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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo do Ch e X

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre construção de palavras com CH e X

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é encontrar e analisar as regularidades e irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que pode ser realizado por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais necessários: Cartelas do bingo para impressão aqui, lápis grafite, borracha, apontador e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Utilização equivocada do sistema ortográfico na composição escrita das palavras solicitadas.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Bingo de palavras vazadas”. Não há necessidade de mostrar esse slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explique para a turma as regras do bingo, reforce que o jogo consiste em completar a cartela recebida com a escrita correta das palavras vazadas no tempo estipulado, utilizando para isso Ch ou X.

  • Nessa adaptação do Bingo não são sorteadas palavras: os alunos deverão ler suas cartelas completando-as com Ch ou X. Nesse momento eles não deverão usar o dicionário,
  • Nesse jogo, vencem as duplas que completarem corretamente todas as palavras no tempo certo.
  • Lembre o grupo que nesse momento o dicionário não poderá ser consultado, pois a atividade tem como foco a exercitação de conhecimentos sobre as regularidades e irregularidades do fonema /s/ (som chê). Ao testar suas hipóteses os alunos são estimulados a avaliar sua própria aprendizagem.
  • Entregue as cartelas para as duplas produtivas.

As discussões entre as duplas produtivas são extremamente importantes para a retomada de conhecimentos sobre o tema da aula (regularidades e irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /š/ - som Chê -, que pode ser realizado por grafemas diferentes - CH ou X). Dessa forma, agrupe os alunos de maneira que possam contribuir um com o outro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo com os alunos.
  • Circule pela sala e observe como os alunos estão trabalhando juntos.
  • Registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.

Os alunos podem apresentar dificuldade na complementação de palavras que não são utilizadas constantemente por eles, como chacota, feixe, chocalho, mexilhão, tachado, entre outros. Ao final do jogo, questione a turma sobre quem teve dificuldade para escrever algumas das palavras da cartela e retome com eles a importância do uso do dicionário para a verificação não só do significado das palavras, mas também da forma correta de escrevê-las.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos um verbete de dicionário e proponha uma análise reflexiva sobre as informações contidas nele. Faça questionamentos aos alunos como:
  • Qual a importância do verbete de dicionário para aapropriação das regularidades ortográficas?
  • Como posso encontrar com facilidade essa palavra no dicionário?
  • Como saber o motivo da palavra charada se escrever com Ch e não com X?
  • Espera-se que os alunos apontem a importância do dicionário para a verificação de escritas que não são comuns a eles, como mexilhão ou tachado, por exemplo. Ou para confirmar o jeito correto de escrever palavras que apresentam mais de uma possibilidade de grafema para representar um mesmo fonema. Espera-se também que digam que para localizarmos palavras no dicionário é necessário recorrer a ordem alfabética, observando não só a letra inicial da mesma, mas toda sequência de letras que formam a palavra.
  • Com relação a escolha do Ch na escrita de charada e não a letra X, observe as hipóteses levantadas pelos alunos e consulte com a turma o dicionário etimológico Michaelis online para buscar a origem dessa palavra. Dessa forma, eles poderão verificar que a palavra deriva da francesa charade. Observar a etimologia de algumas palavras ajuda a explicar os motivos que levaram certos termos a serem escritos com uma ou outra grafia.

Materiais complementares: Consulte o dicionário etimológico Michaelis online com os alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente no quadro ou em uma cartolina as duas listas em branco, como propostas no slide, que deverão ser preenchidas conjuntamente com os alunos.
  • Selecione algumas palavras que estavam nas cartelas do bingo e proponha aos alunos que as localizem no dicionário. A dupla que localizar primeiro diz a que coluna ela deve fazer parte e justificam sua escolha. Retome os conhecimentos sobre as irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que pode ser realizado por grafemas diferentes (CH) ou (X) e, consequentemente, a relevância do dicionário para a verificação de suas escritas.
  • Finalize a aula entregando aos alunos uma cópia da tabela de resolução com as listas prontas para que eles possam consultá-las sempre que necessário. Você pode sugerir que complementem as tabelas sempre que descobrirem a grafia de novas palavras onde o fonema /s/ (som chê) se faz presente.

