Jogo da reta numerada e números irracionais
Resumo da aula: A proposta é que, através de atividades, os alunos localizem números irracionais na reta numérica.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta. Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo do plano
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresentar o objetivo aos alunos.
Propósito: Os alunos devem saber o que será aprendido na aula e qual o papel que terão nela.
Discuta com a turma:
- O objetivo da aula e o que se espera dos alunos nessa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Neste momento, você, professor(a), poderá andar pela sala e acompanhar a dificuldade que os alunos encontrarão em colocar os números em ordem crescente.
Propósito: Colocar em ordem crescente os números reais.
Discuta com a turma:
- Pergunte se estão conseguindo colocar em ordem crescente.
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Retomada.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: É provável que os alunos percebam que, para usarem sinais de desigualdade com números irracionais, é necessário transformá-los em números decimais. Caso a dúvida persista, você, professor(a), deve orientá-los.
Propósito: Os alunos perceberem que, para ordenar números irracionais, faz-se necessário transformá-los em números decimais.
Discuta com a turma:
- Pergunte se estão conseguindo usar os sinais de desigualdade com facilidade.
Atividade principal - Formando grupos.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: : Formar grupos de 5 alunos. Orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles e também com você, professor, seja favorecida.
As cores são meramente ilustrativas. Nos próximos slides, teremos sugestões de tabelas para anotações.
Propósito: Dividir os alunos em grupos.
Discuta com a turma: O professor deve mencionar as regras abaixo aos alunos:
- O jogo será entre os alunos da equipe.
- Cada aluno escolherá alguns números racionais e irracionais. Esses números serão um desafio para o colega do grupo.
- Em comum acordo, os alunos escolhem quem vai começar o jogo, e a sequência pode ser em sentido horário.
- O aluno que acertar a resposta elaborada pelo colega ganha 1 ponto.
- Ganha o jogo quem tiver mais pontos ao final da aula.
- Podem haver várias rodadas do jogo, portanto a tabela pode ser preenchida com várias opções.
- Cada aluno desafia seu colega da esquerda com cinco números, entre eles racionais e irracionais. O colega deverá colocar em ordem crescente e localizar na reta numerada o maior e menor número.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Essa tabela é para que cada aluno anote os números por ele escolhidos. Peça para que coloquem números racionais (na forma fracionária, decimais finitos e infinitos) e números irracionais na forma decimal e raiz quadrada.
Propósito: Os alunos diferenciarem os números racionais e irracionais ao elaborar o desafio para o seu colega.
Discuta com a turma:
- Quais são os números que devem aparecer na lista elaborada?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientação: Nesta tabela o desafiador anotará cinco dos números que escolheu. O desafiado colocará em ordem crescente e irá localizar na reta numerada o número maior e menor. Pode ser impresso ou os alunos podem desenhar em folhas ou caderno.
Propósito: Localizar números irracionais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Pergunte se entenderam que esta ficha é para que o desafiador preencha com cinco números para que o colega coloque em ordem crescente e localize o maior e menor número.
Atividade principal.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Essa tabela é para anotação dos pontos de todos os alunos do grupo. Ao final da atividade devem somar para ver quem ganhou o jogo.
Propósito: Trabalhar com números racionais e irracionais.
Discuta com a turma:
- Qual deve ser a estratégia para se ganhar mais pontos (organização, foco, disciplina e atenção)?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientação: Neste momento, começa o jogo. Você, professor(a), poderá andar pela sala, auxiliando os alunos nas dúvidas que surgirem quanto às regras do jogo, a ordem dos números e localização na reta numerada.
Propósito: Trabalhar com números reais na reta numerada, partindo de números escolhidos por eles.
Discuta com a turma:
- Como manter o foco no jogo? Quais comportamentos são adequados para se obter sucesso ao se jogar um jogo matemático? Espera-se que o professor faça essas discussões somente quando for necessário.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Pode pedir que pelo menos um aluno de cada grupo responda e em seguida abrir para quem mais quiser dar seu depoimento.
Propósito: Entender as dificuldades em localizar números irracionais na reta numerada e avaliar o que aprenderam com a atividade.
Discuta com a turma:
- Se aprenderam mais ao elaborar ou responder.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Mostrar as diferenças entre os números racionais e irracionais ao localizar seus pontos na reta numerada.
Propósito: Entender que não é possível a localização exata de números irracionais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Pergunte: em que casos a localização exata na reta numérica é possível?
- Peça que expliquem porque a localização exata de números irracionais na reta numerada é impossível.