Plano de Aula
Plano de aula: Atitudes e disposições favoráveis do leitor
Plano 1 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies I (news and informative texts)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Reserve com antecedência o projetor da sua escola e verifique a conexão da internet para exibição do vídeo indicado no context. Se não for usar o vídeo, leve o alimento para a dramatização.
- Imprima a quantidade necessária dos textos 1 e 2 indicados no input.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles irão assistir a um vÍdeo e devem descobrir qual é o tema abordado. Assim: You’re going to watch a video now. Your goal is to discover what this video is about!
- Projete o vídeo até 1 minuto e 24 segundos e depois o pause. Pergunte aos alunos: What is this video about? (Respostas esperadas: If we can or cannot eat food that fell on the floor - eat food that we dropped on the floor - if it’s right to eat food that fell on the floor - the 5-second rule)
- Continue: You did a good job! But what do you think about it? Is it right to eat a food that fell on the floor? Se a sua turma for menos participativa, você pode fazer estas perguntas para alunos específicos. (Espera-se respostas variadas, tais como: Yes, it’s right! - No, it’s not right! - It depends!)
- Pergunte aos alunos: Have you ever heard about the “5-second rule”? ( Respostas esperadas: No! - Yes! - Someone in my family always says we can eat the food if we take it before 5 seconds) Se algum aluno disser que não sabe o que é a “5-second rule”, peça ao colega que sabe que o explique. Caso o(s) aluno(s) continue(m) sem entender, você pode encenar a situação para que compreendam. (Essa regra diz que você pode comer um alimento que caiu no chão se pegá-lo em até 5 segundos.)
- Caso sua escola não tenha projetor ou um bom servidor de internet e não seja possível apresentar o vídeo, leve um alimento (biscoito, fruta, bala) para a sala e dramatize a situação para os seus alunos!
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO