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Plano de aula - Permeabilidade do Solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre permeabilidade de diferentes amostras de solo do entorno da escola

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

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Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

As crianças testarão a permeabilidade dos solos do entorno da escola através de um experimento. O ideal é já ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola).

Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente. Quando a água passa muito rapidamente pelo solo, ele consegue reter pouca água e sua umidade será baixa. Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar. Lembrando que como tudo em excesso também é prejudicial, aqueles que solos em que a água passa muito lentamente também não são os mais adequados para o plantio. Outros fatores também são importantes para definir a fertilidade do solo e não apenas a permeabilidade.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, garrafas pets cortadas ao meio, gaze, água para o experimento.

Para saber mais sobre a permeabilidade do solo e sobre o experimento:

https://www.youtube.com/watch?v=ZxD30ayc5EE

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles investigarão a permeabilidade das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que as crianças observem a imagem. Explique o significado da palavra permeável, chegando ao conceito de permeabilidade. Leia, então, o texto do slide e pergunte às crianças por que é importante que um solo seja permeável. Ouça as hipóteses sem julgá-las certas ou erradas pois, ao final, elas servirão para que as crianças repensem suas ideias e cheguem às suas conclusões.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Ouça as hipóteses das crianças e não se preocupe, nesse momento, em responder seus questionamentos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações: Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada grupo três garrafas pets cortadas ao meio (leve para a sala de aula as garrafas já cortada para que os alunos não precisem manusear tesoura), um pouco de cada uma das três amostras de solo recolhidas no entorno da escola, três gazes e água suficiente para o experimento.

Oriente que as crianças preparem o experimento colocando a metade de cima das garrafas pets emborcadas na parte de baixo. Peça que em cada uma das garrafas as crianças coloquem o gaze para cobrir o gargalo e depois uma das amostras de solo. Para iniciar o experimento, peça que as crianças coloquem nas três garrafas a mesma quantidade de água e observem atentamente o que vai acontecer.

Estimule o pensamento das crianças sobre o experimento fazendo perguntas como:

Aconteceu a mesma coisa nos três solos?

Em qual deles a água passou mais rápido?

Em qual deles a água demorou mais para passar?

Como é o solo que deixou a água passar rapidamente?

E como é o solo em que a água demorou para passar?

Por que você acha que isso aconteceu?

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Inicie uma discussão para que as crianças coloquem suas ideias sobre a fertilidade dos solos do entorno da escola. Pergunte qual dos solos elas imaginam que seja o mais fértil? Peça que os grupos discutam e depois compartilhem suas hipóteses e conclusões com a turma.

Feito isso, leve a turma para uma caminhada pelo entorno da escola com o objetivo de observar os solos de onde as amostras foram retiradas e verificar as hipóteses levantadas. Peça que os alunos observem em quais solos há vegetais plantados e como eles são (grandes, pequenos, muitos, poucos, saudáveis, secos ou murchos etc).

Volte para a sala de aula e encerre a discussão fazendo com que as crianças analisem as conclusões a que haviam chegado anteriormente e pergunte novamente: Depois de tudo que observamos, qual dos solos parece ser o mais fértil?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e percepções das crianças para concluir que solos muito permeáveis retém pouca umidade e, portanto, geralmente são menos férteis. Leia, então, o texto do slide explicando possíveis termos e conceitos desconhecidos pelas crianças. Peça que os alunos anotem os pontos principais.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

As crianças testarão a permeabilidade dos solos do entorno da escola através de um experimento. O ideal é já ter realizado com a turma as aulas anteriores dessa habilidade, em que os alunos recolhem e analisam as amostras de solo no entorno da escola. Caso não tenha feito isso, recolha três amostras de solo no entorno da escola antes da realização dessa aula (sugestão: amostra de solo da horta ou jardim, amostra de solo do parquinho e amostra de solo do exterior da escola).

Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente. Quando a água passa muito rapidamente pelo solo, ele consegue reter pouca água e sua umidade será baixa. Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar. Lembrando que como tudo em excesso também é prejudicial, aqueles que solos em que a água passa muito lentamente também não são os mais adequados para o plantio. Outros fatores também são importantes para definir a fertilidade do solo e não apenas a permeabilidade.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou cópia dos slides, amostras de solo recolhidas no entorno da escola, garrafas pets cortadas ao meio, gaze, água para o experimento.

Para saber mais sobre a permeabilidade do solo e sobre o experimento:

https://www.youtube.com/watch?v=ZxD30ayc5EE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e diga aos alunos que nela eles investigarão a permeabilidade das amostras de solo recolhidas no entorno da escola. Aqui é o momento somente de apresentar o assunto que será abordado na aula para que as crianças saibam o que irão aprender, sem fazer grandes explanações sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que as crianças observem a imagem. Explique o significado da palavra permeável, chegando ao conceito de permeabilidade. Leia, então, o texto do slide e pergunte às crianças por que é importante que um solo seja permeável. Ouça as hipóteses sem julgá-las certas ou erradas pois, ao final, elas servirão para que as crianças repensem suas ideias e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia, então, a questão disparadora. Ouça as hipóteses das crianças e não se preocupe, nesse momento, em responder seus questionamentos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Não elimine hipóteses ou ideias erradas, no final elas servirão para que as crianças repensem suas teorias e cheguem às suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações: Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada grupo três garrafas pets cortadas ao meio (leve para a sala de aula as garrafas já cortada para que os alunos não precisem manusear tesoura), um pouco de cada uma das três amostras de solo recolhidas no entorno da escola, três gazes e água suficiente para o experimento.

Oriente que as crianças preparem o experimento colocando a metade de cima das garrafas pets emborcadas na parte de baixo. Peça que em cada uma das garrafas as crianças coloquem o gaze para cobrir o gargalo e depois uma das amostras de solo. Para iniciar o experimento, peça que as crianças coloquem nas três garrafas a mesma quantidade de água e observem atentamente o que vai acontecer.

Estimule o pensamento das crianças sobre o experimento fazendo perguntas como:

Aconteceu a mesma coisa nos três solos?

Em qual deles a água passou mais rápido?

Em qual deles a água demorou mais para passar?

Como é o solo que deixou a água passar rapidamente?

E como é o solo em que a água demorou para passar?

Por que você acha que isso aconteceu?

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Tempo sugerido:

Orientações: Inicie uma discussão para que as crianças coloquem suas ideias sobre a fertilidade dos solos do entorno da escola. Pergunte qual dos solos elas imaginam que seja o mais fértil? Peça que os grupos discutam e depois compartilhem suas hipóteses e conclusões com a turma.

Feito isso, leve a turma para uma caminhada pelo entorno da escola com o objetivo de observar os solos de onde as amostras foram retiradas e verificar as hipóteses levantadas. Peça que os alunos observem em quais solos há vegetais plantados e como eles são (grandes, pequenos, muitos, poucos, saudáveis, secos ou murchos etc).

Volte para a sala de aula e encerre a discussão fazendo com que as crianças analisem as conclusões a que haviam chegado anteriormente e pergunte novamente: Depois de tudo que observamos, qual dos solos parece ser o mais fértil?

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Finalize a aula utilizando as observações e percepções das crianças para concluir que solos muito permeáveis retém pouca umidade e, portanto, geralmente são menos férteis. Leia, então, o texto do slide explicando possíveis termos e conceitos desconhecidos pelas crianças. Peça que os alunos anotem os pontos principais.

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