13454
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Movimento de rotação da Terra e a formação dos dias e das noites

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre o movimento de rotação à formação dos dias e das noites

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
CIE3_08TU04

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: E-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Álbum de fotos virtual: Google fotos.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e faça uma apresentação de slides para partilhar as informações e imagens com a turma. Exiba o vídeo “Dia e Noite” da Pixar e questione os alunos de acordo com o slide 3. Em seguida, leia e questão disparadora e dê um tempo para que os alunos partilhem suas ideias.

Mão na massa
Antes de iniciar a proposta, siga as orientações do slide 5. Use o momento da videoconferência para explicar a montagem que os alunos devem realizar em casa. Tente adaptar os materiais necessários para a prática por outros disponíveis na casa dos alunos. Faça sugestões para substituir a lanterna por luz de um smartphone e se não houver bola de isopor, sugira bolinha de papel ou de massinha, o palito também pode ser substituído por lápis ou caneta. Faça um vídeo tutorial montando o experimento sugerido pelo plano com materiais alternativos e envie o link para os alunos. Use o canal de comunicação usual da turma para compartilhar o arquivo (Whatsapp, e-mail ou classroom). Oriente as crianças a tirarem fotos do processo de construção do modelo e dos testes e enviar para você.

Sistematização
Agende uma nova videochamada com a turma pergunte se todos conseguiram fazer as montagens e testes em casa. Peça aos alunos para ficarem com os trabalhos em mãos e promova situações teste ao vivo com a turma, faça questionamentos retomando a questão disparadora para avaliar a aprendizagem das crianças. Siga as orientações os slides finais e antes de finalizar a aula, projete para a turma as fotos enviadas pelos alunos, peça para alguns compartilharem o que acharam do trabalho.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” do plano e envio das fotos ao professor(a).

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_08T&U04

(EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas