Atividade para impressão - Lista de palavras
Palavras oxítonas para imprimir e recortar
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Acentuação
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.
Materiais necessários: Para esta aula, será necessário imprimir a lista de palavras oxítonas, cartolina ou papel pardo para registrar o cartaz, quadro ou projetor para apresentar o conteúdo dos slides.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na retomada do conceito de sílaba tônica e também na formulação do que observaram na lista de palavras.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013.
MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.
NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.
AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013.
MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Portuguguês: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.
NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Professor, inicie a aula questionando os alunos:
- Você já ficou em dúvida se uma palavra possui ou não acento?
- Para que serve um acento?
Explique a finalidade da aula, que é aprender um pouco mais sobre acentuação das palavras.
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