Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a regularidade na acentuação das palavras oxítonas.
Materiais necessários: Para esta aula, será necessário imprimir a lista de palavras oxítonas, cartolina ou papel pardo para registrar o cartaz, quadro ou projetor para apresentar o conteúdo dos slides.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na retomada do conceito de sílaba tônica e também na formulação do que observaram na lista de palavras.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013.
MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.
NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.
AMORIM, Lindivaldo Machado de; JÚNIOR, Fernando Roberto Barbosa. A complexidade do uso da acentuação gráfica na Língua Portuguesa. Maiêutica, ano 1, n. 1, jan. 2013.
MORAIS, A.G. A norma ortográfica do Portuguguês: o que é? Para que serve? Como será organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2007. P. 11- 28.
NUNES, Socorro. Ensino de ortografia: uma prática interativa na sala de aula. Belo Horizonte: Formato, 2002.
Tema da Aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Professor, inicie a aula questionando os alunos:
- Você já ficou em dúvida se uma palavra possui ou não acento?
- Para que serve um acento?
Explique a finalidade da aula, que é aprender um pouco mais sobre acentuação das palavras.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente o trava-línguas do sabiá. Brinque com a leitura, desafiando a turma a ler rapidamente.
- Direcione a atenção para as palavras destacadas: sabia, sábia e sabiá.
- Questione, então, o que significa cada uma delas e qual a diferença entre a escrita e a pronúncia das mesmas. Caso os alunos não conheçam o significado das palavras, explique.
Materiais complementares: No link https://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/sabia/ (acesso em 21/07/2018), você encontra a definição de sabiá com a imagem do pássaro. Se possível, mostre para os alunos. Já neste link, você encontra a definição da palavra sábia: https://www.dicionarioinformal.com.br/s%C3%A1bia/. Acesso em 21/07/18.
Introdução
Orientações:
- Apresente a escrita das palavras parecidas do trava-línguas (sabia, sábia e sabiá), com as sílabas tônicas destacadas. Dessa forma, o aluno poderá visualizar o que está sendo explicado.
- Leia com a turma as palavras e questione sobre a posição da sílaba tônica em cada uma delas..
- Retome com os alunos o conceito de sílaba tônica. Explique que a palavra sabiá possui a última sílaba tônica, por isso, trata-se de uma palavra oxítona. Esclareça que a aula usará apenas palavras como sabiá, isto é, oxítonas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Faça a leitura da lista de palavras oxítonas apresentadas na lista. Questione se toda as palavras possuem acento.
- Depois, entregue para cada aluno uma palavra oxítona e peça que observem a sílaba tônica, isto é, a última sílaba. A sílaba tônica poderá ser circulada pelo aluno para facilitar a visualização.
- Solicite que os alunos localizem, na sala de aula, os colegas que apresentam palavras com o final parecido e formem grupos. Por exemplo, palavras terminadas em em ou ens, a ou as.
- Peça que colem as palavras em um pequeno cartaz, em forma de lista, e elaborem uma explicação para a seguinte pergunta: “O que as palavras têm em comum, além de serem oxítonas? Elas possuem acento ou não?”.
Materiais complementares: folhas impressas, cartolina, cola e canetas hidrográficas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite que os alunos mostrem sua lista de palavras para a turma, explicando a que conclusões chegaram sobre as semelhança das sílabas tônicas.
- Cole os cartazes de modo que todos possam visualizá-los ou mostre o slide acima.
- Peça que observem agora a acentuação das palavras. Questione: “Todas as oxítonas possuem acento? As sílabas acentuadas terminam com quais letras?”
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Peça que observe o grupo de palavras oxítonas acentuadas. Questione: “Como terminam as oxítonas acentuadas?”
- Crie, coletivamente, uma regra para acentuar as palavras oxítonas. Espera-se que os alunos cheguem à seguinte regularidade: as oxítonas acentuadas são aquelas terminadas em a ou as, e ou es, o ou os, em ou ens.
- Registre a regra produzida pela turma em local visível da sala de aula e solicite que os alunos registrem no caderno, exemplificando.