13681
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre gênero literário carta ao leitor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero

Finalidade da aula: Analisar a forma de composição do gênero carta de leitor.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Carta de leitor

Objeto(s) do conhecimento:Forma de composição do texto

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP16

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com uma carta pessoal, porém a Carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não,  publicada.

Dificuldades antecipadas: Não querer dar as suas opiniões, com medo do que os colegas poderão pensar, ou mesmo medo de errar. Identificar a função social da reportagem. Identificar a estrutura de uma carta de leitor.

Referências sobre o assunto:  http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf


Código: LPO3_06SQA04

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas