Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cartelas do bingo (disponíveis aqui);
Resolução do bingo - escrita correta das palavras (disponível aqui).
- Opcionais: canais para videochamada e aula online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom;
Google Drive (tutorial disponível aqui);
Dicionário Michaellis (disponível aqui).
Introdução
Convide a turma, por áudio ou mensagem no WhatsApp ou outro canal de comunicação, a jogarem um bingo diferente, de cartelas com palavras para preencher. Caso não consiga entregar o material impresso aos alunos, envie o arquivo digital das cartelas, uma para cada um. As cartelas estão em PDF, portanto, será necessário copiar e colar em um arquivo do Word ou Google Docs para ser possível preenchê-las. Explique que nesse bingo as palavras não serão sorteadas: ganha aquele que preencher a cartela mais rápido e com mais acertos, completando-as com Ch ou X.
Desenvolvimento
Combine como será feito o jogo do bingo. Vocês podem fazer durante uma videochamada ou por WhatsApp; nesse caso, procure enviar a cartela só na hora do jogo para que todos possam começar juntos. Quem terminar deve dizer bingo e logo enviar o arquivo ou foto da cartela preenchida a você. Se tiver erros ortográficos, o jogo continua até alguém acertar tudo. Por fim, compartilhe com os alunos a lista com a escrita correta das palavras e peça para eles dizerem quantos acertos cada um teve. Nesse momento, eles podem também consultar o dicionário, pois, como foi visto na aula anterior, ele será a principal fonte de informações sobre a escrita correta de palavras de pouco uso ou com escrita irregular. Mostre, como exemplo, a imagem do slide 5 do plano original, que traz o verbete da palavra “charada” e sua origem etimológica, o que justifica o emprego do Ch no lugar do X.
Fechamento
Para fazer o fechamento desta aula, proponha que os estudantes revejam a lista de palavras do bingo e as listem em duas colunas, uma com as palavras escritas com X ou com Ch com as quais já estão familiarizados e outra com as palavras da lista que não conheciam ou que precisaram do dicionário para escrever corretamente. Solicite que enviem essa lista a você e, de acordo com o material recebido, elabore uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os alunos a acessarem os materiais do jogo e a se conectarem via WhatsApp e através da plataforma escolhida para a aula online (se for o caso).