Plano de Aula

Plano de aula: Alfabeto: letras e ordem alfabética - reflexão sobre a escrita

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer refletir sobre a escrita (qual letra usar e onde colocá-la), por meio de uma brincadeira de forca, além de conhecer as letras do alfabeto e sua ordem.

Materiais necessários:

  • Livro paradidático com tema “alfabeto”. Sugestões: “Palavras, muitas palavras” de Ruth Rocha, “Jardim Zoilógico” de Carlos Pimentel ou “A festa das letras” de Cecília Meireles e Josué de Castro.
  • Quadro para registro da brincadeira de forca. Clique aqui e verifique o modelo.
  • Painel com nome dos estudantes em ordem alfabética, escrito com letra de forma maiúscula.
  • Painel com o alfabeto completo em ordem e escrito com letra de forma maiúscula. Clique aqui e acesse o arquivo.
  • Um saquinho com palavras impressas para serem sorteadas e usadas na brincadeira de forca. Clique aqui e acesse o arquivo.

Dificuldades antecipadas:

  • Crianças que não lêem convencionalmente podem apresentar mais dificuldades, por isso, é importante que a cada letra preenchida corretamente na palavra toda a turma faça o movimento de ler e verificar como a palavra ficou até aquele momento.
  • Crianças com hipótese de escrita pré-silábica ou silábica sem valor sonoro podem sentirem-se inseguras em dizer uma letra por não ter a habilidade de relacionar sons e grafias. Leia novamente a dica e como a palavra está até aquele momento com as letras encontradas. Mostre o alfabeto exposto na sala e diga que ela pode escolher qualquer uma daquelas letras.

Referências sobre o assunto:

  • Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
  • Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
  • Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
  • Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
  • Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.

Referência de paradidáticos

ROCHA, R.Palavras, muitas palavras.São paulo:Quinteto, 1998.

PIMENTEL.C. Jardim zoológico.São Paulo: Formato, 2009.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete e leia o tema da aula “Vamos brincar de forca?” para as crianças.
  • Cuide da entonação da voz para que ao perguntar as crianças se sintam desafiadas e motivadas.
  • Diga a elas que para brincar de forca elas precisam ser muito “craques” no alfabeto.
  • Pergunte:
  • Será que todo mundo aqui conhece todas as letras do alfabeto?
  • Será que todos sabem usar as letras do alfabeto nas palavras?
  • Será que todos sabem quando eu devo usar o A ou o E ou o I?
  • Prepare-os para a introdução dizendo que lerá um livro muito interessante e que vai ajudar com a brincadeira de forca.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados