Atividade para impressão - PAINEL COM LETRA DA MÚSICA - LP01_03ATS01 - 1ª AULA
Plano de Aula
Plano de aula: Alfabeto: letras e ordem
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?
Por: Michele Rabelo
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aprender as letras do alfabeto, sua ordem e ainda identificar símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa Língua Portuguesa.
Materiais necessários:
- Equipamentos para a reprodução de um vídeo que está disponível na internet.
- Impressão de palavras a serem utilizadas na brincadeira de forca ou reprodução a mão das mesmas (nesse caso, papel e caneta).
- Impressão de atividade para registro e fechamento da aula ou reprodução a mão das mesmas (nesse caso, papel e caneta).
Dificuldades antecipadas:
- As crianças que se encontram em hipóteses de escrita menos avançadas, como a hipótese pré-silábica, podem apresentar maiores dificuldades para participar (como por exemplo, não indicar letra alguma ou ainda não saber o nome das letras), nesses casos, em suas vezes, você pode pedir que a criança aponte a ficha com a letra ou símbolo que ela quer inserir na palavra e então fale o nome da letra (se for essa sua escolha) e peça para que ela repita, e também, inserir mais pistas como uma letra que formará uma sílaba. Assim se já foi descoberto o IA você diz que dará mais uma dica e acrescente o L. É possível também utilizar alfabeto móvel ou o alfabeto exposto na sala para que os alunos com hipóteses pré silábicas, silábicas sem valor sonoro, silábicas com valor sonoro, e todos os outros que julgarem necessário, possam consultá-lo.
- Leia para aqueles que não leem convencionalmente. Ou ainda, solicite às crianças mais experientes que leiam aquilo que a turma já conseguiu descobrir.
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
- Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
- Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
- Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Comece a aula dizendo aos estudantes que sabe que muitas crianças conhecem muitas letras. Porém, você está com uma dúvida: O nosso alfabeto tem vinte e seis letras e são muitas letras. Por isso a aula de hoje será...
- Provoque-as lendo o tema da aula entonando a palavra “realmente” (Certamente as crianças já conhecem muitas das letras e a intenção é desafiá-las a pensar se realmente conhecem todas as letras para que comecem os estudos com essa dúvida e motivados a descobrir).
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA