13617
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Os pequenos vão levantar hipóteses sobre as características de espaços na vizinhança para que fossem adequados para brincar neles

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fabiana Bechara da Fonseca

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Descobrindo lugares de brincar na região da escola (link)

Explorando um lugar de brincar (link)

Entrevista sobre lugares de brincar no passado (link)

Melhorias no lugar de brincar da região (link)

Planejando ações para o local de brincar (link)

Para a introdução desta atividade, sugere-se que seja iniciada após um momento de brincadeira do grupo ao ar livre. Atente-se para o fato de que as crianças podem encontrar dificuldades para listar os lugares de brincar da região. Desta forma, tenha em mãos materiais como reportagens, imagens, guias turísticos da região, que possam ser utilizados como referência para o grupo.

Materiais:

Quadro, cartaz, caneta hidrocor ou giz para registrar a lista de lugares. É necessário que o local de registro seja grande e esteja fixado de forma que todos tenham alcance visual.

Espaços:

Sugere-se que a atividade seja realizada em sala, considerando que o espaço acolhe bem a dinâmica necessária. No entanto, o professor pode optar por realizá-la ao ar livre, desde que assegure que os materiais necessários estejam disponíveis e as condições para a participação de todos sejam garantidas.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

As crianças se envolveram ao serem indagadas sobre os espaços de brincar nos arredores da escolas? Sentiram-se convidadas a pensar sobre isso?

As crianças trouxeram experiências e vivências pessoais, ou de familiares, ao citarem os lugares de brincar? Fazem referências aos diferentes lugares onde é possível brincar na região?

O grupo demonstra interesse e respeito às contribuições de todos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Busque facilitar a participação das crianças na elaboração da lista, traçando alternativas para que todas se sintam acolhidas na proposta da atividade. É fundamental que o local de registro da lista esteja fixado em posição que todas tenham acesso visual.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Diga para as crianças sentarem em roda com você. Aproveitando que elas vieram de uma situação de brincadeira, convide-as a pensar em lugares que brincam fora da escola. Conduza a conversa de modo a promover uma troca de ideias sobre lugares de brincar nos arredores da escola, pois este é o foco da investigação. Caso o grupo tenha dificuldades para identificar estes lugares, compartilhe os materiais de referência que separou. Instigue as crianças a pensarem sobre estes lugares, se os conhecem ou não, se são adequados ou se precisariam de alguma mudança para serem melhores. É uma conversa introdutória, portanto, não precisa ser explorada nos detalhes. A ideia é que as crianças sintam-se provocadas a explorar mais esta questão, pois a intenção é iniciar uma investigação social sobre lugares para brincar nos arredores da escola. À medida que as crianças se sentirem envolvidas com a questão e mobilizadas para realizar uma investigação mais profunda, proponha que façam uma lista dos lugares e que, para que não se esqueçam, você escreverá o nome desses lugares em um cartaz ou quadro. .

Possíveis falas do professor: Quando vocês não estão na escola, onde costumam brincar? Quem mora perto da escola? Tem lugares para brincar aqui por perto? Alguém conhece? Quem mora perto da escola já foi neste(s) lugar(es)? É importante ter lugares para brincar perto da nossa casa e da escola? Vocês já brincaram lá? Ah! Ele não é um parque, mas dá para brincar? Brincar de quê? Onde as crianças brincam na cidade? Caso sinta que o grupo ainda necessite de apoio para a ampliação de participação da proposta, busque fazer referências de brincadeiras familiares às crianças: Vocês sabem de algum lugar aqui perto em que podemos jogar bola? E um lugar que dê para fazer amarelinha no chão?

Trouxe aqui algumas imagens, reportagens e guias que apresentam alguns lugares de brincar que ficam na região da escola. Vamos ver se vocês conhecem…


2

Registre as contribuições do grupo em forma de lista, de maneira que todos possam visualizá-las. Escreva em um quadro ou cartaz fixado na parede em altura que as crianças consigam ver com tranquilidade, ao invés de dispô-lo no chão, por exemplo. Assim, você evita que as crianças leiam a escrita de forma invertida.

Aproveite a contribuição de todos, incentivando a relatarem experiências de brincadeiras nestes locais. Algumas crianças podem iniciar conversas e trocas de experiências em pequenos grupos, com os colegas que estão próximos. Evite limitar as interações, mas convide-as a compartilhar com todo o grupo o que estão discutindo. Observe que elas podem trazer lugares estruturados, como praças ou parques, mas instigue-as a pensarem também em locais que podem se transformar em lugares de brincar, como ruas, campos e terrenos. Instigue o grupo a explorar os materiais de referência, buscando ampliar a lista em construção e auxiliando as crianças na leitura, se necessário.

Preveja que as crianças podem lembrar de um local que, num primeiro momento, parece inusitado, como por exemplo: a rua da vovó. Nesse caso, é importante que trace um diálogo a fim de ajudá-las na elaboração do pensamento: A rua da sua vovó é aqui perto? De que vocês brincam lá?. Envolva o grupo nesses relatos: alguém já brincou na rua da vovó dele ou em outra rua aqui perto? Suas intervenções devem acolher as ideias das crianças e ajudar a focar gradativamente a investigação para lugares de brincar nos arredores da escola.


3

Leia a lista elaborada com o grupo. Ao ler as palavras, passe o dedo, para que as crianças acompanhem a dinâmica de leitura. Utilize esta oportunidade para considerar mais relatos sobre os lugares listados e/ou inserir outros lugares que as crianças, porventura, sentirem necessidade de registar na lista.


Para finalizar:

Diga para as crianças que a lista ficará fixada em sala. Pontue que, se com o passar dos dias elas encontrarem outros lugares de brincar próximos à escola, elas poderão adicioná-los à lista. Convide o grupo para se organizar com o intuito de vivenciar a próxima atividade do dia.

Desdobramentos

Com esta proposta, as crianças se envolveram em uma investigação sobre como são os lugares de brincar nos arredores da escola, possibilitando que elas reflitam sobre o direito de brincar e de ter espaços para tal. Assim, elas podem ser convidadas a realizarem pesquisas sobre os diferentes locais de brincar na região, expondo suas descobertas no mural da escola. Podem, também, elaborar guias sobre os locais listados trabalhando em pequenos grupos. Além disso, podem visitar estes espaços e propor transformações neles.

Engajando as famílias

Investigações como esta são excelentes oportunidades de engajar as famílias para que participem de diferentes formas. Vocês podem escrever um bilhete para colar na agenda contando sobre a investigação e propondo que as famílias participem de alguma forma. Pode ser ampliando a lista com lugares que não tenham sido incluídos pelo grupo, levando as crianças para brincar em algum desses lugares ou mesmo para compreenderem as condições em que se encontram, caso não estejam em condições de uso.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 02

Explorando um lugar de brincar

ATIVIDADE 03

Entrevista sobre lugares de brincar no passado

ATIVIDADE 04

Melhorias no lugar de brincar da região

ATIVIDADE 05

Planejando ações para o local de brincar

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Criação de um jogo de percurso

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo Volençol

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com adereços

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincar com tecidos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de cuidar dos cabelos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Experimentações com tintas e pigmentos naturais

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançar com materiais flexíveis

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Escolhendo profissões para conhecer melhor

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET06 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Entrevistando as famílias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A festa do Boi em diferentes representações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Familiares contam suas histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossas Comidas Favoritas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Histórias das famílias das crianças

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Invenções e Inventores

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias na escola: escolhas para brincar

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos com areia e cola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para se orientar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos e narrativas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com latas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com o vento

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhando folhas sob o efeito da luz

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o momento do sono

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Toda família tem história

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de observação da natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre as imagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrever nomes para o jogo da memória

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Iniciando coleções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Quanto tempo o tempo tem?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Marcas do tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A escrita nas brincadeiras de faz de conta

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo quadrinhos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando com personagens da histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo nosso Boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A festa do Boi em diferentes representações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de perspectiva

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossas Comidas Favoritas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como chegamos ao álbum digital?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Aprimorando o desenho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como o tempo pode ser medido?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pesquisando sobre as sombras

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Boi com outras turmas da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Acampamento na área externa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Concluindo o livro das famílias do grupo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo um roteiro

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando descobertas em vídeo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre animais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Partilha de olhares fotográficos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrita de um álbum de dicas para crianças menores

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Recontar um conto

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando uma apresentação de dança

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Filmando descobertas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Publicação de um vídeo das descobertas da turma

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Organizando o catálogo de animais brasileiros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO03 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Criação de um jogo de percurso

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogo Volençol

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Experimentações com tintas e pigmentos naturais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo profissões para conhecer melhor

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para Brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler sobre o tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Queimada Abelha-rainha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para fazer experiências

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Melhorias no lugar de brincar da região

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Esculturas de Insetos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pega-pega nunca três

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando ações para o local de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o momento do sono

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Intervenções no tanque de areia

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apreciando fotografias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Criando brincadeiras com materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Familiares contam suas histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Peça teatral: Descrevendo personagens e cenários

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Mudando as regras do jogo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Concluindo o livro das famílias do grupo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Aprender um jogo novo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Refletindo sobre os alimentos de pouca aceitação

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias na escola: escolhas para brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrever uma indicação da nossa história favorita

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias na escola: atividades na área externa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias na escola: conhecendo os espaços

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Passe a dança

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando a construção de um jogo de tabuleiro

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Publicação de um vídeo das descobertas da turma

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Organizando o catálogo de animais brasileiros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Um novo final para uma história

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Rima ou Combina? Uma brincadeira com as palavras

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Identificando palavras que rimam

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann