13263
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Lendo com um propósito

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Lendo com um propósito

Plano 02 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 3 planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Se a sua escola disponibilizar, deixe reservado o notebook e o projetor para a exibição do vídeo indicado no context. Imprima as atividades com antecedência, se decidir usá-las dessa maneira. Aproprie-se do vocabulário do vídeo e do texto.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Em inglês, cumprimente a turma.
  • Explique aos alunos qual o objetivo da aula: Today you’re going to select specific information in a text.
  • Projete este slide ou escreva este objetivo no quadro.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Assistir a um vídeo sobre cyberbullying para ativar o conhecimento prévio sobre o tema.

Expectativa: Que os alunos relembrem o que já sabem sobre cyberbullying. Não é esperado que entendam todo o vídeo. Caso julgue necessário, faça uma atividade de vocabulário antes da apresentação do mesmo.

Orientações:

  • Nesse momento, seus alunos assistirão a um vídeo que explica o que é cyberbullying. Para orientá-los, enquanto assistem ao vídeo, os alunos deverão, separados por equipe, encontrar a informação solicitada na pergunta que o grupo receber.
  • Entregue aleatoriamente as perguntas 1, 2, 3 e 4 para os alunos e, depois, explique: You are going to team up with the classmates who have the same question as you. Find them!
  • Quando os alunos estiverem agrupados, diga: You’re going to watch a video. Your goal is to answer your group’s question.
  • Peça aos alunos: With your group, read the question and discuss what information you have to find and how you can get it.
  • Diga aos alunos: Now, I’m going to play the video. Watch it with attention. I’ll play it only once.
  • Após apresentar o vídeo, solicite a cada grupo: It’s time to share the information your group has found! Group 1, read your question and your answer!
  • Anote as respostas de cada grupo no quadro e verifique com os alunos qual é o assunto abordado no vídeo.
  • Se você utilizou o plano de aula ING7_06UN01, você poderá retomar com os alunos o conceito de digital citizenship e questioná-los se a prática do cyberbullying é uma atitude que se enquadra no que eles identificaram como características de um cidadão digital.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Selecionar informação específica em um texto

Expectativa: Que os alunos encontrem informação específica no texto trabalhado.

Orientações:

  • Diga aos alunos: The video shows a big problem in the tech world, cyberbullying. It explains what this problem is and what to do to address it.
  • Peça aos alunos: Share with your group: Do you know how to help a person that is experiencing cyberbullying? Take notes about your ideas!
  • Deixe que os alunos conversem entre si por 5 minutos. Conte o tempo com ajuda de um timer ou seu relógio e avise a classe quando esse tempo chegar ao fim.
  • Retome a palavra pedindo a cada grupo: You’ve already discussed in group! Now, let’s share your ideas with the hole class! Group___, say one way to help victims of cyberbullying you’ve discussed. (Respostas esperadas dos alunos: pay attention if a person is sad or alone, talk to the person, report the police, ask for professional help)
  • Apresente o texto para a turma, assim: From now on, you’re going to read an article from Australia that describes how to support victims of cyberbullying.
  • Instrua-os: You are going to read the article twice. At the first moment, read it together just to check if your ideas are related to any tip presented by the article.
  • Entregue a cada grupo uma ou duas cópias do texto (você deve definir a quantidade de cópias pelo tamanho do grupo).
  • Você pode instruí-los sobre como realizar a leitura dando dicas baseadas em estratégias, como Focus your reading on transparent words! ou Pay attention to the subtitles.
  • Determine 5 minutos para a leitura inicial: You have 5 minutes to read the article and check the ideas.
  • Faça novamente a contagem do tempo e ao final dos 5 minutos estabelecidos retome a palavra solicitando aos grupos: Group ____, did you find in the text any idea related to yours? Could you share it with your classmates, please?
  • Diga: Now you’re going to read the text to find the specific information to answer some questions.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Encontrar informações específicas no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam encontrar informações específicas no texto respondendo a um questionário sobre ele.

Orientações:

  • Entregue um worksheet com as questões para cada grupo. O worksheet para impressão está disponível aqui. Se preferir, você pode escrever as perguntas no quadro e pedir aos alunos que as copiem no caderno.
  • Solicite aos alunos: Now you’re going to answer these questions in order to find the information asked. You have 10 minutes to complete the exercise.
  • Ao final dos dez minutos, solicite a cada grupo: Group ____ , can you answer question____, please?
  • Confira se há similaridade nas respostas dos grupos: Has any group given a different answer to question____?

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que se aprendeu na aula

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de sintetizar o que foi aprendido na aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: What have you learned today?
  • Espere as seguintes respostas: About cyberbullying; Find information in a text.
  • Peça a cada grupo: Tell me one thing you learned about cyberbullying.
  • Pergunte também: How can you find information in a text?
  • Finalize parabenizando os alunos por suas conquistas do dia: Congratulations, guys! You did a great job!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 3 planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Se a sua escola disponibilizar, deixe reservado o notebook e o projetor para a exibição do vídeo indicado no context. Imprima as atividades com antecedência, se decidir usá-las dessa maneira. Aproprie-se do vocabulário do vídeo e do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Em inglês, cumprimente a turma.
  • Explique aos alunos qual o objetivo da aula: Today you’re going to select specific information in a text.
  • Projete este slide ou escreva este objetivo no quadro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Assistir a um vídeo sobre cyberbullying para ativar o conhecimento prévio sobre o tema.

Expectativa: Que os alunos relembrem o que já sabem sobre cyberbullying. Não é esperado que entendam todo o vídeo. Caso julgue necessário, faça uma atividade de vocabulário antes da apresentação do mesmo.

Orientações:

  • Nesse momento, seus alunos assistirão a um vídeo que explica o que é cyberbullying. Para orientá-los, enquanto assistem ao vídeo, os alunos deverão, separados por equipe, encontrar a informação solicitada na pergunta que o grupo receber.
  • Entregue aleatoriamente as perguntas 1, 2, 3 e 4 para os alunos e, depois, explique: You are going to team up with the classmates who have the same question as you. Find them!
  • Quando os alunos estiverem agrupados, diga: You’re going to watch a video. Your goal is to answer your group’s question.
  • Peça aos alunos: With your group, read the question and discuss what information you have to find and how you can get it.
  • Diga aos alunos: Now, I’m going to play the video. Watch it with attention. I’ll play it only once.
  • Após apresentar o vídeo, solicite a cada grupo: It’s time to share the information your group has found! Group 1, read your question and your answer!
  • Anote as respostas de cada grupo no quadro e verifique com os alunos qual é o assunto abordado no vídeo.
  • Se você utilizou o plano de aula ING7_06UN01, você poderá retomar com os alunos o conceito de digital citizenship e questioná-los se a prática do cyberbullying é uma atitude que se enquadra no que eles identificaram como características de um cidadão digital.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Selecionar informação específica em um texto

Expectativa: Que os alunos encontrem informação específica no texto trabalhado.

Orientações:

  • Diga aos alunos: The video shows a big problem in the tech world, cyberbullying. It explains what this problem is and what to do to address it.
  • Peça aos alunos: Share with your group: Do you know how to help a person that is experiencing cyberbullying? Take notes about your ideas!
  • Deixe que os alunos conversem entre si por 5 minutos. Conte o tempo com ajuda de um timer ou seu relógio e avise a classe quando esse tempo chegar ao fim.
  • Retome a palavra pedindo a cada grupo: You’ve already discussed in group! Now, let’s share your ideas with the hole class! Group___, say one way to help victims of cyberbullying you’ve discussed. (Respostas esperadas dos alunos: pay attention if a person is sad or alone, talk to the person, report the police, ask for professional help)
  • Apresente o texto para a turma, assim: From now on, you’re going to read an article from Australia that describes how to support victims of cyberbullying.
  • Instrua-os: You are going to read the article twice. At the first moment, read it together just to check if your ideas are related to any tip presented by the article.
  • Entregue a cada grupo uma ou duas cópias do texto (você deve definir a quantidade de cópias pelo tamanho do grupo).
  • Você pode instruí-los sobre como realizar a leitura dando dicas baseadas em estratégias, como Focus your reading on transparent words! ou Pay attention to the subtitles.
  • Determine 5 minutos para a leitura inicial: You have 5 minutes to read the article and check the ideas.
  • Faça novamente a contagem do tempo e ao final dos 5 minutos estabelecidos retome a palavra solicitando aos grupos: Group ____, did you find in the text any idea related to yours? Could you share it with your classmates, please?
  • Diga: Now you’re going to read the text to find the specific information to answer some questions.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Encontrar informações específicas no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam encontrar informações específicas no texto respondendo a um questionário sobre ele.

Orientações:

  • Entregue um worksheet com as questões para cada grupo. O worksheet para impressão está disponível aqui. Se preferir, você pode escrever as perguntas no quadro e pedir aos alunos que as copiem no caderno.
  • Solicite aos alunos: Now you’re going to answer these questions in order to find the information asked. You have 10 minutes to complete the exercise.
  • Ao final dos dez minutos, solicite a cada grupo: Group ____ , can you answer question____, please?
  • Confira se há similaridade nas respostas dos grupos: Has any group given a different answer to question____?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que se aprendeu na aula

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de sintetizar o que foi aprendido na aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: What have you learned today?
  • Espere as seguintes respostas: About cyberbullying; Find information in a text.
  • Peça a cada grupo: Tell me one thing you learned about cyberbullying.
  • Pergunte também: How can you find information in a text?
  • Finalize parabenizando os alunos por suas conquistas do dia: Congratulations, guys! You did a great job!

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 7º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 7º ano:

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano