Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Três galões de água de 20 litros cortados longitudinalmente preservando o bocal e o fundo, para fazer uma amostra para turma. Se preferir, cada pequeno grupo pode fazer sua própria amostra, nesse caso são necessários três garrafas pets de dois litros cortadas longitudinalmente, preservando o bocal e o fundo, para cada grupo de três a cinco estudantes. Para cada garrafa pet, providencie um recipiente transparente para para coleta e observação da água: pode ser um becker, outra garrafa pet ou materiais semelhantes. Amostra de solo, solo com cobertura vegetal (grama, galhos ou folhas secas), pedras, cascalho, água e regador.
*Observe a imagem no slide “Mão na massa”, que representa a amostra.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes sabem sobre o assunto. Faça questionamentos do tipo: O que é erosão do solo? Quais tipos existem? Você já observou esse fenômeno? Em que situação?
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente a reportagem para a turma (disponivel em https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/temporal-provoca-deslizamento-deixa-dois-feridos-e-muitos-estragos-na-grande-bh-1.604350) ou selecione uma que apresente um deslizamento na região em que a escola está situada. Motive uma breve discussão sobre as possíveis causas e consequências de um deslizamento.
Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/erosao-do-solo
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-provoca-os-deslizamentos-de-terra/
Contexto
Orientações: Conclua o breve debate com a leitura do slide.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a questão disparadora para a turma.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Se tiver pedido que os estudantes trouxessem as amostras de casa, auxilie-os a organizá-las. Caso as amostras sejam coletadas na escola, organize a turma para fazer a coleta. Diga aos alunos para pegar apenas a quantidade necessária para preencher a garrafa pet ou galão de água.
Mão na massa
Orientações: Organize a turma de acordo com a escolha de observação da amostra, em pequenos grupos, ou em uma grande roda. Posicione as garrafas inclinadas, de forma que a água escorra facilmente pelo bocal.
Auxilie os estudantes a observar a coloração e a textura da água que escoa em cada amostra. Espera-se que a cobertura vegetal evite o processo de erosão do solo, deixando a água mais clara. No entanto, na amostra em que há apenas solo, haverá grande quantidade de terra diluída na água escoada. Logo após as observações, oriente os estudantes a registrar conclusões nos cadernos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Promova uma breve discussão para que os estudantes possam compartilhar, observações, hipóteses e justificativas para elas. É bastante provável que eles percebam a importância da vegetação para evitar a erosão do solo. Sistematize a conclusão com auxílio do esquema apresentado. Reforce a necessidade de preservação da vegetação e motive a turma a refletir sobre possíveis ações de preservação.
Para saber mais, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-vegetacao-clima-solo.htm
http://jararaca.ufsm.br/websites/deaer/download/VIVIEN/Texto06/exartigorevisao.pdf