Plano de Aula

Plano de aula: Uso do Ch e do X na escrita de Cecília Meireles

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Representação do fonema /š / (som Chê)

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é encontrar e analisar as regularidades e irregularidades que compõe a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que podem ser realizados por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais necessários: Amplie em cartolina, escreva previamente no quadro ou projete a biografia da autora Cecília Meireles (Disponível em: https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/) Acesso em 21 de julho de 2018. Retroprojetor, caixa de som, computador, dicionários, cadernos e lápis para registro das descobertas.

Dificuldades antecipadas: Perceberem com autonomia as regularidades e irregularidades na escrita das palavras nessa atividade inicial; Buscar as palavras no dicionário; Não estar familiarizado com o gênero poema sugerido para iniciar a conversa sobre o tema.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Conte para a turma que conhecerão mais sobre a autora Cecília Meireles e farão a leitura de trechos de poemas escritos por ela “A chácara do Chico Bolacha” e “Pescaria”, atentando-se ao fonema /š/ (som chê) que pode ser realizado por grafemas diferentes (Ch) ou (X).

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS