London. What words come to your mind when you think of London? (os alunos podem responder The Big Ben, The London Eye, Queen Elizabeth, Prince William and Harry etc). The text is about famous places in London. Agora, peça aos alunos que leiam o texto e identifiquem os pontos turísticos apresentados no texto. (Os alunos devem citar The London Eye, The Big Ben, The Buckingham Palace, The Thames, St Paul’s Cathedral, Tate Modern, Tower of London, Notting Hill).

Em seguida, leia o texto junto com os alunos e peça que notem palavras em inglês apresentadas no texto com a escrita parecida em língua portuguesa. Explique para a turma que palavras que mantém o mesmo radical entre a língua portuguesa e inglesa são chamadas de cognatas. Dê exemplos: Globe - Globo, Graphic - gráfico). These words are cognates. Sendo assim, os alunos podem entendê-las mais facilmente, sem necessariamente traduzi-las. Mostre o texto novamente e peça para os alunos listarem as cognatas que reconhecerem nele. Algumas respostas podem ser Describing, London, Terms, Cathedral, Globe, Theatre, cabinet, guard, famous, paragraph, professor, produced, report, document, graphic. Após reconhecer os pontos turísticos de Londres e algumas das palavras cognatas apresentadas no texto, peça que os alunos elaborem uma frase simples que responda essa pergunta: What is the text about? (as respostas vão variar, mas devem manter a essência da questão. Uma possibilidade é The text is about London and Its touristic places.) Feito isso, peça para os alunos pronunciarem as palavras listadas por eles em voz alta. Leia o texto com os alunos mais uma vez. A ideia é verificar se os alunos conseguem reconhecer as palavras em inglês que descrevem lugares.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Reconhecer o uso da língua inglesa a partir de informações gerais e específicas utilizadas para descrição de lugares e praticar a leitura a partir das novas palavras aprendidas.

Expectativa: Os alunos devem reconhecer as palavras em inglês usadas para descrição de lugares ensinados nessa aula através de uma atividade de TRUE or FALSE. A turma deve ser dividida em duplas para que, de maneira alternada, cada componente possa praticar a leitura e verificar se cada frase sobre o texto estudado é verdadeira ou falsa. Os alunos devem ler o texto e responder se as frases sobre o mesmo são verdadeiras ou falsas.

Orientações:

  • Divida a turma em duplas. Mostre o texto no quadro presente nesse slide. Contextualize os alunos antes de pedir que leiam o texto. Pergunte assim: What city is this text about? (os alunos devem responder London/ Londres), When was this text published? (os alunos devem responder In 2008). Cada dupla deve ler este texto silenciosamente e responder as questões que serão perguntadas posteriormente. Aproveite para imprimir este texto a fim de que os alunos possam lê-lo de maneira mais organizada em suas cadeiras e mesas.
  • Peça para as duplas antecipadamente lerem o texto, em voz baixa, e tentarem entender as informações principais a partir das palavras cognatas. Em seguida, peça para que leiam as frases no slide 6 e respondam se as frases sobre o texto são verdadeiras ou falsas. Deixe-os trabalhar em duplas e construir os significados a partir das leituras que realizarem. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
  • Feito isso, movimente-se pela turma e verifique a produção dos alunos. Reforce suas tentativas assim: Good! Excellent! E diga que não é necessário que entendam todas as palavras. Em seguida, peça para que os alunos leiam as frases do slide 7 e peça para que os alunos corrijam as frases falsas localizando a informação correta no texto. Cada aluno deve ler as frases completas, de modo alternado: Um aluno lê a frase 1 e outro a 2. Feito isso, eles devem discutir qual informação deixou a frase incorreta e corrigir a frase. Essa dinâmica segue até que todos as frases sejam avaliadas entre verdadeiro e falso e sejam discutidas pelas duplas, a fim de praticarem bastante a leitura. Verifique sua habilidade de reconhecer palavras cognatas que descrevem lugares para que possam reconhecer as palavras da língua inglesa de maneira mais prática. Dê 10 minutos para essa etapa.
  • Caso necessite ver as respostas da atividade, eis aqui:
  • The text is about England. ( x ) FALSE. The text is only about London
  • It’s possible to get a nice view of London from The London Eye. ( x ) TRUE
  • The St. Paul’s Cathedral, The Thames and The Big Ben are examples of London landmarks. (x) TRUE
  • The text suggests spending two days at the Tate Modern Museum. ( x ) FALSE. The text suggests spending one day.
  • It’s possible to see the changing of the guard at a pub. (x) FALSE. It’s possible to see the changing of the guard at the Buckingham Palace.
  • London is also famous for its tea tradition. (x ) TRUE
  • Globe, Guard and Items are examples of cognate words. ( x ) TRUE

Tempo sugerido: Continuação

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que participaram pouco da atividade de leitura não aprenderam. Os alunos devem se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de reconhecer informações específicas que descrevem lugares em inglês, assim como o uso de palavras cognatas.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras ensinadas no quadro, como: Globe. E pergunte para o restante da turma se eles reconhecem essa palavra: (Eles devem dizer Yes!), Is it cognate? (Eles devem dizer Yes!), continue perguntando sobre as outras palavras. Utilize outras palavras do quadro e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de palavras de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: <A descriptive text about London from the site Tripadvisor>
  2. OUTPUT: <Finding general and specific information in the text.



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes