9772
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Jogo da reta numerada e números irracionais

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre representar na reta numerada os números irracionais.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo do plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Representar na reta numerada os números irracionais.

Conceito-chave

Localização aproximada de números irracionais na reta numerada.

Recursos necessários

Projetor ou impressão dos exercícios.

Pré-conhecimento da turma

  • Números naturais e números inteiros
  • Números racionais e dízima periódica
  • Números irracionais.
  • Sinais de desigualdade > (maior que) e < (menor que)

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: Os alunos devem saber o que será aprendido na aula e qual o papel que terão nela.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá andar pela sala e acompanhar a dificuldade que os alunos encontrarão em colocar os números em ordem crescente.

Propósito: Colocar em ordem crescente os números reais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se estão conseguindo colocar em ordem crescente.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: É provável que os alunos percebam que, para usarem sinais de desigualdade com números irracionais, é necessário transformá-los em números decimais. Caso a dúvida persista, você, professor(a), deve orientá-los.

Propósito: Os alunos perceberem que, para ordenar números irracionais, faz-se necessário transformá-los em números decimais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se estão conseguindo usar os sinais de desigualdade com facilidade.

Atividade principal - Formando grupos. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: : Formar grupos de 5 alunos. Orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles e também com você, professor, seja favorecida.

As cores são meramente ilustrativas. Nos próximos slides, teremos sugestões de tabelas para anotações.

Propósito: Dividir os alunos em grupos.

Discuta com a turma: O professor deve mencionar as regras abaixo aos alunos:

  • O jogo será entre os alunos da equipe.
  • Cada aluno escolherá alguns números racionais e irracionais. Esses números serão um desafio para o colega do grupo.
  • Em comum acordo, os alunos escolhem quem vai começar o jogo, e a sequência pode ser em sentido horário.
  • O aluno que acertar a resposta elaborada pelo colega ganha 1 ponto.
  • Ganha o jogo quem tiver mais pontos ao final da aula.
  • Podem haver várias rodadas do jogo, portanto a tabela pode ser preenchida com várias opções.
  • Cada aluno desafia seu colega da esquerda com cinco números, entre eles racionais e irracionais. O colega deverá colocar em ordem crescente e localizar na reta numerada o maior e menor número.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Essa tabela é para que cada aluno anote os números por ele escolhidos. Peça para que coloquem números racionais (na forma fracionária, decimais finitos e infinitos) e números irracionais na forma decimal e raiz quadrada.

Propósito: Os alunos diferenciarem os números racionais e irracionais ao elaborar o desafio para o seu colega.

Discuta com a turma:

  • Quais são os números que devem aparecer na lista elaborada?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientação: Nesta tabela o desafiador anotará cinco dos números que escolheu. O desafiado colocará em ordem crescente e irá localizar na reta numerada o número maior e menor. Pode ser impresso ou os alunos podem desenhar em folhas ou caderno.

Propósito: Localizar números irracionais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se entenderam que esta ficha é para que o desafiador preencha com cinco números para que o colega coloque em ordem crescente e localize o maior e menor número.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Essa tabela é para anotação dos pontos de todos os alunos do grupo. Ao final da atividade devem somar para ver quem ganhou o jogo.

Propósito: Trabalhar com números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Qual deve ser a estratégia para se ganhar mais pontos (organização, foco, disciplina e atenção)?

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientação: Neste momento, começa o jogo. Você, professor(a), poderá andar pela sala, auxiliando os alunos nas dúvidas que surgirem quanto às regras do jogo, a ordem dos números e localização na reta numerada.

Propósito: Trabalhar com números reais na reta numerada, partindo de números escolhidos por eles.

Discuta com a turma:

  • Como manter o foco no jogo? Quais comportamentos são adequados para se obter sucesso ao se jogar um jogo matemático? Espera-se que o professor faça essas discussões somente quando for necessário.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Pode pedir que pelo menos um aluno de cada grupo responda e em seguida abrir para quem mais quiser dar seu depoimento.

Propósito: Entender as dificuldades em localizar números irracionais na reta numerada e avaliar o que aprenderam com a atividade.

Discuta com a turma:

  • Se aprenderam mais ao elaborar ou responder.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Mostrar as diferenças entre os números racionais e irracionais ao localizar seus pontos na reta numerada.

Propósito: Entender que não é possível a localização exata de números irracionais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Pergunte: em que casos a localização exata na reta numérica é possível?
  • Peça que expliquem porque a localização exata de números irracionais na reta numerada é impossível.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Localizar na reta numerada números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • A dificuldade em localizar números irracionais na reta numerada.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Desafio

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.

