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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso do Ch e do X na escrita de Cecília Meireles

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre uso do CH e do X

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é encontrar e analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que podem ser realizados por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais necessários: Amplie em cartolina, escreva previamente no quadro ou projete a biografia da autora Cecília Meireles (Disponível em: https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/) Acesso em 21 de julho de 2018. Retroprojetor, caixa de som, computador, dicionários, cadernos e lápis para registro das descobertas.

Dificuldades antecipadas: Perceberem com autonomia as regularidades e irregularidades na escrita das palavras nessa atividade inicial; Buscar as palavras no dicionário; Não estar familiarizado com o gênero poema sugerido para iniciar a conversa sobre o tema.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Conte para a turma que conhecerão mais sobre a autora Cecília Meireles e farão a leitura de trechos de poemas escritos por ela “A chácara do Chico Bolacha” e “Pescaria”, atentando-se ao fonema /š/ (som chê) que pode ser realizado por grafemas diferentes (Ch) ou (X).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações:

  • Apresente uma breve biografia de Cecília Meireles.
  • Se quiser ampliar o universo literário das crianças, comente sobre o livro de onde os poemas foram retirados (Disponível em: MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Global; 2012).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos.
  • Leia em voz alta os fragmentos e faça a interpretação oral dos mesmos com a turma.
  • Destaque que os trechos são de poemas distintos de Cecília Meireles, “A chácara do Chico Bolacha” e “Pescaria”.
  • Questione-os sobre quais trechos pertencem ao poema “A chácara do Chico Bolacha” e que aspectos do texto os fizeram deduzir isto.
  • Releia os trechos ou peça que os alunos o façam, dando uma entonação diferente ao ler as palavras que apresentam o fonema /š/ (som Chê) que pode ser realizado por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais complementares: Você pode encontrar o poema “A chácara do Chico Bolacha” escrito na íntegra aqui. Acesso em 30 de agosto de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pode ser que os alunos não conheçam algumas palavras do texto como “charco” ou “coxo”, apresente a eles seu significado disponível no dicionário, aproveitando para explicar a importância desse material para se apropriar do significado de palavras desconhecidas e a forma como são escritas.
  • O foco de observação deve estar voltado ao fonema /š/ (som chê) que aparece no uso do dígrafo Ch e da letra X, por isso você pode propor aos alunos uma comparação fonética entre as duas palavras.
  • Explique aos alunos que a palavra Coxo tem sua origem na palavra em latim coxus, por isso se escreve com X. Já Charco se escreve com o dígrafo Ch, pois tem sua origem na palavra espanhola charco, assim, a escrita de seus derivados também será com Ch, como por exemplo, Encharcado. Ao se tratar de contextos irregulares, como os analisados, é fundamental orientar os alunos quanto ao uso do dicionário. Assim, para que não haja dúvidas sobre como escrever os alunos devem sempre recorrer a ele.

Materiais complementares: Utilize um dicionário físico ou um dicionário online. Nesse caso utilizamos o HOUAISS, Antônio (org.). Pequeno dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Moderna; 2015. Verbetes disponíveis para impressão aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Escute com os alunos a declamação do poema “A chácara do Chico Bolacha” feita pelo ator Paulo Autran.
  • Faça a eles alguns questionamentos possíveis a respeito do texto e de sua escrita:
  • O que mais chamou atenção de vocês durante a leitura do texto?
  • E na escrita de Cecília Meireles o que mais aparece?
  • A autora faz uso excessivo de palavras que se pronunciam com sons parecidos, vamos observar algumas?
  • Escreva no quadro, em cartolina ou projete no retroprojetor as palavras que apresentam o fonema /š/ (som chê) tornando-as mais visíveis à turma.
  • Leve os alunos a refletirem sobre o uso de grafias distintas para a realização de um mesmo fonema, neste caso /š/ (som chê), podendo-se usar o dígrafo Ch ou a letra X. Diga a eles que para escreverem corretamente essas palavras e outras que também apresentam esse fonema, será necessário uma consulta ao dicionário para verificação de suas grafias ou a memorização de suas escritas. Visto que na Língua Portuguesa é comum que mais de um grafema concorra para representar um mesmo fonema.
  • Proponha que recorram ao dicionário para validar essas descobertas, como foi feito conjuntamente na introdução dessa aula.