Materiais complementares: A tabela de resolução do bingo está disponível aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é encontrar e analisar as regularidades e irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que pode ser realizado por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais necessários: Cartelas do bingo para impressão aqui, lápis grafite, borracha, apontador e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Utilização equivocada do sistema ortográfico na composição escrita das palavras solicitadas.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo “Bingo de palavras vazadas”. Não há necessidade de mostrar esse slide.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explique para a turma as regras do bingo, reforce que o jogo consiste em completar a cartela recebida com a escrita correta das palavras vazadas no tempo estipulado, utilizando para isso Ch ou X.

  • Nessa adaptação do Bingo não são sorteadas palavras: os alunos deverão ler suas cartelas completando-as com Ch ou X. Nesse momento eles não deverão usar o dicionário,
  • Nesse jogo, vencem as duplas que completarem corretamente todas as palavras no tempo certo.
  • Lembre o grupo que nesse momento o dicionário não poderá ser consultado, pois a atividade tem como foco a exercitação de conhecimentos sobre as regularidades e irregularidades do fonema /s/ (som chê). Ao testar suas hipóteses os alunos são estimulados a avaliar sua própria aprendizagem.
  • Entregue as cartelas para as duplas produtivas.

As discussões entre as duplas produtivas são extremamente importantes para a retomada de conhecimentos sobre o tema da aula (regularidades e irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /š/ - som Chê -, que pode ser realizado por grafemas diferentes - CH ou X). Dessa forma, agrupe os alunos de maneira que possam contribuir um com o outro.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Inicie o jogo com os alunos.
  • Circule pela sala e observe como os alunos estão trabalhando juntos.
  • Registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.

Os alunos podem apresentar dificuldade na complementação de palavras que não são utilizadas constantemente por eles, como chacota, feixe, chocalho, mexilhão, tachado, entre outros. Ao final do jogo, questione a turma sobre quem teve dificuldade para escrever algumas das palavras da cartela e retome com eles a importância do uso do dicionário para a verificação não só do significado das palavras, mas também da forma correta de escrevê-las.

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Orientações:

  • Apresente aos alunos um verbete de dicionário e proponha uma análise reflexiva sobre as informações contidas nele. Faça questionamentos aos alunos como:
  • Qual a importância do verbete de dicionário para aapropriação das regularidades ortográficas?
  • Como posso encontrar com facilidade essa palavra no dicionário?
  • Como saber o motivo da palavra charada se escrever com Ch e não com X?
  • Espera-se que os alunos apontem a importância do dicionário para a verificação de escritas que não são comuns a eles, como mexilhão ou tachado, por exemplo. Ou para confirmar o jeito correto de escrever palavras que apresentam mais de uma possibilidade de grafema para representar um mesmo fonema. Espera-se também que digam que para localizarmos palavras no dicionário é necessário recorrer a ordem alfabética, observando não só a letra inicial da mesma, mas toda sequência de letras que formam a palavra.
  • Com relação a escolha do Ch na escrita de charada e não a letra X, observe as hipóteses levantadas pelos alunos e consulte com a turma o dicionário etimológico Michaelis online para buscar a origem dessa palavra. Dessa forma, eles poderão verificar que a palavra deriva da francesa charade. Observar a etimologia de algumas palavras ajuda a explicar os motivos que levaram certos termos a serem escritos com uma ou outra grafia.

Materiais complementares: Consulte o dicionário etimológico Michaelis online com os alunos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente no quadro ou em uma cartolina as duas listas em branco, como propostas no slide, que deverão ser preenchidas conjuntamente com os alunos.
  • Selecione algumas palavras que estavam nas cartelas do bingo e proponha aos alunos que as localizem no dicionário. A dupla que localizar primeiro diz a que coluna ela deve fazer parte e justificam sua escolha. Retome os conhecimentos sobre as irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que pode ser realizado por grafemas diferentes (CH) ou (X) e, consequentemente, a relevância do dicionário para a verificação de suas escritas.
  • Finalize a aula entregando aos alunos uma cópia da tabela de resolução com as listas prontas para que eles possam consultá-las sempre que necessário. Você pode sugerir que complementem as tabelas sempre que descobrirem a grafia de novas palavras onde o fonema /s/ (som chê) se faz presente.

Materiais complementares: A tabela de resolução do bingo está disponível aqui.

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