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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação de oxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre acentuação de palavras oxítonas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.

Materiais necessários: Para esta aula, será necessário imprimir a lista de palavras oxítonas, cartolina ou papel pardo para registrar o cartaz, quadro ou projetor para apresentar o conteúdo dos slides.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na retomada do conceito de sílaba tônica e também na formulação do que observaram na lista de palavras.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Portuguguês: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Professor, inicie a aula questionando os alunos:

- Você já ficou em dúvida se uma palavra possui ou não acento?

- Para que serve um acento?

Explique a finalidade da aula, que é aprender um pouco mais sobre acentuação das palavras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o trava-línguas do sabiá. Brinque com a leitura, desafiando a turma a ler rapidamente.
  • Direcione a atenção para as palavras destacadas: sabia, sábia e sabiá.
  • Questione, então, o que significa cada uma delas e qual a diferença entre a escrita e a pronúncia das mesmas. Caso os alunos não conheçam o significado das palavras, explique.

Materiais complementares: No link https://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/sabia/ (acesso em 21/07/2018), você encontra a definição de sabiá com a imagem do pássaro. Se possível, mostre para os alunos. Já neste link, você encontra a definição da palavra sábia: https://www.dicionarioinformal.com.br/s%C3%A1bia/. Acesso em 21/07/18.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a escrita das palavras parecidas do trava-línguas (sabia, sábia e sabiá), com as sílabas tônicas destacadas. Dessa forma, o aluno poderá visualizar o que está sendo explicado.
  • Leia com a turma as palavras e questione sobre a posição da sílaba tônica em cada uma delas..
  • Retome com os alunos o conceito de sílaba tônica. Explique que a palavra sabiá possui a última sílaba tônica, por isso, trata-se de uma palavra oxítona. Esclareça que a aula usará apenas palavras como sabiá, isto é, oxítonas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura da lista de palavras oxítonas apresentadas na lista. Questione se toda as palavras possuem acento.
  • Depois, entregue para cada aluno uma palavra oxítona e peça que observem a sílaba tônica, isto é, a última sílaba. A sílaba tônica poderá ser circulada pelo aluno para facilitar a visualização.
  • Solicite que os alunos localizem, na sala de aula, os colegas que apresentam palavras com o final parecido e formem grupos. Por exemplo, palavras terminadas em em ou ens, a ou as.
  • Peça que colem as palavras em um pequeno cartaz, em forma de lista, e elaborem uma explicação para a seguinte pergunta: “O que as palavras têm em comum, além de serem oxítonas? Elas possuem acento ou não?”.

Materiais complementares: folhas impressas, cartolina, cola e canetas hidrográficas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos mostrem sua lista de palavras para a turma, explicando a que conclusões chegaram sobre as semelhança das sílabas tônicas.
  • Cole os cartazes de modo que todos possam visualizá-los ou mostre o slide acima.
  • Peça que observem agora a acentuação das palavras. Questione: “Todas as oxítonas possuem acento? As sílabas acentuadas terminam com quais letras?”

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Peça que observe o grupo de palavras oxítonas acentuadas. Questione: “Como terminam as oxítonas acentuadas?”
  • Crie, coletivamente, uma regra para acentuar as palavras oxítonas. Espera-se que os alunos cheguem à seguinte regularidade: as oxítonas acentuadas são aquelas terminadas em a ou as, e ou es, o ou os, em ou ens.
  • Registre a regra produzida pela turma em local visível da sala de aula e solicite que os alunos registrem no caderno, exemplificando.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.

Materiais necessários: Para esta aula, será necessário imprimir a lista de palavras oxítonas, cartolina ou papel pardo para registrar o cartaz, quadro ou projetor para apresentar o conteúdo dos slides.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na retomada do conceito de sílaba tônica e também na formulação do que observaram na lista de palavras.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013. https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/LED_EaD/article/download/23/18>. Acesso em 05 de jul. 2018.

MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Portuguguês: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.

NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Professor, inicie a aula questionando os alunos:

- Você já ficou em dúvida se uma palavra possui ou não acento?

- Para que serve um acento?

Explique a finalidade da aula, que é aprender um pouco mais sobre acentuação das palavras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o trava-línguas do sabiá. Brinque com a leitura, desafiando a turma a ler rapidamente.
  • Direcione a atenção para as palavras destacadas: sabia, sábia e sabiá.
  • Questione, então, o que significa cada uma delas e qual a diferença entre a escrita e a pronúncia das mesmas. Caso os alunos não conheçam o significado das palavras, explique.

Materiais complementares: No link https://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/sabia/ (acesso em 21/07/2018), você encontra a definição de sabiá com a imagem do pássaro. Se possível, mostre para os alunos. Já neste link, você encontra a definição da palavra sábia: https://www.dicionarioinformal.com.br/s%C3%A1bia/. Acesso em 21/07/18.

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Orientações:

  • Apresente a escrita das palavras parecidas do trava-línguas (sabia, sábia e sabiá), com as sílabas tônicas destacadas. Dessa forma, o aluno poderá visualizar o que está sendo explicado.
  • Leia com a turma as palavras e questione sobre a posição da sílaba tônica em cada uma delas..
  • Retome com os alunos o conceito de sílaba tônica. Explique que a palavra sabiá possui a última sílaba tônica, por isso, trata-se de uma palavra oxítona. Esclareça que a aula usará apenas palavras como sabiá, isto é, oxítonas.
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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura da lista de palavras oxítonas apresentadas na lista. Questione se toda as palavras possuem acento.
  • Depois, entregue para cada aluno uma palavra oxítona e peça que observem a sílaba tônica, isto é, a última sílaba. A sílaba tônica poderá ser circulada pelo aluno para facilitar a visualização.
  • Solicite que os alunos localizem, na sala de aula, os colegas que apresentam palavras com o final parecido e formem grupos. Por exemplo, palavras terminadas em em ou ens, a ou as.
  • Peça que colem as palavras em um pequeno cartaz, em forma de lista, e elaborem uma explicação para a seguinte pergunta: “O que as palavras têm em comum, além de serem oxítonas? Elas possuem acento ou não?”.

Materiais complementares: folhas impressas, cartolina, cola e canetas hidrográficas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos mostrem sua lista de palavras para a turma, explicando a que conclusões chegaram sobre as semelhança das sílabas tônicas.
  • Cole os cartazes de modo que todos possam visualizá-los ou mostre o slide acima.
  • Peça que observem agora a acentuação das palavras. Questione: “Todas as oxítonas possuem acento? As sílabas acentuadas terminam com quais letras?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Peça que observe o grupo de palavras oxítonas acentuadas. Questione: “Como terminam as oxítonas acentuadas?”
  • Crie, coletivamente, uma regra para acentuar as palavras oxítonas. Espera-se que os alunos cheguem à seguinte regularidade: as oxítonas acentuadas são aquelas terminadas em a ou as, e ou es, o ou os, em ou ens.
  • Registre a regra produzida pela turma em local visível da sala de aula e solicite que os alunos registrem no caderno, exemplificando.

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