13077
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Cobertura vegetal e erosão do solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Cobertura vegetal e erosão do solo

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Três galões de água de 20 litros cortados longitudinalmente preservando o bocal e o fundo, para fazer uma amostra para turma. Se preferir, cada pequeno grupo pode fazer sua própria amostra, nesse caso são necessários três garrafas pets de dois litros cortadas longitudinalmente, preservando o bocal e o fundo, para cada grupo de três a cinco estudantes. Para cada garrafa pet, providencie um recipiente transparente para para coleta e observação da água: pode ser um becker, outra garrafa pet ou materiais semelhantes. Amostra de solo, solo com cobertura vegetal (grama, galhos ou folhas secas), pedras, cascalho, água e regador.

*Observe a imagem no slide “Mão na massa”, que representa a amostra.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes sabem sobre o assunto. Faça questionamentos do tipo: O que é erosão do solo? Quais tipos existem? Você já observou esse fenômeno? Em que situação?

Contexto select-down

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Conclua o breve debate com a leitura do slide.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Se tiver pedido que os estudantes trouxessem as amostras de casa, auxilie-os a organizá-las. Caso as amostras sejam coletadas na escola, organize a turma para fazer a coleta. Diga aos alunos para pegar apenas a quantidade necessária para preencher a garrafa pet ou galão de água.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma de acordo com a escolha de observação da amostra, em pequenos grupos, ou em uma grande roda. Posicione as garrafas inclinadas, de forma que a água escorra facilmente pelo bocal.

Auxilie os estudantes a observar a coloração e a textura da água que escoa em cada amostra. Espera-se que a cobertura vegetal evite o processo de erosão do solo, deixando a água mais clara. No entanto, na amostra em que há apenas solo, haverá grande quantidade de terra diluída na água escoada. Logo após as observações, oriente os estudantes a registrar conclusões nos cadernos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Promova uma breve discussão para que os estudantes possam compartilhar, observações, hipóteses e justificativas para elas. É bastante provável que eles percebam a importância da vegetação para evitar a erosão do solo. Sistematize a conclusão com auxílio do esquema apresentado. Reforce a necessidade de preservação da vegetação e motive a turma a refletir sobre possíveis ações de preservação.

Para saber mais, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-vegetacao-clima-solo.htm

https://www.researchgate.net/publication/288904012_RELACAO_ENTRE_COBERTURA_VEGETAL_E_EROSAO_EM_PARCELAS_REPRESENTATIVAS_DE_CERRADO

http://jararaca.ufsm.br/websites/deaer/download/VIVIEN/Texto06/exartigorevisao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Três galões de água de 20 litros cortados longitudinalmente preservando o bocal e o fundo, para fazer uma amostra para turma. Se preferir, cada pequeno grupo pode fazer sua própria amostra, nesse caso são necessários três garrafas pets de dois litros cortadas longitudinalmente, preservando o bocal e o fundo, para cada grupo de três a cinco estudantes. Para cada garrafa pet, providencie um recipiente transparente para para coleta e observação da água: pode ser um becker, outra garrafa pet ou materiais semelhantes. Amostra de solo, solo com cobertura vegetal (grama, galhos ou folhas secas), pedras, cascalho, água e regador.

*Observe a imagem no slide “Mão na massa”, que representa a amostra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão para verificar o que os estudantes sabem sobre o assunto. Faça questionamentos do tipo: O que é erosão do solo? Quais tipos existem? Você já observou esse fenômeno? Em que situação?

Slide Plano Aula

Orientações: Conclua o breve debate com a leitura do slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Se tiver pedido que os estudantes trouxessem as amostras de casa, auxilie-os a organizá-las. Caso as amostras sejam coletadas na escola, organize a turma para fazer a coleta. Diga aos alunos para pegar apenas a quantidade necessária para preencher a garrafa pet ou galão de água.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma de acordo com a escolha de observação da amostra, em pequenos grupos, ou em uma grande roda. Posicione as garrafas inclinadas, de forma que a água escorra facilmente pelo bocal.

Auxilie os estudantes a observar a coloração e a textura da água que escoa em cada amostra. Espera-se que a cobertura vegetal evite o processo de erosão do solo, deixando a água mais clara. No entanto, na amostra em que há apenas solo, haverá grande quantidade de terra diluída na água escoada. Logo após as observações, oriente os estudantes a registrar conclusões nos cadernos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Promova uma breve discussão para que os estudantes possam compartilhar, observações, hipóteses e justificativas para elas. É bastante provável que eles percebam a importância da vegetação para evitar a erosão do solo. Sistematize a conclusão com auxílio do esquema apresentado. Reforce a necessidade de preservação da vegetação e motive a turma a refletir sobre possíveis ações de preservação.

Para saber mais, acesse: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-relacao-entre-vegetacao-clima-solo.htm

https://www.researchgate.net/publication/288904012_RELACAO_ENTRE_COBERTURA_VEGETAL_E_EROSAO_EM_PARCELAS_REPRESENTATIVAS_DE_CERRADO

http://jararaca.ufsm.br/websites/deaer/download/VIVIEN/Texto06/exartigorevisao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano