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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Diferenças entre números racionais e irracionais

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre comparar e compreender as diferenças entre os números racionais e os irracionais.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

Autora: Maria Bernadete Estradioto

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNC

EF09MA01; EF09MA02

Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

Objetivos específicos

Comparar e compreender as diferenças entre os números racionais e os irracionais.

Conceito-chave

Diferença entre os números racionais e irracionais.

Recursos necessários

Projetor ou impressão dos exercícios.

Pré-conhecimento da turma

  • Números naturais e números inteiros
  • Números racionais e dízima periódica

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: o objetivo é retomar os números racionais para em seguida fazer as comparações entre os racionais e irracionais através de perguntas e respostas, e assim os alunos estarem prontos para distinguir um do outro.

Propósito: apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.

Formando grupos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: formar grupos de 5 alunos. Orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles, e também com você, professor, seja favorecida. Observação: as cores são meramente ilustrativas.

Propósito: Dividir os alunos em grupos.

Discuta com a turma: O professor deve mencionar as regras abaixo aos alunos:

  • Todos os grupos, antes de dar a resposta, devem conversar entre seus integrantes.
  • Vocês podem questionar a resposta das outras equipes, fazendo perguntas sobre o que não foi compreendido.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Retomada. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Cada equipe escolhe um representante para dar as respostas no quadro. Em seguida, você, professor(a), junto com os alunos confirmam as respostas.

  • Para cada pergunta um aluno escolhido pela equipe deve ir ao quadro, fazendo revezamento.
  • Pedir aos alunos que classifiquem os números que pertencem a mais de um conjunto, citando todos. Por exemplo: número 1 pertence ao conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais.

Propósito: Revisar os conjuntos numéricos já conhecidos.

Discuta com a turma:

  • Ao final da atividade, comentar que até aqui fizemos uma breve retomada de conteúdo envolvendo os conjuntos numéricos já conhecidos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O quadro negro deve estar dividido em número equivalente a quantidade de equipes. Enquanto o aluno estiver no quadro colocando as respostas, sua equipe poderá auxiliá-lo.

Propósito: Organização dos grupos para dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se todas as equipes já elegeram o primeiro representante para ir ao quadro.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: ?, 2/7 e 5/9 são dízimas periódicas que pertencem aos conjuntos dos racionais e reais.

Propósito: escrever um número racional na forma decimal e perceber que o resultado será uma dízima periódica.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que eles perceberam na escrita dos números na forma decimal. Oriente a descoberta a partir da fala dos alunos.

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Raiz quadrada de 5 é um número irracional, pois não podemos representar em forma fracionária e resulta em um número decimal infinito e não periódico, que pertence aos conjuntos dos irracionais e reais.

Propósito: Escrever um número irracional na forma decimal e perceber que o resultado será uma dízima não-periódica.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que eles perceberam na escrita do número na forma decimal. Oriente a descoberta a partir da fala dos alunos.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Observamos que as frações são números racionais e a raiz de 5 é um número irracional. Mesmo todos os resultados sendo números decimais infinitos, os racionais tem período e os irracionais não tem.

Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use a atividade complementar.

Propósito: Usar a comparação como processo importante para que os alunos entendam as diferenças entre os números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Oriente sobre as diferenças a partir da fala dos alunos.

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Desafio');">Desafio

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Solução do Desafio');">Solução do Desafio

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Usar a comparação como processo importante para que os alunos entendam as diferenças entre os números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre as diferenças entre os números racionais e irracionais.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: A comparação sendo instrumento para se entender as diferenças entre os números racionais e irracionais.

Propósito: Avaliar o aprendizado da aula.

Discuta com a turma:

  • As diferenças entre os números racionais e irracionais.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: o objetivo é retomar os números racionais para em seguida fazer as comparações entre os racionais e irracionais através de perguntas e respostas, e assim os alunos estarem prontos para distinguir um do outro.

Propósito: apresentar o objetivo da aula aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O objetivo da aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de autores NOVA ESCOLA

    Autora: Maria Bernadete Estradioto

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNC

    EF09MA01; EF09MA02

    Ampliação dos campos numéricos: números reais (a necessidade de medir qualquer segmento de reta: números irracionais e seu significado; representação na reta numerada).

    Objetivos específicos

    Comparar e compreender as diferenças entre os números racionais e os irracionais.

    Conceito-chave

    Diferença entre os números racionais e irracionais.

    Recursos necessários

    Projetor ou impressão dos exercícios.

    Pré-conhecimento da turma

    • Números naturais e números inteiros
    • Números racionais e dízima periódica
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: formar grupos de 5 alunos. Orientar os grupos a se posicionarem de forma que a possibilidade de interação entre eles, e também com você, professor, seja favorecida. Observação: as cores são meramente ilustrativas.

Propósito: Dividir os alunos em grupos.

Discuta com a turma: O professor deve mencionar as regras abaixo aos alunos:

  • Todos os grupos, antes de dar a resposta, devem conversar entre seus integrantes.
  • Vocês podem questionar a resposta das outras equipes, fazendo perguntas sobre o que não foi compreendido.

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Cada equipe escolhe um representante para dar as respostas no quadro. Em seguida, você, professor(a), junto com os alunos confirmam as respostas.

  • Para cada pergunta um aluno escolhido pela equipe deve ir ao quadro, fazendo revezamento.
  • Pedir aos alunos que classifiquem os números que pertencem a mais de um conjunto, citando todos. Por exemplo: número 1 pertence ao conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais.

Propósito: Revisar os conjuntos numéricos já conhecidos.

Discuta com a turma:

  • Ao final da atividade, comentar que até aqui fizemos uma breve retomada de conteúdo envolvendo os conjuntos numéricos já conhecidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: O quadro negro deve estar dividido em número equivalente a quantidade de equipes. Enquanto o aluno estiver no quadro colocando as respostas, sua equipe poderá auxiliá-lo.

Propósito: Organização dos grupos para dar início à atividade.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se todas as equipes já elegeram o primeiro representante para ir ao quadro.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: ?, 2/7 e 5/9 são dízimas periódicas que pertencem aos conjuntos dos racionais e reais.

Propósito: escrever um número racional na forma decimal e perceber que o resultado será uma dízima periódica.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que eles perceberam na escrita dos números na forma decimal. Oriente a descoberta a partir da fala dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Raiz quadrada de 5 é um número irracional, pois não podemos representar em forma fracionária e resulta em um número decimal infinito e não periódico, que pertence aos conjuntos dos irracionais e reais.

Propósito: Escrever um número irracional na forma decimal e perceber que o resultado será uma dízima não-periódica.

Discuta com a turma:

  • Pergunte o que eles perceberam na escrita do número na forma decimal. Oriente a descoberta a partir da fala dos alunos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Observamos que as frações são números racionais e a raiz de 5 é um número irracional. Mesmo todos os resultados sendo números decimais infinitos, os racionais tem período e os irracionais não tem.

Se achar que ainda há tempo hábil para mais uma atividade, a sugestão é que use a atividade complementar.

Propósito: Usar a comparação como processo importante para que os alunos entendam as diferenças entre os números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Oriente sobre as diferenças a partir da fala dos alunos.

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Desafio');">Desafio

Aquecimento " target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações |Solução do Desafio');">Solução do Desafio

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as dúvidas mais frequentes.

Propósito: Usar a comparação como processo importante para que os alunos entendam as diferenças entre os números racionais e irracionais.

Discuta com a turma:

  • Pergunte se ainda há alguma dúvida sobre as diferenças entre os números racionais e irracionais.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: A comparação sendo instrumento para se entender as diferenças entre os números racionais e irracionais.

Propósito: Avaliar o aprendizado da aula.

Discuta com a turma:

  • As diferenças entre os números racionais e irracionais.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

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