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Plano de aula - Interpretação de Fábula

POR: Roberta Ventura Calabre 18/11/2018
Código: ING6_11UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Interpretação de Fábula

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para esta aula: Clique nos links abaixo, faça cópias do texto e das atividades e distribua-as aos alunos.

Texto e atividades

Folha de resposta

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Contextualizar a origem do texto que será utilizado na unidade.

Expectativa: Que os alunos compreendam a origem do texto da aula e a dimensão que a língua inglesa possui em outras partes do mundo.

Imagem retirada do site Pexel.

Orientações: Mostre o slide aos alunos e leia a pergunta do slide: Where in the world will the English language take us today? Mostre a foto e pergunte: Do you know this building? Have you ever seen it somewhere? Alguns alunos poderão fazer identificações mais genéricas, como Asia, Russia, temple, church, castle. Caso a turma chegue no termo India, diga que estão corretos e explique: This is the Taj Mahal, one of the postcards of India. It is a mausoleum built in the 16th century by the emperor Shah Jahan in memory of his favorite wife, Mumtaz Mahal. Today, it receives over 4 million tourists every year.

Diga à turma que os indianos são muito ligados à sua cultura e valores. Os colonizadores ingleses introduziram o inglês no país no início do século XVI, mas com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas e mais de mil línguas faladas, não havia maneira de instituir uma única língua nacional. Diga aos alunos: English was then chosen as an associate language, and it is used in the media, at universities and government affairs in India. English is a language that unites people who speak different dialects all over the country. Diga aos alunos: Today, India has the largest English-speaking community outside the USA and the UK.

Explique também que vários países de língua inglesa como os Estados Unidos e a Inglaterra também possuem uma grande comunidade de indianos. Uma das maneiras de perpetuar os valores e manter o senso de unidade da comunidade é através das oralidade. Por isso, muitas histórias contadas há séculos e séculos, às vezes em línguas faladas por poucos nativos, foram transcritas e traduzidas para o inglês, para que pudessem ser repassadas às novas gerações, em qualquer lugar do mundo.

Informação sobre as línguas na India: There are 22 major languages written in 13 different scripts, with over 720 dialets.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que a aula de hoje será dedicada a trabalhar com uma fábula secular indiana. Today you will read, explore and summarize an Indian fable.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Propósito: Explicitar as características do gênero textual apresentado na aula e ativar saberes prévios.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 3-5 minutos. Antes de começar a leitura, pergunte aos alunos: Do you know what a fable is? Relembre algumas fábulas do esopo famosas, como The Ant and the Grasshopper (A cigarra e a formiga), The Tortoise and the Hare (A tartaruga e o coelho), The Fox and the Grapes (A raposa e as uvas). Em seguida, pergunte aos alunos: What do these titles have in common? Os alunos responderão: the animals. Mostre o slide aos alunos e leia com a turma as características principais das fábulas. Explique à turma que as fábulas são histórias muito antigas, passadas de geração para geração, e todas têm um propósito, um ensinamento no final. Pergunte: Why do the fables use animals in their story? Os alunos ponderarão sobre o motivo, mas devem chegar na resposta “because they are meant for children.” Pergunte: Why do the fables have a moral ending? Os alunos deverão responder algo do tipo: So that children learn to follow advice from adults. Passe para o slide seguinte.

Propósito: Contextualizar a origem da fábula utilizada na aula.

Expectativa: Que os alunos compreendam a origem e a importância do texto escolhido.

Imagem retirada do site Pexels.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 5-7 minutos. Explique aos alunos que fábulas são comuns no mundo inteiro. Diga aos alunos: Indian folklore has a great range of stories and mythological legends. Explique à turma que estas histórias são passadas de pai para filho, criando um laço de valores e perpetuação das tradições indianas.

Mostre a imagem de Buda à turma. Pergunte: Do you know what this statue represents? Os alunos responderão Buddha. Explique rapidamente quem era Buda. Diga:

  • Buddha was a man named Sidartha Gautama, who lived in Nepal during the 6th and 4th century B.C.
  • He had a hard life, but he was very intelligent, and wanted to find answers to his questions, so he meditated for days at a time.
  • He started finding answers to his questions, so he became Buddha, which means “the enlightened one”.
  • He spent the next 80 years of his life teaching the Dharma, and his teachings have influenced not only other religions, but philosophy and literature as well.

De posse desta informação, leia com os alunos o texto do slide, que explica a essência das Jakata Tales:

The tales are an important part of Buddhist literature. They represent the former lives of Gautama Buddha in human and animal form. The tales present characters who get into trouble until the Buddha character intervenes and solves all the problems, bringing a happy ending.

Explique aos alunos que as Jataka tales foram escritas em 300 B.C. (before Christ), e fazem parte dos escritos mais antigos da literatura budista. A linguagem oficial era o Pali, mas já foram traduzidos para as mais diversas línguas, e se espalharam não só pelas comunidades indianas, mas por todos que se interessam pela religião ou pela literatura. Diga aos alunos que : The fables of Jataka are intended to impart values such as morality, honesty, listening to elders and respect.

Diga aos alunos que eles lerão uma das várias histórias presentes nas Jakata tales, e passe para o próximo slide.

Propósito: Apresentar o conto e explorá-lo junto com a turma.

Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o conto, o contexto em que foi escrito e consigam fazer uma leitura geral do texto

Imagem retirada do Youtube.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 15-20 minutos. Imprima o conto “The otters and the wolf” e faça cópias para os alunos. Antes de começar a ler o texto, mostre o slide e indague aos alunos: What characteristics of the fable can you see in the title? Os alunos devem responder: The animals. Pergunte aos alunos: What animals are in the story? Os alunos responderão: Two otters and a wolf.

Apresente o vocabulário mais complicado (que pode ser impresso aqui). Você pode entregar cópias para os alunos ou fixá-lo no quadro ou mural para os alunos. Faça a leitura compartilhada com a turma, ou seja: pare a leitura ao final das frases, ou parágrafos, e cheque com os alunos se estão conseguindo acompanhar a leitura. Segue abaixo uma sugestão de roteiro de leitura (as perguntas estão em tópicos com as respectivas respostas):

The otters and the wolf

One day a she-wolf had a craving to eat fresh fish-meat. The wolf did not know how to swim, but still he went down to the river, hoping to get some fish-meat for his mate.

  • What did the female wolf want to eat? Fish.
  • Where did the male wolf go to get the fish? The river.
  • Did the wolf know how to swim? No.

When the wolf reached the river, he saw two otters standing on the bank, also looking for fish.

  • When the wolf got to the river, what animals were already there? The otters.
  • What did the otters want? Fish.

Soon one of the otters spotted a big fish in the water. He swiftly jumped into the river and caught the fish by its head. But the fish was very strong and was struggling continuously to get out of the otter’s hold. Fearing that he might lose the fish, he called out to his friend for help. The other otter also jumped into the river and held the fish tightly from the tail. Together, they were able to bring the fish to land.

  • Did the otters manage to get some fish? Yes.
  • Did the first otter manage to get the fish all by himself? No, he asked for his friend’s help.

The first otter said, "This fish is good enough for both of us! Let us divide the fish into two parts."

"I want the half with the head on," said one.

"You cannot have that half. That is mine," said the other. "You can take the tail."

  • Were the otters able to divide the fish? No, they were fighting.
  • Why were they fighting? Because they both wanted the half with the head on.

The wolf heard the otters arguing over the division of fish and a brilliant idea struck him. He went up to the otters and offered his help to settle the dispute. There was no other way of ending the quarrel, so the otters also readily agreed.

  • Who intervened to help divide the fish? The wolf.
  • Do you think the wolf is going to help them divide the fish? (Aqui, os alunos devem inferir sobre os motivos pelo qual o lobo foi ajudar as lontras)

The wolf cut off the head and gave it to the first otter, as he had caught the fish by the head. Then he severed the tail of the fish and gave it to the second otter, as he had caught the fish by the tail. Both the otters were anxiously waiting to find out that how the wolf would divide the rest of the fish, just then, quick as the lightening, the cunning wolf quickly ran away with the body of the fish.

  • How did the wolf divide the fish? In three parts.
  • Which parts did he give each otter? The one who caught the fish got the head and the other got the tail.
  • What happened to the middle part? The wolf took it and ran away.

The otters realized that they had been fooled by the wolf. They were full of remorse and said, “If only we had not been greedy and fought with each other, we could have enjoyed a scrumptious meal.”

The wolf was very pleased with himself on fooling the two otters and happily went home with the fish-meat.

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Ao final da leitura, faça perguntas que levem os alunos a refletir sobre o texto, como:

  • What do you think about the attitude of the wolf? Do you think he was smart? Do you think that was fair?
  • What did the otters feel after the wolf ran away with the best part of the fish? What could they have done to prevent it?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Identificar os elementos que compõem a fábula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem os principais elementos da narrativa e, com isso, criem seu próprio resumo da fábula.

Orientações:

Divida a turma em pares ou pequenos grupos. Apresente o quadro, que também está no handout, entregue à turma e explique que eles deverão fazer um resumo da fábula lida, identificando seus principais elementos e completando o quadro. Você pode pedir que metade da turma resuma a história sob o ponto de vista das lontras e a outra metade, sob o ponto de vista do lobo. Esta é uma maneira bem simples de resumir histórias. Explique aos alunos o que significa cada elemento, e peça para que os identifiquem na história e transcrevam para o quadro:

  • Somebody (personagens);
  • Wanted (o que queriam);
  • But (qual problema encontraram);
  • Then (como tentaram resolver o problema);
  • So (o resultado da tentativa);
  • Moral (moral da história).

As sugestões de resposta podem ser encontradas aqui. Repare que o item “moral” possui sugestões de resposta, mas é interessante ouvir o que os alunos têm a dizer sobre a história; a que conclusões chegaram, pois muitas vezes suas respostas podem nos surpreender.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

Contents

  1. INPUT: Indian fable “The Otters and the Fox”
  2. OUTPUT: Summarizing the fable

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua)                                  



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


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