Propósito: Os alunos devem saber o que será aprendido na aula e qual o papel que terão nela.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

    Autora: Maria Bernadete Estradioto

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    EF09MA01; EF09MA02 - Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

    Objetivos específicos

    Representar na reta numerada os números irracionais.

    Conceito-chave

    Localização aproximada de números irracionais na reta numerada.

    Recursos necessários

    Projetor ou impressão dos exercícios.

    Pré-conhecimento da turma

    • Números naturais e números inteiros
    • Números racionais e dízima periódica
    • Números irracionais.
    • Sinais de desigualdade > (maior que) e < (menor que)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá andar pela sala e acompanhar a dificuldade que os alunos encontrarão em colocar os números em ordem crescente.

Propósito: Colocar em ordem crescente os números reais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se estão conseguindo colocar em ordem crescente.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: É provável que os alunos percebam que, para usarem sinais de desigualdade com números irracionais, é necessário transformá-los em números decimais. Caso a dúvida persista, você, professor(a), deve orientá-los.

Propósito: Os alunos perceberem que, para ordenar números irracionais, faz-se necessário transformá-los em números decimais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se estão conseguindo usar os sinais de desigualdade com facilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: : Formar grupos de 5 alunos. Orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles e também com você, professor, seja favorecida.

As cores são meramente ilustrativas. Nos próximos slides, teremos sugestões de tabelas para anotações.

Propósito: Dividir os alunos em grupos.

Discuta com a turma: O professor deve mencionar as regras abaixo aos alunos:

  • O jogo será entre os alunos da equipe.
  • Cada aluno escolherá alguns números racionais e irracionais. Esses números serão um desafio para o colega do grupo.
  • Em comum acordo, os alunos escolhem quem vai começar o jogo, e a sequência pode ser em sentido horário.
  • O aluno que acertar a resposta elaborada pelo colega ganha 1 ponto.
  • Ganha o jogo quem tiver mais pontos ao final da aula.
  • Podem haver várias rodadas do jogo, portanto a tabela pode ser preenchida com várias opções.
  • Cada aluno desafia seu colega da esquerda com cinco números, entre eles racionais e irracionais. O colega deverá colocar em ordem crescente e localizar na reta numerada o maior e menor número.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Essa tabela é para que cada aluno anote os números por ele escolhidos. Peça para que coloquem números racionais (na forma fracionária, decimais finitos e infinitos) e números irracionais na forma decimal e raiz quadrada.

Propósito: Os alunos diferenciarem os números racionais e irracionais ao elaborar o desafio para o seu colega.

Discuta com a turma:

  • Quais são os números que devem aparecer na lista elaborada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientação: Nesta tabela o desafiador anotará cinco dos números que escolheu. O desafiado colocará em ordem crescente e irá localizar na reta numerada o número maior e menor. Pode ser impresso ou os alunos podem desenhar em folhas ou caderno.

Propósito: Localizar números irracionais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se entenderam que esta ficha é para que o desafiador preencha com cinco números para que o colega coloque em ordem crescente e localize o maior e menor número.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Essa tabela é para anotação dos pontos de todos os alunos do grupo. Ao final da atividade devem somar para ver quem ganhou o jogo.

Propósito: Trabalhar com números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Qual deve ser a estratégia para se ganhar mais pontos (organização, foco, disciplina e atenção)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientação: Neste momento, começa o jogo. Você, professor(a), poderá andar pela sala, auxiliando os alunos nas dúvidas que surgirem quanto às regras do jogo, a ordem dos números e localização na reta numerada.

Propósito: Trabalhar com números reais na reta numerada, partindo de números escolhidos por eles.

Discuta com a turma:

  • Como manter o foco no jogo? Quais comportamentos são adequados para se obter sucesso ao se jogar um jogo matemático? Espera-se que o professor faça essas discussões somente quando for necessário.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Pode pedir que pelo menos um aluno de cada grupo responda e em seguida abrir para quem mais quiser dar seu depoimento.

Propósito: Entender as dificuldades em localizar números irracionais na reta numerada e avaliar o que aprenderam com a atividade.

Discuta com a turma:

  • Se aprenderam mais ao elaborar ou responder.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Mostrar as diferenças entre os números racionais e irracionais ao localizar seus pontos na reta numerada.

Propósito: Entender que não é possível a localização exata de números irracionais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Pergunte: em que casos a localização exata na reta numérica é possível?
  • Peça que expliquem porque a localização exata de números irracionais na reta numerada é impossível.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Localizar na reta numerada números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • A dificuldade em localizar números irracionais na reta numerada.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Desafio

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano