13563
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Cobertura vegetal e o equilíbrio do ambiente

Plano de aula de Ciências com atividades para 5º ano do Fundamental sobre a importância da restinga para o equilíbrio do ambiente

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem sobre o assunto. Questione-os sobre a relação entre a cobertura vegetal e o equilíbrio do ambiente.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia a reportagem com a turma. Explique que trata-se de uma reportagem fictícia. Motive uma breve discussão sobre a importância da participação da comunidade nas tomadas de decisões que os afetam.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em quatro grupos. Leia com a turma o papel de cada grupo. Auxilie os grupos na etapa de preparação para o role play. O objetivo é que todos os estudantes possam conhecer melhor essa vegetação presente, sobretudo, nas praias. O grupo 1 será composto pelos especialistas nesse assunto. Eles deverão explicar aos demais o que é a restinga e qual sua importância. O grupo 2 também deverá se aprofundar sobre o tema para justificar sua proposta. Assim como o grupo 3, para tomar a decisão, e o grupo 4, para fazer a divulgação. Oriente os grupos a realizarem pesquisas quando necessário e a formularem perguntas aos “especialistas”. Isso enriquecerá a atividade.

  • Links que podem auxiliar a pesquisa do grupo 1:

http://www.institutorioitariri.com.br/2016/01/14/importancia-da-restinga/

http://emporiododireito.com.br/leitura/restinga-importancia-ecologia-e-protecao-legal

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V1_Restinga.pdf

  • O grupo 2 pode criar o próprio projeto de lazer.
  • O grupo 4 poderá escolher como preferirá cobrir a conferência: filmando, fazendo anotações, tirando fotos, entrevistando especialistas e a comunidade. Na etapa seguinte, este grupo deverá preparar uma divulgação de sua cobertura.

Conduza o role play. Estabeleça a ordem e o tempo de fala de cada especialista, assim como o momento em que a comunidade pode fazer suas perguntas. Para finalizar, motive o grupo 3 a discutir os argumentos apresentados e a chegar a um consenso.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente o grupo 4 a apresentar sua cobertura sobre a conferência de consenso. Após a apresentação promova uma breve discussão:

  • Qual a decisão tomada pela comunidade?
  • O que fez com a comunidade tomasse essa decisão?
  • Qual o papel da restinga para o meio ambiente?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula retomando os principais pontos relacionados ao papel da restinga para o meio ambiente. Para saber mais acesse:

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V1_Restinga.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem sobre o assunto. Questione-os sobre a relação entre a cobertura vegetal e o equilíbrio do ambiente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia a reportagem com a turma. Explique que trata-se de uma reportagem fictícia. Motive uma breve discussão sobre a importância da participação da comunidade nas tomadas de decisões que os afetam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em quatro grupos. Leia com a turma o papel de cada grupo. Auxilie os grupos na etapa de preparação para o role play. O objetivo é que todos os estudantes possam conhecer melhor essa vegetação presente, sobretudo, nas praias. O grupo 1 será composto pelos especialistas nesse assunto. Eles deverão explicar aos demais o que é a restinga e qual sua importância. O grupo 2 também deverá se aprofundar sobre o tema para justificar sua proposta. Assim como o grupo 3, para tomar a decisão, e o grupo 4, para fazer a divulgação. Oriente os grupos a realizarem pesquisas quando necessário e a formularem perguntas aos “especialistas”. Isso enriquecerá a atividade.

  • Links que podem auxiliar a pesquisa do grupo 1:

http://www.institutorioitariri.com.br/2016/01/14/importancia-da-restinga/

http://emporiododireito.com.br/leitura/restinga-importancia-ecologia-e-protecao-legal

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V1_Restinga.pdf

  • O grupo 2 pode criar o próprio projeto de lazer.
  • O grupo 4 poderá escolher como preferirá cobrir a conferência: filmando, fazendo anotações, tirando fotos, entrevistando especialistas e a comunidade. Na etapa seguinte, este grupo deverá preparar uma divulgação de sua cobertura.

Conduza o role play. Estabeleça a ordem e o tempo de fala de cada especialista, assim como o momento em que a comunidade pode fazer suas perguntas. Para finalizar, motive o grupo 3 a discutir os argumentos apresentados e a chegar a um consenso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Oriente o grupo 4 a apresentar sua cobertura sobre a conferência de consenso. Após a apresentação promova uma breve discussão:

  • Qual a decisão tomada pela comunidade?
  • O que fez com a comunidade tomasse essa decisão?
  • Qual o papel da restinga para o meio ambiente?

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula retomando os principais pontos relacionados ao papel da restinga para o meio ambiente. Para saber mais acesse:

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V1_Restinga.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano