Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo lugares de brincar na região da escola
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo o bairro
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Descobrindo lugares de brincar na região da escola (link)
Explorando um lugar de brincar (link)
Entrevista sobre lugares de brincar no passado (link)
Melhorias no lugar de brincar da região (link)
Planejando ações para o local de brincar (link)
Para a introdução desta atividade, sugere-se que seja iniciada após um momento de brincadeira do grupo ao ar livre. Atente-se para o fato de que as crianças podem encontrar dificuldades para listar os lugares de brincar da região. Desta forma, tenha em mãos materiais como reportagens, imagens, guias turísticos da região, que possam ser utilizados como referência para o grupo.
Materiais:
Quadro, cartaz, caneta hidrocor ou giz para registrar a lista de lugares. É necessário que o local de registro seja grande e esteja fixado de forma que todos tenham alcance visual.
Espaços:
Sugere-se que a atividade seja realizada em sala, considerando que o espaço acolhe bem a dinâmica necessária. No entanto, o professor pode optar por realizá-la ao ar livre, desde que assegure que os materiais necessários estejam disponíveis e as condições para a participação de todos sejam garantidas.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora.
Perguntas para guiar suas observações:
As crianças se envolveram ao serem indagadas sobre os espaços de brincar nos arredores da escolas? Sentiram-se convidadas a pensar sobre isso?
As crianças trouxeram experiências e vivências pessoais, ou de familiares, ao citarem os lugares de brincar? Fazem referências aos diferentes lugares onde é possível brincar na região?
O grupo demonstra interesse e respeito às contribuições de todos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Busque facilitar a participação das crianças na elaboração da lista, traçando alternativas para que todas se sintam acolhidas na proposta da atividade. É fundamental que o local de registro da lista esteja fixado em posição que todas tenham acesso visual.
O que fazer durante?
1
Diga para as crianças sentarem em roda com você. Aproveitando que elas vieram de uma situação de brincadeira, convide-as a pensar em lugares que brincam fora da escola. Conduza a conversa de modo a promover uma troca de ideias sobre lugares de brincar nos arredores da escola, pois este é o foco da investigação. Caso o grupo tenha dificuldades para identificar estes lugares, compartilhe os materiais de referência que separou. Instigue as crianças a pensarem sobre estes lugares, se os conhecem ou não, se são adequados ou se precisariam de alguma mudança para serem melhores. É uma conversa introdutória, portanto, não precisa ser explorada nos detalhes. A ideia é que as crianças sintam-se provocadas a explorar mais esta questão, pois a intenção é iniciar uma investigação social sobre lugares para brincar nos arredores da escola. À medida que as crianças se sentirem envolvidas com a questão e mobilizadas para realizar uma investigação mais profunda, proponha que façam uma lista dos lugares e que, para que não se esqueçam, você escreverá o nome desses lugares em um cartaz ou quadro. .
Possíveis falas do professor: Quando vocês não estão na escola, onde costumam brincar? Quem mora perto da escola? Tem lugares para brincar aqui por perto? Alguém conhece? Quem mora perto da escola já foi neste(s) lugar(es)? É importante ter lugares para brincar perto da nossa casa e da escola? Vocês já brincaram lá? Ah! Ele não é um parque, mas dá para brincar? Brincar de quê? Onde as crianças brincam na cidade? Caso sinta que o grupo ainda necessite de apoio para a ampliação de participação da proposta, busque fazer referências de brincadeiras familiares às crianças: Vocês sabem de algum lugar aqui perto em que podemos jogar bola? E um lugar que dê para fazer amarelinha no chão?
Trouxe aqui algumas imagens, reportagens e guias que apresentam alguns lugares de brincar que ficam na região da escola. Vamos ver se vocês conhecem…
2
Registre as contribuições do grupo em forma de lista, de maneira que todos possam visualizá-las. Escreva em um quadro ou cartaz fixado na parede em altura que as crianças consigam ver com tranquilidade, ao invés de dispô-lo no chão, por exemplo. Assim, você evita que as crianças leiam a escrita de forma invertida.
Aproveite a contribuição de todos, incentivando a relatarem experiências de brincadeiras nestes locais. Algumas crianças podem iniciar conversas e trocas de experiências em pequenos grupos, com os colegas que estão próximos. Evite limitar as interações, mas convide-as a compartilhar com todo o grupo o que estão discutindo. Observe que elas podem trazer lugares estruturados, como praças ou parques, mas instigue-as a pensarem também em locais que podem se transformar em lugares de brincar, como ruas, campos e terrenos. Instigue o grupo a explorar os materiais de referência, buscando ampliar a lista em construção e auxiliando as crianças na leitura, se necessário.
Preveja que as crianças podem lembrar de um local que, num primeiro momento, parece inusitado, como por exemplo: a rua da vovó. Nesse caso, é importante que trace um diálogo a fim de ajudá-las na elaboração do pensamento: A rua da sua vovó é aqui perto? De que vocês brincam lá?. Envolva o grupo nesses relatos: alguém já brincou na rua da vovó dele ou em outra rua aqui perto? Suas intervenções devem acolher as ideias das crianças e ajudar a focar gradativamente a investigação para lugares de brincar nos arredores da escola.
3
Leia a lista elaborada com o grupo. Ao ler as palavras, passe o dedo, para que as crianças acompanhem a dinâmica de leitura. Utilize esta oportunidade para considerar mais relatos sobre os lugares listados e/ou inserir outros lugares que as crianças, porventura, sentirem necessidade de registar na lista.
Para finalizar:
Diga para as crianças que a lista ficará fixada em sala. Pontue que, se com o passar dos dias elas encontrarem outros lugares de brincar próximos à escola, elas poderão adicioná-los à lista. Convide o grupo para se organizar com o intuito de vivenciar a próxima atividade do dia.
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