Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Envie o formulário disponível aqui, com a adaptação da atividade do context, e inicie o encontro síncrono verificando se os alunos conseguiram realizá-la. Pergunte também se eles já vivenciaram o cyberbullying, e peça algumas sugestões de como enfrentar o problema.
Input
No encontro síncrono, acesse e compartilhe na tela o site com o texto a ser trabalhado. Diga aos alunos: From now on, you’re going to read an article from Australia that describes how to support victims of cyberbullying. Envie o link do artigo disponível aqui via chat, e peça aos alunos que o acessem. Instrua-os a ler o artigo buscando as formas de suporte para vítimas de cyberbullying apontadas. Após a leitura, pergunte aos alunos quais formas encontraram e siga as orientações propostas no plano original. Substitua a discussão em grupo por perguntas direcionadas a alguns alunos. Compartilhe na tela os resultados e peça aos alunos que identifiquem as palavras transparentes e a informação específica solicitada (siga as orientações originais).
Output
Instrua os alunos a, em momento posterior a aula, reler o texto e realizar a atividade que você enviará. Envie essa atividade aos alunos, via e-mail, WhatsApp ou Google Classroom. Determine um prazo para a devolutiva ou verifique a realização da tarefa no próximo encontro síncrono.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Se possível, envie aos pais o link com dicas para orientarem seus filhos sobre o Cyberbullying. Proponha um tempo em família debatendo a questão.