13294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conversando sobre as férias

POR: Michelle de Sousa Bahury 14/11/2018
Código: ING6_01UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Conversando sobre as férias

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de dois planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador e internet para que seja projetado o texto do input que foi extraído da internet e de uma bola do tamanho da palma da mão dos alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Today, you will talk about activities you can do while on vacation.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre as imagens desse slide aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e siga as instruções:

  • Inicialmente interaja com a turma utilizando expressões rotineiras: Good Morning/ Good afternoon / Good Evening / Hello! / Hi! / What’s your name? / My name’s ____________ / How are you? / I’m fine, thanks. Use essas expressões com os alunos e em seguida peça para que usem com outros alunos. Em seguida:
  • Mostre as imagens desse slide para a turma. Explore-as perguntando assim: What do you see on the board? (Os alunos provavelmente vão responder: people, food, a party, a ship). Se nenhum aluno reconhecer a primeira imagem, explique o nome da atividade. It’s scuba diving) Continue perguntando: Do you understand the meaning of the word vacation? (Se os alunos responderem “No” Explique o que essa palavra significa, assim: vacation time is when you don’t go to school or work. For example: In July, we don’t go to school)
  • Depois de explicado o sentido da palavra Vacation, peça para os alunos relacionarem as imagens com os nomes das atividades. Faça assim: People are on vacation on the slide above. They are on a cruise ship. Can you guess the activities? Look at the pictures and the names of the activities. The activities are: Scuba diving, Try exotic food, Dance with friends, Enjoy the view.
  • Continue dialogando com a turma sobre a palavra Vacation. How do you spend your vacation? (os alunos podem dar respostas variadas), Do you usually travel by car? By bus? By plane? (os alunos devem escolher uma dessas opções, assim: I travel by plane), Would you like travelling by ship? ( os alunos podem responder: Yes! u No!)
  • Agora que os alunos já reconhecem o que cada atividade significa, peça para os alunos pronunciarem as novas expressões em voz alta. Repita com a turma em forma de coral. Enfatize as imagens apresentadas no slide.

Tempo sugerido: 19 minutos.

Propósito: Apresentar um vídeo com o trailer do filme Hotel Transilvânia sobre férias em um cruzeiro, a fim de que os alunos reconheçam atividades que podem ser feitas nas férias de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar atividades que podem ser feitas a partir de um vídeo do filme infantil Hotel Transilvânia 3. A página de onde foi extraído o material para esse input: trailler of Transilvania Hotel 3 está neste link. Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o texto, tente imprimi-lo.

Orientações: O input dessa aula será um trailler de um filme infantil disponível no link acima em que pessoas estão passando férias em um cruzeiro. No vídeo é possível perceber várias atividades comuns para quem está passando férias. Antes de mostrar o vídeo, contextualize o assunto a ser tratado. We are going to see a video about Dracula and his friends on vacation. This vacation is going to be on a ship. It’s possible to do many activities during a cruise ship. For example, we can Scuba dive, Try exotic food, Dance with friends, Enjoy the view, relax. Então introduza o vídeo para que os alunos possam assisti-lo a partir dessas perguntas: What is this video about? (Os alunos devem responder “Vacation time”). Em seguida, questione: Can you see a famous character in this video? (os alunos devem responder: Yes! It’s Dracula) / What can Dracula and his friends do on the cruise ship? (Os alunos podem responder scuba dive, enjoy the view, dance with friends, try exotic food, relax, etc) Explore mais o assunto e pergunte: Do you like your vacation time? (É bem provável que a maioria responda: Yes!), Which activities do you prefer? (as respostas podem variar: play sports, go to the pool, travel, visit friends etc). Agora introduza o assunto: Today we are going to watch a video about vacation time. Dracula and his friends are traveling by ship. This kind of ship is called a cruise ship.

Em seguida mostre o vídeo completo, pausando nas atividades estudadas e perguntando seus nomes para a turma. Elabore perguntas nas pausas indicadas, assim: 0:56 What activity can be done ? (os alunos devem responder: Scuba diving); 1:00 What activity can be done now? (os alunos devem responder: Try exotic food); 1:03 What activity can be done? os alunos devem responder: Enjoy the view!) 1:36 What activity can be done? (os alunos devem responder: dance), 1:38 What activity can be done? (os alunos devem responder: play volleyball) para desafiar os alunos a pensarem mais um pouco pergunte ainda nessa cena pausada: What is going to happen next? (The friends are going to dive. Para expandir a prática, pergunte para a turma: Do you like to swim/ dive? (os alunos devem responder Yes! / No!) É provável que a maioria da turma responda de modo afirmativo. O que possibilita a próxima pergunta: Where do you like to swim/dive? (os alunos podem responder: in the pool/ lake etc). Em seguida questione: What else do you like to do on vacation? (É esperado que os alunos pratiquem o que aprenderam na aula e respondam em relação às atividades praticadas).

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Interagir utilizando a língua inglesa para expressar atividades do cotidiano.

Expectativa: Os alunos devem interagir com seus colegas de classe por meio de um diálogo. Eles devem ler o diálogo e completar com informações disponibilizadas no slide.

Orientações:

  • Peça para a turma se organizar em forma de um grande círculo. O professor deve fornecer uma pequena bola que caiba nas mãos dos alunos ou qualquer outro objeto que seja de fácil manuseio. Os alunos deverão completar o diálogo do slide 6 a partir das imagens disponibilizadas no slide 5. O professor irá fazer brevemente uma explanação sobre os procedimentos dessa atividade. Assim, cada número corresponde a uma imagem, a qual deve ser completada com seu nome no diálogo. A proposta é que os alunos utilizem as expressões estudadas nessa aula.
  • Faça um modelo no quadro e peça para alguns alunos responderem oralmente sobre as imagens do slide 5. Modele com um aluno e faça assim: What do you do on vacation? (1) Ele deve responder parecido com: I try exotic food. Continue a exemplificação até a imagem 5.
  • Entregue uma cópia do diálogo do slide 6 para os alunos. Os alunos devem ter tempo para lerem individualmente seus textos e treiná-los. Os alunos devem preencher as lacunas do texto. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
  • Feito isso, explique que o objetivo continua sendo completar o diálogo com as atividades estudadas nessa aula. Para que a mesma torne-se mais desafiadora, entregue a bola para um dos alunos e avise que a mesma deve passar rapidamente de mão em mão. E cada vez que o professor disser: STOP! Que estiver com ela na mão deverá ler uma frase do diálogo. Depois que o aluno ler a frase, só poderá continuar a passar a bola quando o professor disser: GO ON!. Algumas frases do diálogo deverão ser lidas e completadas com as informações do slide 5. Proceda com os mesmos comandos após verificar a participação do aluno. O mesmo diálogo será lido várias vezes. Administre seu tempo em relação ao melhor aproveitamento dessa atividade. Se quiser deixá-la mais animada, coloque uma música em inglês bem agitada como som de fundo. Assim que a música parar, alguém deverá ler uma frase.
  • Após todas as frases do texto serem completadas e as expressões reconhecidas pelos alunos, peça para lerem em voz alta as palavras que colocaram nas lacunas. Esse é um momento importante de ampliação de vocabulário. Se tiver tempo, deixe-os agora em duplas. Cada componente da dupla lerá o diálogo, ora sendo o aluno A, ora o aluno B. Faça assim: Cada dupla inicia a dinâmica lendo o texto de maneira alternada (exchanging roles). É importante que o professor circule na turma e verifique se os alunos entenderam a proposta. Essa dinâmica segue até que cada componente da dupla participe pelo menos uma vez. Dê 10 minutos para essa dinâmica. Se precisar consultar a resolução dessa atividade clique aqui.

Propósito: Interagir utilizando a língua inglesa para expressar atividades do cotidiano.

Expectativa: Os alunos devem interagir com seus colegas de classe por meio de um diálogo. Eles devem ler o diálogo e completar com informações disponibilizadas no slide.

Orientações:

  • Peça para a turma se organizar em forma de um grande círculo. O professor deve fornecer uma pequena bola que caiba nas mãos dos alunos ou qualquer outro objeto que seja de fácil manuseio. Os alunos deverão completar o diálogo do slide 6 a partir das imagens disponibilizadas no slide 5. O professor irá fazer brevemente uma explanação sobre os procedimentos dessa atividade. Assim, cada número corresponde a uma imagem, a qual deve ser completada com seu nome no diálogo. A proposta é que os alunos utilizem as expressões estudadas nessa aula.
  • Faça um modelo no quadro e peça para alguns alunos responderem oralmente sobre as imagens do slide 5. Modele com um aluno e faça assim: What do you do on vacation? (1) Ele deve responder parecido com: I try exotic food. Continue a exemplificação até a imagem 5.
  • Entregue uma cópia do diálogo do slide 6 para os alunos. Os alunos devem ter tempo para lerem individualmente seus textos e treiná-los. Os alunos devem preencher as lacunas do texto. Dê 10 minutos para essa dinâmica.
  • Feito isso, explique que o objetivo continua sendo completar o diálogo com as atividades estudadas nessa aula. Para que a mesma torne-se mais desafiadora, entregue a bola para um dos alunos e avise que a mesma deve passar rapidamente de mão em mão. E cada vez que o professor disser: STOP! Que estiver com ela na mão deverá ler uma frase do diálogo. Depois que o aluno ler a frase, só poderá continuar a passar a bola quando o professor disser: GO ON!. Algumas frases do diálogo deverão ser lidas e completadas com as informações do slide 5. Proceda com os mesmos comandos após verificar a participação do aluno. O mesmo diálogo será lido várias vezes. Administre seu tempo em relação ao melhor aproveitamento dessa atividade. Se quiser deixá-la mais animada, coloque uma música em inglês bem agitada como som de fundo. Assim que a música parar, alguém deverá ler uma frase.
  • Após todas as frases do texto serem completadas e as expressões reconhecidas pelos alunos, peça para lerem em voz alta as palavras que colocaram nas lacunas. Esse é um momento importante de ampliação de vocabulário. Se tiver tempo, deixe-os agora em duplas. Cada componente da dupla lerá o diálogo, ora sendo o aluno A, ora o aluno B. Faça assim: Cada dupla inicia a dinâmica lendo o texto de maneira alternada (exchanging roles). É importante que o professor circule na turma e verifique se os alunos entenderam a proposta. Essa dinâmica segue até que cada componente da dupla participe pelo menos uma vez. Dê 10 minutos para essa dinâmica. Se precisar consultar a resolução dessa atividade clique aqui.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que participaram pouco da atividade de oralidade não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de interagir a partir de expressões do cotidiano expressas em um trailler de um filme infanto-juvenil sobre atividades feitas nas férias assim com o uso de expressões em inglês usadas no cotidiano escolar.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 5 novamente. Aponte para uma das imagens e peça que um dos alunos pronuncie o nome da atividade representada pela imagem como: What activity is this? (Ele deve dizer try exotic food, por exemplo), Do you do this when you travel? (Ele pode dizer Yes! Ou No!), continue perguntando sobre as outras imagens. Administre a quantidade de imagens de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: <Trailer of the movie Transylvania Hotel 3>
  2. OUTPUT: <Practicing conversation with the new expressions learnt.>



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Conversando sobre as férias

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes