Plano de Aula

Plano de aula: Alfabeto: letras e ordem

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aprender as letras do alfabeto, sua ordem e ainda identificar símbolos que não pertencem ao alfabeto da nossa Língua Portuguesa.

Materiais necessários:

  • Equipamentos para a reprodução de um vídeo que está disponível na internet.
  • Impressão de palavras a serem utilizadas na brincadeira de forca ou reprodução a mão das mesmas (nesse caso, papel e caneta).
  • Impressão de atividade para registro e fechamento da aula ou reprodução a mão das mesmas (nesse caso, papel e caneta).

Dificuldades antecipadas:

  • As crianças que se encontram em hipóteses de escrita menos avançadas, como a hipótese pré-silábica, podem apresentar maiores dificuldades para participar (como por exemplo, não indicar letra alguma ou ainda não saber o nome das letras), nesses casos, em suas vezes, você pode pedir que a criança aponte a ficha com a letra ou símbolo que ela quer inserir na palavra e então fale o nome da letra (se for essa sua escolha) e peça para que ela repita, e também, inserir mais pistas como uma letra que formará uma sílaba. Assim se já foi descoberto o IA você diz que dará mais uma dica e acrescente o L. É possível também utilizar alfabeto móvel ou o alfabeto exposto na sala para que os alunos com hipóteses pré silábicas, silábicas sem valor sonoro, silábicas com valor sonoro, e todos os outros que julgarem necessário, possam consultá-lo.
  • Leia para aqueles que não leem convencionalmente. Ou ainda, solicite às crianças mais experientes que leiam aquilo que a turma já conseguiu descobrir.

Referências sobre o assunto:

  • Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
  • Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
  • Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
  • Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
  • Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Comece a aula dizendo aos estudantes que sabe que muitas crianças conhecem muitas letras. Porém, você está com uma dúvida: O nosso alfabeto tem vinte e seis letras e são muitas letras. Por isso a aula de hoje será...
  • Provoque-as lendo o tema da aula entonando a palavra “realmente” (Certamente as crianças já conhecem muitas das letras e a intenção é desafiá-las a pensar se realmente conhecem todas as letras para que comecem os estudos com essa dúvida e motivados a descobrir).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados