Plano de aula: Atitudes e disposições favoráveis do leitor

Plano 1 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies I (news and informative texts)

Preparação para a aula:

• Reserve com antecedência o projetor da sua escola e verifique a conexão da internet para exibição do vídeo indicado no context. Se não for usar o vídeo, leve o alimento para a dramatização.
  • Imprima a quantidade necessária dos textos 1 e 2 indicados no input.

Context

Orientações:

• Diga aos alunos que eles irão assistir a um vÍdeo e devem descobrir qual é o tema abordado. Assim: You’re going to watch a video now. Your goal is to discover what this video is about!
  • Projete o vídeo até 1 minuto e 24 segundos e depois o pause. Pergunte aos alunos: What is this video about? (Respostas esperadas: If we can or cannot eat food that fell on the floor - eat food that we dropped on the floor - if it’s right to eat food that fell on the floor - the 5-second rule)
  • Continue: You did a good job! But what do you think about it? Is it right to eat a food that fell on the floor? Se a sua turma for menos participativa, você pode fazer estas perguntas para alunos específicos. (Espera-se respostas variadas, tais como: Yes, it’s right! - No, it’s not right! - It depends!)
  • Pergunte aos alunos: Have you ever heard about the “5-second rule”? ( Respostas esperadas: No! - Yes! - Someone in my family always says we can eat the food if we take it before 5 seconds) Se algum aluno disser que não sabe o que é a “5-second rule”, peça ao colega que sabe que o explique. Caso o(s) aluno(s) continue(m) sem entender, você pode encenar a situação para que compreendam. (Essa regra diz que você pode comer um alimento que caiu no chão se pegá-lo em até 5 segundos.)
  • Caso sua escola não tenha projetor ou um bom servidor de internet e não seja possível apresentar o vídeo, leve um alimento (biscoito, fruta, bala) para a sala e dramatize a situação para os seus alunos!