Atividade para impressão - MODELO DE FORCA PARA REPRODUÇÃO - LP01_03ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Alfabeto: letras e ordem alfabética - reflexão sobre a escrita
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?
Por: Michele Rabelo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer refletir sobre a escrita (qual letra usar e onde colocá-la), por meio de uma brincadeira de forca, além de conhecer as letras do alfabeto e sua ordem.
Materiais necessários:
- Livro paradidático com tema “alfabeto”. Sugestões: “Palavras, muitas palavras” de Ruth Rocha, “Jardim Zoilógico” de Carlos Pimentel ou “A festa das letras” de Cecília Meireles e Josué de Castro.
- Quadro para registro da brincadeira de forca. Clique aqui e verifique o modelo.
- Painel com nome dos estudantes em ordem alfabética, escrito com letra de forma maiúscula.
- Painel com o alfabeto completo em ordem e escrito com letra de forma maiúscula. Clique aqui e acesse o arquivo.
- Um saquinho com palavras impressas para serem sorteadas e usadas na brincadeira de forca. Clique aqui e acesse o arquivo.
Dificuldades antecipadas:
- Crianças que não lêem convencionalmente podem apresentar mais dificuldades, por isso, é importante que a cada letra preenchida corretamente na palavra toda a turma faça o movimento de ler e verificar como a palavra ficou até aquele momento.
- Crianças com hipótese de escrita pré-silábica ou silábica sem valor sonoro podem sentirem-se inseguras em dizer uma letra por não ter a habilidade de relacionar sons e grafias. Leia novamente a dica e como a palavra está até aquele momento com as letras encontradas. Mostre o alfabeto exposto na sala e diga que ela pode escolher qualquer uma daquelas letras.
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
- Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
- Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
- Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.
Referência de paradidáticos
ROCHA, R.Palavras, muitas palavras.São paulo:Quinteto, 1998.
PIMENTEL.C. Jardim zoológico.São Paulo: Formato, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete e leia o tema da aula “Vamos brincar de forca?” para as crianças.
- Cuide da entonação da voz para que ao perguntar as crianças se sintam desafiadas e motivadas.
- Diga a elas que para brincar de forca elas precisam ser muito “craques” no alfabeto.
- Pergunte:
- Será que todo mundo aqui conhece todas as letras do alfabeto?
- Será que todos sabem usar as letras do alfabeto nas palavras?
- Será que todos sabem quando eu devo usar o A ou o E ou o I?
- Prepare-os para a introdução dizendo que lerá um livro muito interessante e que vai ajudar com a brincadeira de forca.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA