Plano de aula: Estudar através de textos em inglês em meios digitais

Plano 5 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Listening to news

Sobre esta aula: Esta aula é o terceiro plano de uma série de 3 sobre estudo e pesquisa online com textos em inglês. Fica a seu critério usá-los em conjunto ou articulados. Neste primeiro plano o aluno aprenderá a identificar sites confiáveis para uma pesquisa, no segundo, como tomar notas (fazer fichamento) das informações relevantes e no terceiro, como expor o resultado de uma pesquisa em um pôster.

Preparação para a aula:

Verifique se terá internet, projetor e computador disponíveis. Caso contrário, imprima os textos utilizados no input e os slides do plano.

Context

Propósito: trazer um tema do universo dos alunos - os video games - para que seja criada a necessidade de fazer uma pesquisa, que será desenvolvida ao longo do plano.

Orientações:

• Cumprimente a sua turma e, em seguida, mostre o slide para a classe (projetado, em cópia impressa ou traga uma imagem semelhante ) e pergunte: What do you think is this boy doing? Espera-se que os alunos respondam: He is playing a game. Continue: That’s it! Games are very popular among kids and adolescents, aren’t they? Do you like to play video games? Aguarde as respostas. Caso algum aluno diga ‘yes’ pergunte: What’s your favorite game? E também: How does it work?
  • Diga aos alunos: Let’s suppose your parents were worried about the effects of playing video game in your life. They are constantly saying that video games have negative effects in your brain and you have to avoid playing them. What would you do to convince your parents? How could you prove to your parents that video games aren’t too dangerous? Espera-se que algum aluno responda: Doing a research.