13315
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Higiene bucal para um sorriso saudável

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Higiene bucal para um sorriso saudável

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Cristina Souza da Cruz

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula propõe trabalhar a importância dos hábitos de higiene bucal, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03). O objetivo é discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde e do sorriso saudável e bonito. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: placa de EVA para um painel, pedaços de velcro, uma cópia das frases em fichas para a elaboração do painel.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia com os alunos o título da aula ou, caso seja necessário, auxilie na leitura. Converse sobre a temática abordada e solicite que pensem sobre o que irão estudar. Desenvolva um diálogo que garanta que os alunos demonstrem o que sabem sobre o assunto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo e apresente o slide com a ilustração da capa do paradidático “E o dente ainda doía de Ana Terra”. Questione-os sobre o que imaginam ser o tema da história. Leia o título da história e dê tempo para que os alunos desenvolvam, complementando as hipóteses em relação ao assunto da história que será apresentada. Você pode fazer alguns questionamentos para ampliar o debate:

  • Você já sentiu dor de dente?
  • Os adultos também sentem dor de dente?
  • Você sabe por que sentimos dor de dente?
  • O que devemos fazer para evitar a dor de dente?

Após o diálogo de apresentação das hipóteses, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=rzj_dcYaosM. Assistam ao vídeo “E o dente ainda doía”. Neste momento, não se preocupe em responder as perguntas ou ensinar sobre os bons hábitos de higiene bucal, mas em estimular a participação dos alunos na apresentação das ideias.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda sentados em semicírculo, leia a questão disparadora e deixe que compartilhem hipóteses e questionamentos em relação à saúde bucal. Deixe que os alunos desenvolvam o tema. Não intervenha de modo a apresentar explicações definitivas sobre o que é certo ou errado.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos.

Orientações: Organize os alunos em dois grupos para que conversem e apresentem hipóteses sobre o que é certo e errado no cuidado com os dentes. Um grupo deverá pensar e comentar sobre os erros e o outro grupo sobre os acertos. Enquanto os grupos desenvolvem internamente as hipóteses, acompanhe a construção das ideias e intervenha nos momentos necessários, a fim de garantir a discussão e o tempo de fala de todos. Após o desenvolvimento das hipóteses, convide os alunos para uma roda de conversa. Solicite que alguns membros de cada grupo apresentem o que pensaram sobre os erros e acertos no cuidado com os dentes.

Depois da conversa, apresente aos alunos algumas fichas com afirmações sobre higiene bucal. Entregue uma ficha para cada dupla ou trio. Oriente para que leiam e conversem sobre a afirmação, buscando caracterizá-la como certa ou errada. Depois de algum tempo, apresente a proposição de elaboração de um painel, separando as afirmações de acordo com as recomendações sobre a higiene bucal. Para o painel, utilize a placa de EVA e deixe que os alunos fixem as frases com o velcro nos campos adequados, classificando-as em certo ou errado. Para maiores informações sobre a importância da saúde bucal, acesse o link https://webciencia.com/artigo/11_07dente.

Converse com os alunos sobre as possíveis doenças e problemas causados pela falta de higiene bucal adequada: cárie, mau hálito, perda de dente e doenças da gengiva.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem sobre o que aprenderam durante a atividade de elaboração do painel. Retome a questão disparadora apresentada no início da aula: O que devemos fazer para ter um sorriso bonito e saudável?. Resgate as hipóteses iniciais dos alunos. Compare as hipóteses iniciais com as afirmações discutidas e apresentadas nas frases fixadas ao painel. Peça que alguns alunos apresentem as afirmações e expliquem porque foram consideradas certas ou erradas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula propõe trabalhar a importância dos hábitos de higiene bucal, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03). O objetivo é discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde e do sorriso saudável e bonito. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: placa de EVA para um painel, pedaços de velcro, uma cópia das frases em fichas para a elaboração do painel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia com os alunos o título da aula ou, caso seja necessário, auxilie na leitura. Converse sobre a temática abordada e solicite que pensem sobre o que irão estudar. Desenvolva um diálogo que garanta que os alunos demonstrem o que sabem sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em semicírculo e apresente o slide com a ilustração da capa do paradidático “E o dente ainda doía de Ana Terra”. Questione-os sobre o que imaginam ser o tema da história. Leia o título da história e dê tempo para que os alunos desenvolvam, complementando as hipóteses em relação ao assunto da história que será apresentada. Você pode fazer alguns questionamentos para ampliar o debate:

  • Você já sentiu dor de dente?
  • Os adultos também sentem dor de dente?
  • Você sabe por que sentimos dor de dente?
  • O que devemos fazer para evitar a dor de dente?

Após o diálogo de apresentação das hipóteses, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=rzj_dcYaosM. Assistam ao vídeo “E o dente ainda doía”. Neste momento, não se preocupe em responder as perguntas ou ensinar sobre os bons hábitos de higiene bucal, mas em estimular a participação dos alunos na apresentação das ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Com os alunos ainda sentados em semicírculo, leia a questão disparadora e deixe que compartilhem hipóteses e questionamentos em relação à saúde bucal. Deixe que os alunos desenvolvam o tema. Não intervenha de modo a apresentar explicações definitivas sobre o que é certo ou errado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos.

Orientações: Organize os alunos em dois grupos para que conversem e apresentem hipóteses sobre o que é certo e errado no cuidado com os dentes. Um grupo deverá pensar e comentar sobre os erros e o outro grupo sobre os acertos. Enquanto os grupos desenvolvem internamente as hipóteses, acompanhe a construção das ideias e intervenha nos momentos necessários, a fim de garantir a discussão e o tempo de fala de todos. Após o desenvolvimento das hipóteses, convide os alunos para uma roda de conversa. Solicite que alguns membros de cada grupo apresentem o que pensaram sobre os erros e acertos no cuidado com os dentes.

Depois da conversa, apresente aos alunos algumas fichas com afirmações sobre higiene bucal. Entregue uma ficha para cada dupla ou trio. Oriente para que leiam e conversem sobre a afirmação, buscando caracterizá-la como certa ou errada. Depois de algum tempo, apresente a proposição de elaboração de um painel, separando as afirmações de acordo com as recomendações sobre a higiene bucal. Para o painel, utilize a placa de EVA e deixe que os alunos fixem as frases com o velcro nos campos adequados, classificando-as em certo ou errado. Para maiores informações sobre a importância da saúde bucal, acesse o link https://webciencia.com/artigo/11_07dente.

Converse com os alunos sobre as possíveis doenças e problemas causados pela falta de higiene bucal adequada: cárie, mau hálito, perda de dente e doenças da gengiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem sobre o que aprenderam durante a atividade de elaboração do painel. Retome a questão disparadora apresentada no início da aula: O que devemos fazer para ter um sorriso bonito e saudável?. Resgate as hipóteses iniciais dos alunos. Compare as hipóteses iniciais com as afirmações discutidas e apresentadas nas frases fixadas ao painel. Peça que alguns alunos apresentem as afirmações e expliquem porque foram consideradas certas ou erradas.

Slide Plano Aula
  • ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO - MÃO NA MASSA
  • Documento

    ATIVIDADE PARA IMPRESSÃO - MÃO NA MASSA

  • IMAGEM - SISTEMATIZAÇÃO
  • Documento

    IMAGEM - SISTEMATIZAÇÃO

  • IMAGEM - SISTEMATIZAÇÃO - Ana Cruz
  • Documento

    IMAGEM - SISTEMATIZAÇÃO - Ana Cruz


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Higiene do corpo e cuidados com a pele

AULA 02

Higiene o dia todo

AULA 03

Lavar as mãos para evitar doenças

AULA 05

Higiene da cabeça aos pés

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano :

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Como é o seu corpo?

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo As partes e funções da cabeça

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Relação entre órgãos e sentidos

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sustentação e movimento do corpo humano

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Dentro do nosso corpo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Lavar as mãos para evitar doenças

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene do corpo e cuidados com a pele

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identidade e respeito às diferenças

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Self: o nosso eu com os outros

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene o dia todo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene bucal para um sorriso saudável

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo EMOÇÕES: O CORPO FALA

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Higiene da cabeça aos pés

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A BELEZA DA DIVERSIDADE

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Empatia e afetividade

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como é o seu corpo?

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

As partes e funções da cabeça

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Diferentes escalas de tempo: ontem, hoje e amanhã

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Observando o céu

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação entre órgãos e sentidos

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O dia e a noite

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sustentação e movimento do corpo humano

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O tempo não para

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Contando o tempo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dentro do nosso corpo

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Calendário: o dia, o mês e o ano

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Lavar as mãos para evitar doenças

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O que fazemos de dia e o que fazemos à noite?

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

Diversidade de Materiais

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene do corpo e cuidados com a pele

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Com o tempo também conseguimos ver o tempo

1º ano / Ciências / Terra e Universo

O QUE SABEMOS SOBRE OS ANIMAIS DIURNOS E NOTURNOS?

1º ano / Ciências / Terra e Universo

DIA E NOITE - QUAIS ATIVIDADES DIFERENTES PODEMOS REALIZAR?

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identidade e respeito às diferenças

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Self: o nosso eu com os outros

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene o dia todo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene bucal para um sorriso saudável

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

CONSUMO E DESPERDÍCIO

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

EMOÇÕES: O CORPO FALA

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01CI03 da BNCC

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene do corpo e cuidados com a pele

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene o dia todo

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene bucal para um sorriso saudável

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene bucal para um sorriso saudável

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Aplicações de materiais condutores e isolantes térmicos

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Higiene da cabeça aos pés

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann