Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula propõe trabalhar a importância dos hábitos de higiene bucal, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03). O objetivo é discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde e do sorriso saudável e bonito. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: placa de EVA para um painel, pedaços de velcro, uma cópia das frases em fichas para a elaboração do painel.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia com os alunos o título da aula ou, caso seja necessário, auxilie na leitura. Converse sobre a temática abordada e solicite que pensem sobre o que irão estudar. Desenvolva um diálogo que garanta que os alunos demonstrem o que sabem sobre o assunto.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo e apresente o slide com a ilustração da capa do paradidático “E o dente ainda doía de Ana Terra”. Questione-os sobre o que imaginam ser o tema da história. Leia o título da história e dê tempo para que os alunos desenvolvam, complementando as hipóteses em relação ao assunto da história que será apresentada. Você pode fazer alguns questionamentos para ampliar o debate:
- Você já sentiu dor de dente?
- Os adultos também sentem dor de dente?
- Você sabe por que sentimos dor de dente?
- O que devemos fazer para evitar a dor de dente?
Após o diálogo de apresentação das hipóteses, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=rzj_dcYaosM. Assistam ao vídeo “E o dente ainda doía”. Neste momento, não se preocupe em responder as perguntas ou ensinar sobre os bons hábitos de higiene bucal, mas em estimular a participação dos alunos na apresentação das ideias.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Com os alunos ainda sentados em semicírculo, leia a questão disparadora e deixe que compartilhem hipóteses e questionamentos em relação à saúde bucal. Deixe que os alunos desenvolvam o tema. Não intervenha de modo a apresentar explicações definitivas sobre o que é certo ou errado.
Mão na massa
Tempo sugerido: 50 minutos.
Orientações: Organize os alunos em dois grupos para que conversem e apresentem hipóteses sobre o que é certo e errado no cuidado com os dentes. Um grupo deverá pensar e comentar sobre os erros e o outro grupo sobre os acertos. Enquanto os grupos desenvolvem internamente as hipóteses, acompanhe a construção das ideias e intervenha nos momentos necessários, a fim de garantir a discussão e o tempo de fala de todos. Após o desenvolvimento das hipóteses, convide os alunos para uma roda de conversa. Solicite que alguns membros de cada grupo apresentem o que pensaram sobre os erros e acertos no cuidado com os dentes.
Depois da conversa, apresente aos alunos algumas fichas com afirmações sobre higiene bucal. Entregue uma ficha para cada dupla ou trio. Oriente para que leiam e conversem sobre a afirmação, buscando caracterizá-la como certa ou errada. Depois de algum tempo, apresente a proposição de elaboração de um painel, separando as afirmações de acordo com as recomendações sobre a higiene bucal. Para o painel, utilize a placa de EVA e deixe que os alunos fixem as frases com o velcro nos campos adequados, classificando-as em certo ou errado. Para maiores informações sobre a importância da saúde bucal, acesse o link https://webciencia.com/artigo/11_07dente.
Converse com os alunos sobre as possíveis doenças e problemas causados pela falta de higiene bucal adequada: cárie, mau hálito, perda de dente e doenças da gengiva.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem sobre o que aprenderam durante a atividade de elaboração do painel. Retome a questão disparadora apresentada no início da aula: O que devemos fazer para ter um sorriso bonito e saudável?. Resgate as hipóteses iniciais dos alunos. Compare as hipóteses iniciais com as afirmações discutidas e apresentadas nas frases fixadas ao painel. Peça que alguns alunos apresentem as afirmações e expliquem porque foram consideradas certas ou erradas.