Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes entendem sobre o assunto. Questione-os sobre a relação entre a cobertura vegetal e o equilíbrio do ambiente.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Leia a reportagem com a turma. Explique que trata-se de uma reportagem fictícia. Motive uma breve discussão sobre a importância da participação da comunidade nas tomadas de decisões que os afetam.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora com a turma.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize a turma em quatro grupos. Leia com a turma o papel de cada grupo. Auxilie os grupos na etapa de preparação para o role play. O objetivo é que todos os estudantes possam conhecer melhor essa vegetação presente, sobretudo, nas praias. O grupo 1 será composto pelos especialistas nesse assunto. Eles deverão explicar aos demais o que é a restinga e qual sua importância. O grupo 2 também deverá se aprofundar sobre o tema para justificar sua proposta. Assim como o grupo 3, para tomar a decisão, e o grupo 4, para fazer a divulgação. Oriente os grupos a realizarem pesquisas quando necessário e a formularem perguntas aos “especialistas”. Isso enriquecerá a atividade.
- Links que podem auxiliar a pesquisa do grupo 1:
http://www.institutorioitariri.com.br/2016/01/14/importancia-da-restinga/
http://emporiododireito.com.br/leitura/restinga-importancia-ecologia-e-protecao-legal
http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V1_Restinga.pdf
- O grupo 2 pode criar o próprio projeto de lazer.
- O grupo 4 poderá escolher como preferirá cobrir a conferência: filmando, fazendo anotações, tirando fotos, entrevistando especialistas e a comunidade. Na etapa seguinte, este grupo deverá preparar uma divulgação de sua cobertura.
Conduza o role play. Estabeleça a ordem e o tempo de fala de cada especialista, assim como o momento em que a comunidade pode fazer suas perguntas. Para finalizar, motive o grupo 3 a discutir os argumentos apresentados e a chegar a um consenso.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Oriente o grupo 4 a apresentar sua cobertura sobre a conferência de consenso. Após a apresentação promova uma breve discussão:
- Qual a decisão tomada pela comunidade?
- O que fez com a comunidade tomasse essa decisão?
- Qual o papel da restinga para o meio ambiente?
Sistematização
Orientações: Finalize a aula retomando os principais pontos relacionados ao papel da restinga para o meio ambiente. Para saber mais acesse:
http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V1_Restinga.pdf