13263
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Lendo com um propósito

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 13/11/2018
Código: ING7_06UND02

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Lendo com um propósito

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 3 planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Se a sua escola disponibilizar, deixe reservado o notebook e o projetor para a exibição do vídeo indicado no context. Imprima as atividades com antecedência, se decidir usá-las dessa maneira. Aproprie-se do vocabulário do vídeo e do texto.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Em inglês, cumprimente a turma.
  • Explique aos alunos qual o objetivo da aula: Today you’re going to select specific information in a text.
  • Projete este slide ou escreva este objetivo no quadro.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Assistir a um vídeo sobre cyberbullying para ativar o conhecimento prévio sobre o tema.

Expectativa: Que os alunos relembrem o que já sabem sobre cyberbullying. Não é esperado que entendam todo o vídeo. Caso julgue necessário, faça uma atividade de vocabulário antes da apresentação do mesmo.

Orientações:

  • Nesse momento, seus alunos assistirão a um vídeo que explica o que é cyberbullying. Para orientá-los, enquanto assistem ao vídeo, os alunos deverão, separados por equipe, encontrar a informação solicitada na pergunta que o grupo receber.
  • Entregue aleatoriamente as perguntas 1, 2, 3 e 4 para os alunos e, depois, explique: You are going to team up with the classmates who have the same question as you. Find them!
  • Quando os alunos estiverem agrupados, diga: You’re going to watch a video. Your goal is to answer your group’s question.
  • Peça aos alunos: With your group, read the question and discuss what information you have to find and how you can get it.
  • Diga aos alunos: Now, I’m going to play the video. Watch it with attention. I’ll play it only once.
  • Após apresentar o vídeo, solicite a cada grupo: It’s time to share the information your group has found! Group 1, read your question and your answer!
  • Anote as respostas de cada grupo no quadro e verifique com os alunos qual é o assunto abordado no vídeo.
  • Se você utilizou o plano de aula ING7_06UN01, você poderá retomar com os alunos o conceito de digital citizenship e questioná-los se a prática do cyberbullying é uma atitude que se enquadra no que eles identificaram como características de um cidadão digital.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Selecionar informação específica em um texto

Expectativa: Que os alunos encontrem informação específica no texto trabalhado.

Orientações:

  • Diga aos alunos: The video shows a big problem in the tech world, cyberbullying. It explains what this problem is and what to do to address it.
  • Peça aos alunos: Share with your group: Do you know how to help a person that is experiencing cyberbullying? Take notes about your ideas!
  • Deixe que os alunos conversem entre si por 5 minutos. Conte o tempo com ajuda de um timer ou seu relógio e avise a classe quando esse tempo chegar ao fim.
  • Retome a palavra pedindo a cada grupo: You’ve already discussed in group! Now, let’s share your ideas with the hole class! Group___, say one way to help victims of cyberbullying you’ve discussed. (Respostas esperadas dos alunos: pay attention if a person is sad or alone, talk to the person, report the police, ask for professional help)
  • Apresente o texto para a turma, assim: From now on, you’re going to read an article from Australia that describes how to support victims of cyberbullying.
  • Instrua-os: You are going to read the article twice. At the first moment, read it together just to check if your ideas are related to any tip presented by the article.
  • Entregue a cada grupo uma ou duas cópias do texto (você deve definir a quantidade de cópias pelo tamanho do grupo).
  • Você pode instruí-los sobre como realizar a leitura dando dicas baseadas em estratégias, como Focus your reading on transparent words! ou Pay attention to the subtitles.
  • Determine 5 minutos para a leitura inicial: You have 5 minutes to read the article and check the ideas.
  • Faça novamente a contagem do tempo e ao final dos 5 minutos estabelecidos retome a palavra solicitando aos grupos: Group ____, did you find in the text any idea related to yours? Could you share it with your classmates, please?
  • Diga: Now you’re going to read the text to find the specific information to answer some questions.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Encontrar informações específicas no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam encontrar informações específicas no texto respondendo a um questionário sobre ele.

Orientações:

  • Entregue um worksheet com as questões para cada grupo. O worksheet para impressão está disponível aqui. Se preferir, você pode escrever as perguntas no quadro e pedir aos alunos que as copiem no caderno.
  • Solicite aos alunos: Now you’re going to answer these questions in order to find the information asked. You have 10 minutes to complete the exercise.
  • Ao final dos dez minutos, solicite a cada grupo: Group ____ , can you answer question____, please?
  • Confira se há similaridade nas respostas dos grupos: Has any group given a different answer to question____?

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que se aprendeu na aula

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de sintetizar o que foi aprendido na aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: What have you learned today?
  • Espere as seguintes respostas: About cyberbullying; Find information in a text.
  • Peça a cada grupo: Tell me one thing you learned about cyberbullying.
  • Pergunte também: How can you find information in a text?
  • Finalize parabenizando os alunos por suas conquistas do dia: Congratulations, guys! You did a great job!

Contents

  1. INPUT:  Article about cyberbullying
  2. OUTPUT: Answer questions with information from the article.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI09) Selecionar em um texto a informação desejada como objetivo de leitura.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin Suzart

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes