11986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Lendo com um propósito

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Lendo com um propósito

Plano 01 de 7 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Esse plano é parte de uma sequência de 3 abordando estratégias de leitura para o desenvolvimento da Habilidade EF07LI09 da BNCC. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Para esta aula, os estudantes precisarão de cartolina, canetas hidrográficas, fita adesiva. Providencie todo o material com antecedência.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Cumprimente a turma em inglês e apresente o slide com o objetivo da aula.

2- Explique aos estudantes: Today we’re going to learn how to select specific information in a text

3- Se você não tiver acesso a um projetor para apresentar o slide, você pode escrever o objetivo no quadro.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (para os dois slides de context)

Expectativa: Que os alunos, através do seu conhecimento prévio, compreendam o sentido da palavra CITIZENSHIP. Esta compreensão os ajudará no entendimento do texto que será usado no INPUT.

Orientações:

  • Após cumprimentar a classe e explicar o objetivo da aula, diga aos estudantes: Now, I want you to figure out the subject of the text we’re going to read today! I will show some pictures to help you identify it, ok?
  • Projete o slide acima para os alunos. Peça que eles observem as imagens e identifiquem o que há de comum nelas. Fale assim: Please, look at these images carefully. What do they have in common? What attitudes do they show? O esperado é que os alunos respondam com frases incompletas ou palavras soltas. Isso porque estamos partindo do pressuposto que a palavra “citizenship” ainda não faça parte do vocabulário deles.
  • Assim que os alunos chegarem a essa conclusão, diga: “Yes, you’ve got it! Cidadania in English is CITIZENSHIP” e apresente o próximo slide com a escrita da palavra em inglês.

Se você não tiver acesso a um projetor, você pode imprimir/ recortar de revistas/ desenhar imagens similares às apresentadas no slide e mostrá-las para a turma. Pode também escrever a palavra CITIZENSHIP no quadro quando for apresentá-la aos alunos.

Context select-down

Slide Plano Aula

(ver comentários do slide anterior para detalhamento)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Ler o texto para encontrar uma informação solicitada.

Expectativa: Que sejam capazes de encontrar informações no texto.

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno. Você também pode projetar o texto, se preferir.
  • Explique aos estudantes sobre o gênero do texto. Assim: The text is a poster, a textual genre with the purpose of presenting information about something. The poster must be written using short, clear, simple sentences, and images that clarify the message.
  • Instrua os alunos: The first thing you are going to do is to pay attention to the title
  • Solicite aos estudantes: Everybody, please, read the poster’s title aloud. (Eles devem ler: The new digital citizenship).
  • Pergunte: What do you understand when you read DIGITAL CITIZENSHIP? What does the word DIGITAL mean? Espera-se que a resposta seja traduzida: “cidadania digital”
  • Diga, enquanto escreve no quadro um brainstorm com as palavras DIGITAL CITIZENSHIP: Great! Please, give me the words that come to your mind when you think about DIGITAL CITIZENSHIP. Você irá escrever as palavras citadas pelos alunos no quadro.
  • Agora, explique aos alunos: Now, you’re going to look for transparent words in the text!
  • Caso você ainda não tenha trabalhado com palavras transparentes, explique o que são: They are words that have the same or similar spelling and meaning of a word in Portuguese.
  • Se julgar necessário, avalie se os alunos compreenderam o que explicou anteriormente: Give me some examples of transparent words, please. (Espera-se que eles se lembrem de palavras como chocolate, family, hamburger, garage, sandwich.) Essas palavras não devem ser escritas no quadro. Se você pedir os exemplos, será apenas para saber se os alunos compreenderam o significado de transparent words.
  • Oriente os alunos a procurar no texto por palavras transparentes, assim: That’s right! Now you have 5 minutes to identify the transparent words in the text.
  • Quando completar o tempo estabelecido, peça que os alunos digam as palavras transparentes que encontraram e as escreva no quadro ao lado do brainstorm. Diga: Tell me the transparent words you found in the text! I’ll write them on the board. Espera-se que eles citem: digital - conscientiously - empathy - agent - technology - social - problems - influences - societal - norms - media - access - communicates - authentic - collaborates - questions - critical - students - identity - protect - respects - intellectual - important - future - permanence - decision.
  • Peça que eles leiam os dois esquemas a fim de encontrar palavras semelhantes entre eles. Oriente-os a perceber o assunto do texto através das ideias iniciais do brainstorm associadas às palavras extraídas do texto.
  • Informe aos alunos: Now, you will work individually. Read the text silently and find the following information: What are the characteristics of a digital citizen? Você pode escrever a pergunta no quadro como orientação para o aluno.
  • Estipule o tempo de leitura em 10 minutos. Se algum aluno terminar antes desse tempo, você pode solicitar que registrem no caderno as informações encontradas.
  • As informações que os alunos precisam registrar são: learners - empathy - helper - make the world a better place - use their technology power conscientiously. É possível que apareçam outras, a depender da competência do aluno na língua inglesa.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: registrar as informações selecionadas do texto estudado

Expectativa: que os estudantes sejam capazes de registrar a (s) informação (ões) extraídas do texto estudado elaborando um poster.

Orientações:

Para esta atividade, usaremos a técnica THINK-PAIR-SHARE.

  • THINK: Peça aos alunos: Now, you’re going to write the information you identified on your notebooks.
  • PAIR: Em seguida, instrua os estudantes: Find a partner and compare what you wrote in your notebook with what he/she wrote. After that you will, together, make a poster with the title: DIGITAL CITIZEN CHARACTERISTICS.
  • Entregue a cada dupla uma cartolina e instrua os alunos a pensarem o layout do cartaz seguindo o que foi dito sobre este gênero no início da aula.
  • SHARE: indique duas ou três duplas para compartilhar seus cartazes. Pergunte ao restante da turma: Did you find the same information?
  • Exponha os cartazes na classe. Ou, se houver um na sua escola, no laboratório de informática.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Organizar o que os estudantes aprenderam na aula

Expectativa: que os estudantes identifiquem o que aprenderam na aula

Orientações:

  • Termine a aula revisando com a turma os pontos apresentados no slide. Você pode anotar no quadro e perguntar aos alunos: What have you learned today?
  • Se preferir, mostre o slide e explore as perguntas nele apresentadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Esse plano é parte de uma sequência de 3 abordando estratégias de leitura para o desenvolvimento da Habilidade EF07LI09 da BNCC. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Para esta aula, os estudantes precisarão de cartolina, canetas hidrográficas, fita adesiva. Providencie todo o material com antecedência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Cumprimente a turma em inglês e apresente o slide com o objetivo da aula.

2- Explique aos estudantes: Today we’re going to learn how to select specific information in a text

3- Se você não tiver acesso a um projetor para apresentar o slide, você pode escrever o objetivo no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (para os dois slides de context)

Expectativa: Que os alunos, através do seu conhecimento prévio, compreendam o sentido da palavra CITIZENSHIP. Esta compreensão os ajudará no entendimento do texto que será usado no INPUT.

Orientações:

  • Após cumprimentar a classe e explicar o objetivo da aula, diga aos estudantes: Now, I want you to figure out the subject of the text we’re going to read today! I will show some pictures to help you identify it, ok?
  • Projete o slide acima para os alunos. Peça que eles observem as imagens e identifiquem o que há de comum nelas. Fale assim: Please, look at these images carefully. What do they have in common? What attitudes do they show? O esperado é que os alunos respondam com frases incompletas ou palavras soltas. Isso porque estamos partindo do pressuposto que a palavra “citizenship” ainda não faça parte do vocabulário deles.
  • Assim que os alunos chegarem a essa conclusão, diga: “Yes, you’ve got it! Cidadania in English is CITIZENSHIP” e apresente o próximo slide com a escrita da palavra em inglês.

Se você não tiver acesso a um projetor, você pode imprimir/ recortar de revistas/ desenhar imagens similares às apresentadas no slide e mostrá-las para a turma. Pode também escrever a palavra CITIZENSHIP no quadro quando for apresentá-la aos alunos.

Slide Plano Aula

(ver comentários do slide anterior para detalhamento)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Ler o texto para encontrar uma informação solicitada.

Expectativa: Que sejam capazes de encontrar informações no texto.

Orientações:

  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno. Você também pode projetar o texto, se preferir.
  • Explique aos estudantes sobre o gênero do texto. Assim: The text is a poster, a textual genre with the purpose of presenting information about something. The poster must be written using short, clear, simple sentences, and images that clarify the message.
  • Instrua os alunos: The first thing you are going to do is to pay attention to the title
  • Solicite aos estudantes: Everybody, please, read the poster’s title aloud. (Eles devem ler: The new digital citizenship).
  • Pergunte: What do you understand when you read DIGITAL CITIZENSHIP? What does the word DIGITAL mean? Espera-se que a resposta seja traduzida: “cidadania digital”
  • Diga, enquanto escreve no quadro um brainstorm com as palavras DIGITAL CITIZENSHIP: Great! Please, give me the words that come to your mind when you think about DIGITAL CITIZENSHIP. Você irá escrever as palavras citadas pelos alunos no quadro.
  • Agora, explique aos alunos: Now, you’re going to look for transparent words in the text!
  • Caso você ainda não tenha trabalhado com palavras transparentes, explique o que são: They are words that have the same or similar spelling and meaning of a word in Portuguese.
  • Se julgar necessário, avalie se os alunos compreenderam o que explicou anteriormente: Give me some examples of transparent words, please. (Espera-se que eles se lembrem de palavras como chocolate, family, hamburger, garage, sandwich.) Essas palavras não devem ser escritas no quadro. Se você pedir os exemplos, será apenas para saber se os alunos compreenderam o significado de transparent words.
  • Oriente os alunos a procurar no texto por palavras transparentes, assim: That’s right! Now you have 5 minutes to identify the transparent words in the text.
  • Quando completar o tempo estabelecido, peça que os alunos digam as palavras transparentes que encontraram e as escreva no quadro ao lado do brainstorm. Diga: Tell me the transparent words you found in the text! I’ll write them on the board. Espera-se que eles citem: digital - conscientiously - empathy - agent - technology - social - problems - influences - societal - norms - media - access - communicates - authentic - collaborates - questions - critical - students - identity - protect - respects - intellectual - important - future - permanence - decision.
  • Peça que eles leiam os dois esquemas a fim de encontrar palavras semelhantes entre eles. Oriente-os a perceber o assunto do texto através das ideias iniciais do brainstorm associadas às palavras extraídas do texto.
  • Informe aos alunos: Now, you will work individually. Read the text silently and find the following information: What are the characteristics of a digital citizen? Você pode escrever a pergunta no quadro como orientação para o aluno.
  • Estipule o tempo de leitura em 10 minutos. Se algum aluno terminar antes desse tempo, você pode solicitar que registrem no caderno as informações encontradas.
  • As informações que os alunos precisam registrar são: learners - empathy - helper - make the world a better place - use their technology power conscientiously. É possível que apareçam outras, a depender da competência do aluno na língua inglesa.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: registrar as informações selecionadas do texto estudado

Expectativa: que os estudantes sejam capazes de registrar a (s) informação (ões) extraídas do texto estudado elaborando um poster.

Orientações:

Para esta atividade, usaremos a técnica THINK-PAIR-SHARE.

  • THINK: Peça aos alunos: Now, you’re going to write the information you identified on your notebooks.
  • PAIR: Em seguida, instrua os estudantes: Find a partner and compare what you wrote in your notebook with what he/she wrote. After that you will, together, make a poster with the title: DIGITAL CITIZEN CHARACTERISTICS.
  • Entregue a cada dupla uma cartolina e instrua os alunos a pensarem o layout do cartaz seguindo o que foi dito sobre este gênero no início da aula.
  • SHARE: indique duas ou três duplas para compartilhar seus cartazes. Pergunte ao restante da turma: Did you find the same information?
  • Exponha os cartazes na classe. Ou, se houver um na sua escola, no laboratório de informática.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Organizar o que os estudantes aprenderam na aula

Expectativa: que os estudantes identifiquem o que aprenderam na aula

Orientações:

  • Termine a aula revisando com a turma os pontos apresentados no slide. Você pode anotar no quadro e perguntar aos alunos: What have you learned today?
  • Se preferir, mostre o slide e explore as perguntas nele apresentadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 7º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 7º ano:

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

7º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano