13416
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Identifying the key information in a text

POR: Josy Crippa Carmo 18/11/2018
Código: ING7_05UND04

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI21) Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso no mundo globalizado.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Identifying the key information in a text

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula terá como objetivo ler sobre um estilo particular de refeição comum no Japão e sugerir como algo parecido pode ser feito utilizando elementos locais.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Levantar conhecimentos sobre o tema e gerar interesse sobre o assunto.

Expectativa: Que os alunos contribuam com conhecimento prévio.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não tiver projetor, imprima as imagens dos alimentos e anote as informações no quadro. Divida a turma em trios e peça para que relacionem as comidas e os nomes dos países de onde elas vêm. Diga: We’re going to play a game in which you have to match the food and the country where it comes from. Você pode pedir para que façam todos ao mesmo tempo ou criar um jogo pedindo para que cada trio responda. Para ir além, atribua um ponto extra para as turmas que além de acertarem o nome do país, consigam dar alguma informação adicional como por exemplo em que momento esse alimento é consumido ou o nome dos ingredientes.

Tempo sugerido: 25 minutos (10 para esta primeira fase do input e 15 para o segunda fase)

Propósito: Determinar as ideias principais do texto por uma leitura rápida dos parágrafos.

Expectativa: Que os alunos identifiquem informações como contexto e assunto.

Orientações:

  • Projete o slide. Se não houver projetor, distribua as cópias do texto e anote as perguntas no quadro neste momento. Texto acessado em: https://www.commonlit.org/en/texts/obento-art-in-a-lunch-box?search_id=136974 em 06/07/2018.
  • Peça para que os alunos leiam rapidamente o título e a caixa abaixo. Diga: Please read the headline and the gray box below it.
  • Explore o texto fazendo perguntas como: What kind of text is it? When was it written? Where can you find it? What is the objective of this text? Who is going to read this text?

Propósito: Determinar quais informações gerais são dadas pelo texto com uma leitura rápida.

Expectativa: Que os alunos identifiquem o assunto principal de cada parágrafo com base na leitura do título, palavras-chave e iniciais dos parágrafos.

Orientações:

  • Distribua uma cópia do texto para cada aluno e peça para que leiam ainda em trios. Diga: Please read each part of the text carefully and get the main idea. Then create a heading for this paragraph. Aloque 15 minutos para esta atividade e então verifique as possíveis respostas. A folha para impressão está aqui.
  • Sugestões de títulos para as partes do texto: (1) What’s so much about lunchtime in Japan?/ What is a bento box? / What is in a bento box? (2) Pretty food/ How they are organize?/ What is in a bento box? (3) Before you eat/ The ritual/ Preparation for lunchtime.
  • Durante o trabalho em trios, circule pela sala e verifique se há dúvidas quanto ao conteúdo do texto e vocabulário.

Para ir além: Mostre os exemplos de bento boxes na seguinte página: https://www.justonecookbook.com/back-school-easy-bento-box-ideas/

Tempo Sugerido: 15 minutos

Propósito: Verificar o entendimento geral das ideias no texto e criar um menu baseado nas ideias colhidas.

Expectativa: Que os alunos usem informações encontradas para criar uma bento box com ingredientes brasileiros.

Orientações:

  • Apresente o slide. Se não puder projetar, copie a pergunta e o parágrafo no quadro. Distribua uma folha de sulfite para cada trio. Leia a pergunta no quadro e peça contribuições. Instrua-os a desenharem uma bento box como a do quadro usando ingredientes saudáveis comuns em sua região. Leia as instruções no quadro.
  • Aloque cerca de 10 minutos para esta atividade.
  • Faça uma exposição das produções dos alunos pela sala e convide-os a apresentar seus trabalhos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos tenham ferramentas para encontrar a ideia principal de um texto.

Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Leia os itens em voz alta para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem esses pontos.

Contents

  1. INPUT: An article on Obento boxes.
  2. OUTPUT: Suggest a healthy meal.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI07) Identificar informações chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

(EF07LI21) Analisar o alcance da língua inglesa e os seus contextos de uso  no mundo globalizado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor Autor: Josy Crippa Carmo

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes