14253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Planejando ações para o local de brincar

Com base em ideias elaboradas em uma atividade anterior, as crianças irão detalhar ações possíveis para melhorar um espaço de brincar.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fabiana Bechara da Fonseca

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Descobrindo lugares de brincar na região da escola (link)

Explorando um lugar de brincar (link)

Entrevista sobre lugares de brincar no passado (link)

Melhorias no lugar de brincar da região (link)

Planejando ações para o local de brincar (link)

Para esta atividade, resgate a tabela de melhorias sugeridas pelas crianças para os problemas encontrados no local de brincar e preveja que irá ampliá-la inserindo novas colunas, para transformá-la em um plano de ação. Para acessar um exemplo do plano sugerido, clique aqui.

Materiais:

Além da melhorias para o local de brincar, é interessante que estejam disponíveis materiais de referência como fôlderes de campanhas, reportagens sobre ações e intervenções locais, panfletos de convocações, convites para ações e eventos colaborativos, sites de campanhas e intervenções realizadas. Para enriquecer a atividade e ampliar o acesso a referências e exemplos, bem como ampliar as possibilidades de intervenção, sugere-se que seja disponibilizado um computador com acesso à internet. Tabela em tamanho grande para registro do plano de ação.

Espaços:Para favorecer a reflexão do grupo e o trabalho colaborativo a sala é o espaço mais adequado para a realização da atividade. Porém, ela pode ser também realizada em um ambiente especialmente preparado para inspiração e reflexão do grupo, organizado com a exposição dos materiais de referência, por exemplo. Sugere-se que sejam organizados os materiais disponíveis em ilhas e que o quadro ou o flip-chart esteja localizado onde o grande grupo possa se reunir.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como as crianças exploraram os materiais? Como se deu a interação com os materiais disponibilizados e entre os pares?

2. Ao buscarem ações para a realização das melhorias, as crianças recorreram a que tipo de referência?

3. Ao listar as ações as crianças envolveram a comunidade? Conseguiram se reconhecer como agentes dessas ações?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

O que fazer durante?

ilustracao

1Reúna as crianças e relembre-as sobre a tabela de melhorias que foi elaborada para o local de brincar. Conte à turma que o objetivo hoje é detalhar as soluções que os pequenos grupos listaram e registraram na tabela. Comente que para fazer isso, elas irão, em pequenos grupos, imaginar ações que podem ser feitas para que a melhoria aconteça. Diga ainda que depois, na grande roda (grande grupo), elas irão partilhar as ideias e registrá-las na tabela, com a sua ajuda, que irá ganhar mais informações. Retome a tabela de melhorias exemplificando o que irão fazer hoje.
Possíveis falas do professor:Pessoal, vocês se lembram de que fizemos uma tabela de melhorias para o local de brincar da região da escola? Hoje iremos complementar essa tabela, pensando como vocês acham que podemos fazer para que cada melhoria aconteça. Vamos ver aqui em nossa tabela. Vocês disseram que era um problema não ter sombra no local de brincar. E então vocês disseram que para resolver isso era necessário plantar árvores, vejam que escrevi isso aqui na segunda coluna da tabela. Agora, aqui nessas novas colunas, iremos colocar como pensamos em plantar essas árvores. Para isso, precisamos discutir isso em grupo. Como podemos conseguir plantas? Quem pode nos ensinar a plantar?

2

Acorde com as crianças a organização de pequenos grupos, a fim de que comecem a refletir sobre quais ações podem ser propostas para que cada melhoria seja realizada. Combine que irá distribuir para as equipes as melhorias para que possam pensar em como cada uma delas pode acontecer. Diga às crianças que podem consultar com liberdade o material disposto para apoiar as ideias delas e sinalize que você estará circulando pelos grupos para auxiliá-los no que for necessário, seja realizando a leitura de algum material, esclarecendo alguma dúvida ou ainda mediando as discussões. Observe que as crianças poderão se organizar de formas variadas, estimule as interações com os diferentes materiais disponíveis, assim como entre os grupos.Atente-se ao tempo de formação das equipes, e, ao observar que estão finalizando as discussões, sinalize para crianças que em cinco minutos todos retornarão à roda para partilhar as ideias.

Possíveis falas do professor: Ao perceber o interesse de um grupo por algum material específico, você poderá potencializar esta interação fazendo observações como: Vocês perceberam que neste folder sobre esta praça temos muitos bancos coloridos? Isso tem alguma relação com a melhoria que o grupo de vocês precisa pensar? Observem que aqui está escrito… Ou ainda ao acompanhar um debate entre as crianças de um grupo, você pode sugerir a utilização de algum material: Interessante essa discussão de vocês, o que acham de fazerem uma busca na internet sobre esse assunto? Talvez possa ajudar.


3

. Ao fim das discussões, convoque as crianças para partilhar as ideias debatidas na grande roda. Acolha todas as sugestões trazidas, refletindo com elas as razões da escolha de cada ação. Peça que elas descrevam como a ação poderá ser realizada e de que forma ela irá deixar o local de brincar melhor para a comunidade.Após todos os grupos terem exposto as soluções, diga às crianças que agora que já pensaram nas ações é hora de complementar a tabela e que, para isso, você irá registrar as sugestões trazidas, na coluna 3, que tem o título “Como solucionar”, pois é o espaço para colocar o detalhamento da melhoria.


4

Leia com as crianças enquanto escreve as soluções para a realização de cada uma das melhorias listadas e questione-as sobre os envolvidos em cada uma dessas ações, concluindo assim o preenchimento da tabela. Ao encerrar o preenchimento, faça a leitura de cada ação, seguida de seu detalhamento, e observe se o grupo aprova todas as indicações ou se há mais sugestões.

Possíveis falas do professor: Pessoal, vou ler nosso plano de ação. Acho que ficou muito bom! Olhem, vou começar lendo a primeira coluna que destaca o problema que encontramos. Suponha que o problema é falta de suportes com saquinhos para coleta de dejetos de pets. Aqui na segunda coluna, como resposta a esse problema vocês pensaram que podem convidar um pet shop para instalar os suportes, e na coluna 3, acham que podem escrever cartas e fazerem visitas em alguns pet shops do bairro. Todos concordam com essas ideias? Há alguma outra que queiram acrescentar?


Para finalizar:

Diga às crianças que elas poderão implementar as ações do plano em outro momento, envolvendo toda a comunidade. Destaque a importância da participação delas na melhoria da região e dê continuidade à rotina diária do grupo.

Desdobramentos

A realização do plano de ação desenhado pelo grupo é um rica fonte de desdobramentos, seja a preparação dos materiais necessários ou a realização das ações contando com o envolvimento da comunidade escolar.

Engajando as famílias

As famílias provavelmente estarão listadas no plano de ação desenhado pelo grupo como envolvidas nas ações, portanto, convide-as para participar da implementação das ações propostas ou da complementação das ações, ampliando as melhorias no local de brincar.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano