13594
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Brincar com tecidos

As crianças vão ampliar as possibilidades do faz-de-conta ao explorar texturas, cores e diferentes características de panos

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maria Geanne Moreira da Silva

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para ampliar o repertório de brincadeiras, você pode selecionar o livro O lenço, de Patrícia Auerbach, e fazer uma leitura com as crianças. As imagens contidas no livro são um grande recurso para potencializar as situações de faz de conta que podem ser utilizadas e adaptadas para as brincadeiras com os tecidos que as crianças irão criar.

Materiais:

Selecione tecidos variados. Sugestões: lençóis, toalhas de banho, toalhas de mesa, lenços, helanca, chita, feltro, camurça e tule.

Sugestões de variações de texturas: liso, rugoso, macio e áspero. Sugestões nas variações de tamanhos: grande (4 metros); médio (2 metros); pequeno (entre 20 e 50 cm). Providencie caixas para guardar os tecidos para usos posteriores, cadeiras e mesas de tamanho acessível às crianças. Cuide para que a quantidade de lenços seja compatível com o tamanho da turma, permitindo que possam brincar em grupos, duplas ou mesmo sozinhos.

Espaços:

Selecione um espaço amplo em área externa. Neste espaço, disponibilize algumas mesas e cadeiras de uso das crianças para servir de apoio para as brincadeiras, caso as crianças necessitem. Providencie um cantinho com fantoches para acolher as crianças que, inicialmente, não tiverem interesse em brincar com tecidos.

Tempo sugerido:

Para esta brincadeira, o tempo necessário será entre 40 minutos e 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais possibilidades de criação as crianças apresentam durante a exploração do tecido?

2. As crianças realizam comparações entre os tecidos? Quais? De que forma expressam isso?

3. Que brincadeiras criadas despertam maior interesse de forma que foram repetidas várias vezes pelas crianças?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive que as crianças interajam entre si e ajude se novos desafios inerentes à brincadeira forem apresentados. Caso alguma criança demonstre desinteresse, converse com ela e convide-a para brincar com o grupo.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Em espaço interno, converse com as crianças no grande grupo sobre a proposta da brincadeira. Conte que existe um espaço preparado para elas brincarem com tecidos e combine um tempo para finalizarem a exploração. Mostre os tecidos que você organizou para a brincadeira e incentive que elas manuseiem e expressem como percebem este material. Pergunte se são diferentes, que cores possuem, se são ásperos ou macios, quais são as diferenças de tamanho etc.


2

Após terem esgotado as possibilidades de exploração dos tecidos, convide as crianças para ajudarem a transportá-los para o espaço externo e organizá-los juntos onde brincarão com os materiais. Compartilhe a ideia de se organizarem em pequenos grupos para brincar com os tecidos. Aproveite para observar as interações entre as crianças, os diálogos construídos entre elas e quais hipóteses levantam sobre o uso do tecido para brincar.


3

A partir das iniciativas apresentadas pelas crianças, em alguns momentos você pode incentivar a brincadeira dos pequenos grupos. Observe como elas interagem com os colegas, quais enredos elaboram e como manipulam o tecido. Repare se elas compartilham o tecido com os colegas e fazem uso do espaço com autonomia e quais novos significados atribuem ao material. Faça registros, que podem ser fotográficos, breves anotações ou vídeos, para planejar novas situações que ampliem o repertório das crianças e documentar suas descobertas.

Possíveis ações das crianças: Elas estão querendo montar uma cabana com um tecido, mas não estão conseguindo amarrar as pontas do tecido nas cadeiras.

Possíveis falas do professor:Vocês precisam de ajuda? O que pensaram em fazer? Como querem amarrar? Como podemos fazer para amarrar? O tecido não cabe aqui porque é muito grande ou muito pequeno? Como podemos fazer para cobrir toda essa área?


Para finalizar:

Observe o ritmo da brincadeira e, quando faltar cerca de 5 minutos para finalizar o tempo, diga para as crianças que o tempo está acabando. Convide-as para iniciar a organização do ambiente. Combine com elas sobre como poderão dobrar os tecidos e como ficarão guardados. Escolha um local na sala de atividades para que as caixas com os tecidos fiquem dispostas de forma que possam ser utilizadas posteriormente, de acordo com os interesses das crianças.

Desdobramentos

Proponha essa brincadeira mais vezes, ampliando o repertório dos tecidos, com cores, tamanhos e formatos diferentes dos que já estão habituados a usar. Repense com as crianças variações de espaços, grupos equais objetospodem ser inseridos para brincarde forma que tragam novos desafios. Compartilhe com elas, no grande grupo,a proposta de elaborarem juntos um convite para outras turmas participarem da brincadeira. Você deve ser o escriba do conteúdo do convite construído em grupo e convidá-las a assinar. Dialogue com as crianças para escolherem um local na escola para fixar o convite e também fazer o convite oral, passando pelas salas da instituição.

Engajando as famílias

Exponha os registros fotográficos das brincadeiras em um espaço que possa ser visualizado pelas famílias. Faça uma campanha de arrecadação de tecidos para ampliar a quantidade existente. Se possível, programe um momento de brincadeira com as famílias para que brinquem com as crianças utilizando os materiais que foram usados nesta proposta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano