Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é encontrar e analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que podem ser realizados por grafemas diferentes (CH) ou (X).
Materiais necessários: Poema com erros ortográficos para impressão aqui, lápis grafite, borracha, apontador e dicionário.
Dificuldades antecipadas: Utilização equivocada do sistema ortográfico na composição escrita das palavras solicitadas e uso autônomo do dicionário.
Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Detetive de erros”. Não há necessidade de mostrar esse slide.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
O poema apresentado contém erros ortográficos quanto ao objeto de estudo, visto que os alunos deverão localizá-los para refletir sobre eles.
- Organize os alunos em duplas produtivas. Assim, um poderá auxiliar o outro durante a realização da proposta.
- Explique para a turma o funcionamento da atividade.
- Diga que eles devem localizar e circular no poema 10 palavras escritas erradas quanto ao uso do dígrafo Ch ou da letra X, que correspondem ao fonema /š/ (som Chê).
- Depois deverão reescrevê-las corretamente e justificar o porquê da correção.
- Proponha que consultem o dicionário para a realização da atividade. Recorde a turma sobre a importância desse material para tirar dúvidas e confirmar suas hipóteses.
- Entregue as folhas de atividade para as duplas produtivas.
- Apresente rapidamente aos alunos o personagem central do poema, o macaco Cuxiú-de-nariz-branco. “Os cuxiús vivem em grupos e só se separam na hora de comer. Aí, ficam associando para um saber onde o outro está. Gostam de castanha-do-pará, sementes e alguns insetos. Quando sua pele era levada de navio para a Europa, o nariz perdia a pigmentação e ficava branco. Por isso ganhou este nome. Mas o nariz é vermelhinho! Estão em risco de extinção.” (Disponível em: Lalau e Laurabeatriz. Bem brasileirinhos. Cosac Naify: 2004).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Inicie a atividade com a turma.
- Circule pela sala e observe como os alunos estão trabalhando juntos. Auxilie os alunos que apresentarem alguma dificuldade na localização das palavras ou para justificar suas correções. Relembre que a consulta ao dicionário deve seguir a ordem alfabética e que caso eles não estejam encontrando a palavra é porque a grafia está errada, assim deverão testar novas hipóteses sobre como escrevê-la para tentar localizá-la no dicionário.
- Registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las com a turma no fechamento da atividade.
- Retome a importância do uso do dicionário para a verificação das regularidades e irregularidades ortográficas.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos a tabela com todas as palavras escritas com CH ou X e que foram retiradas do poema analisado. A tabela poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro. Você poderá entregar uma cópia dela a cada aluno para que registrem conjuntamente as descobertas.
- Solicite que os alunos indiquem em cada linha qual a escrita correta quanto ao uso do fonema /š/ (som Chê).
- Questione-os sobre as regularidades e irregularidades que compõe a escrita dessas palavras e o porquê de suas escolhas por uma ou outra grafia.
- Proponha à turma uma consulta ao dicionário a cada justificativa para a verificação das hipóteses levantadas por eles.
- Retome as regras ortográficas do uso do fonema /š/ (som Chê), quando houver, e as relações com a etimologia de algumas palavras.
Materiais complementares: Tabela com as palavras analisadas do poema aqui. Você pode também, assistir com os alunos aos vídeos sobre Ortografia disponibilizados pela Tv Escola pelos links Usos do X e Ch e Palavras com X e Ch.
Fechamento
Orientações:
- Apresente aos alunos a tabela com todas as palavras escritas com CH ou X e que foram retiradas do poema analisado. A tabela poderá ser projetada, impressa ou escrita no quadro. Você poderá entregar uma cópia dela a cada aluno para que registrem conjuntamente as descobertas.
- Solicite que os alunos indiquem em cada linha qual a escrita correta quanto ao uso do fonema /š/ (som Chê) e depois reescrevam na folha de atividade entregue anteriormente.
- Questione-os sobre as regularidades e irregularidades que compõe a escrita dessas palavras e o porquê de suas escolhas por uma ou outra grafia.
- Proponha à turma uma consulta ao dicionário a cada justificativa para a verificação das hipóteses levantadas por eles.
- Retome as regras ortográficas do uso do fonema /š/ (som Chê), quando houver, e as relações com a etimologia de algumas palavras.
Materiais complementares: Tabela com as palavras analisadas do poema aqui. Você pode também, assistir com os alunos aos vídeos sobre Ortografia disponibilizados pela Tv Escola pelos links Usos do X e Ch e Palavras com X e Ch.