Materiais complementares: Poema declamado pelo ator Paulo Autran aqui. Acesso em 30 de agosto de 2018.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Registre com os alunos no quadro ou caderno as descobertas sobre as regularidades e irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /š/ (som chê) que podem ser realizados pelos grafemas (CH) ou (X).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é encontrar e analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que podem ser realizados por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais necessários: Amplie em cartolina, escreva previamente no quadro ou projete a biografia da autora Cecília Meireles (Disponível em: https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/) Acesso em 21 de julho de 2018. Retroprojetor, caixa de som, computador, dicionários, cadernos e lápis para registro das descobertas.

Dificuldades antecipadas: Perceberem com autonomia as regularidades e irregularidades na escrita das palavras nessa atividade inicial; Buscar as palavras no dicionário; Não estar familiarizado com o gênero poema sugerido para iniciar a conversa sobre o tema.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Conte para a turma que conhecerão mais sobre a autora Cecília Meireles e farão a leitura de trechos de poemas escritos por ela “A chácara do Chico Bolacha” e “Pescaria”, atentando-se ao fonema /š/ (som chê) que pode ser realizado por grafemas diferentes (Ch) ou (X).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações:

  • Apresente uma breve biografia de Cecília Meireles.
  • Se quiser ampliar o universo literário das crianças, comente sobre o livro de onde os poemas foram retirados (Disponível em: MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. Global; 2012).

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Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos.
  • Leia em voz alta os fragmentos e faça a interpretação oral dos mesmos com a turma.
  • Destaque que os trechos são de poemas distintos de Cecília Meireles, “A chácara do Chico Bolacha” e “Pescaria”.
  • Questione-os sobre quais trechos pertencem ao poema “A chácara do Chico Bolacha” e que aspectos do texto os fizeram deduzir isto.
  • Releia os trechos ou peça que os alunos o façam, dando uma entonação diferente ao ler as palavras que apresentam o fonema /š/ (som Chê) que pode ser realizado por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais complementares: Você pode encontrar o poema “A chácara do Chico Bolacha” escrito na íntegra aqui. Acesso em 30 de agosto de 2018.

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Orientações:

  • Pode ser que os alunos não conheçam algumas palavras do texto como “charco” ou “coxo”, apresente a eles seu significado disponível no dicionário, aproveitando para explicar a importância desse material para se apropriar do significado de palavras desconhecidas e a forma como são escritas.
  • O foco de observação deve estar voltado ao fonema /š/ (som chê) que aparece no uso do dígrafo Ch e da letra X, por isso você pode propor aos alunos uma comparação fonética entre as duas palavras.
  • Explique aos alunos que a palavra Coxo tem sua origem na palavra em latim coxus, por isso se escreve com X. Já Charco se escreve com o dígrafo Ch, pois tem sua origem na palavra espanhola charco, assim, a escrita de seus derivados também será com Ch, como por exemplo, Encharcado. Ao se tratar de contextos irregulares, como os analisados, é fundamental orientar os alunos quanto ao uso do dicionário. Assim, para que não haja dúvidas sobre como escrever os alunos devem sempre recorrer a ele.

Materiais complementares: Utilize um dicionário físico ou um dicionário online. Nesse caso utilizamos o HOUAISS, Antônio (org.). Pequeno dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Moderna; 2015. Verbetes disponíveis para impressão aqui.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Escute com os alunos a declamação do poema “A chácara do Chico Bolacha” feita pelo ator Paulo Autran.
  • Faça a eles alguns questionamentos possíveis a respeito do texto e de sua escrita:
  • O que mais chamou atenção de vocês durante a leitura do texto?
  • E na escrita de Cecília Meireles o que mais aparece?
  • A autora faz uso excessivo de palavras que se pronunciam com sons parecidos, vamos observar algumas?
  • Escreva no quadro, em cartolina ou projete no retroprojetor as palavras que apresentam o fonema /š/ (som chê) tornando-as mais visíveis à turma.
  • Leve os alunos a refletirem sobre o uso de grafias distintas para a realização de um mesmo fonema, neste caso /š/ (som chê), podendo-se usar o dígrafo Ch ou a letra X. Diga a eles que para escreverem corretamente essas palavras e outras que também apresentam esse fonema, será necessário uma consulta ao dicionário para verificação de suas grafias ou a memorização de suas escritas. Visto que na Língua Portuguesa é comum que mais de um grafema concorra para representar um mesmo fonema.
  • Proponha que recorram ao dicionário para validar essas descobertas, como foi feito conjuntamente na introdução dessa aula.

Materiais complementares: Poema declamado pelo ator Paulo Autran aqui. Acesso em 30 de agosto de 2018.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Registre com os alunos no quadro ou caderno as descobertas sobre as regularidades e irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /š/ (som chê) que podem ser realizados pelos grafemas (CH) ou (X).

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