Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Ferramenta para compartilhamento de mensagens: grupo de Whatsapp, site de criação de fórum (disponível aqui) ou Google Classroom (disponível aqui);
- Google Docs (disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência: Hangout (disponível aqui) ou Zoom.
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos o seguinte texto:
“Projeto de espaço de lazer prevê retirada da cobertura vegetal na orla da praia
Projeto prevê a retirada de 5 km da vegetação para construção de um ambiente para que a população possa aproveitar melhor o espaço na orla. A comunidade foi convocada para uma conferência de consenso. Nela, haverá a participação de especialistas para esclarecer os prós e contras da retirada da restinga.”
Levante a questão disparadora para os alunos:
- Qual o papel da cobertura vegetal para o meio ambiente?
Para esse momento da aula, é possível utilizar ferramentas como videoconferência, chat ou fórum.
Mão na massa
Divida a turma em duplas e diga que elas devem pesquisar, em livros ou sites confiáveis, sobre a importância da manutenção da cobertura vegetal para o meio ambiente, para responder à questão disparadora da aula. Colaborativamente, eles devem escrever um texto autoral e explicativo no Google Docs sobre o assunto, e compartilhá-lo com os colegas e com você.
Sistematização
Após todos os alunos lerem os textos uns dos outros, retome a questão disparadora da aula e escreva uma resposta coletiva para ela em um parágrafo.
Convite às famílias
A família pode pesquisar espaços na cidade onde moram em que haja vegetação protegida, e pensar sobre o que podem fazer para manterem esse espaço bem cuidado.