13057
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A textura do solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre A textura do solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Contexto e questão disparadora

Grave um vídeo explicativo para sua turma, por Loom, por exemplo, e explique o contexto da aula. Caso você tenha aplicado a aula 1, dê sequência a ela.

Explique aos alunos que, agora, eles verificarão a textura do solo retirado do entorno da escola. Caso não tenham acesso ao entorno, poderão utilizar o solo próximo às residências.

Para quem já realizou a aula 1, deve utilizar a mesma amostra.

Mão na massa

Escreva um documento compartilhável e envie para seu grupo. Pode ser via e-mail, Whatsapp ou Classroom. Nele, oriente sobre a atividade e os materiais a serem utilizados. Caso não tenha trabalhado a aula 1, peça aos alunos que coletem as amostras de solo.

Faça uma videochamada, por Loom ou Hangouts, com seu o grupo e explique que vocês farão um experimento para responder a questão disparadora, mas, para que dê certo, todos precisam colaborar muito.

Não será possível fazer o experimento em grupos e com materiais variados, como sugerido no mão na massa. Dessa forma, cada um deve trabalhar com a própria amostra de solo.

Você pode dividir os alunos em 2 grupos: aqueles que analisaram o solo do entorno da escola e os que analisaram próximos a própria casa.

Siga o passo a passo do mão na massa e peça às crianças que descrevam as sensações ao sentirem o solo mais molhado nas mãos.

Faça 2 encontros, separados, para discutir sobre as texturas do solo dos dois lugares. Crie uma tabela em documento colaborativo e compartilhe com o grupo. No primeiro encontro, registre as impressões sobre o solo da escola e, em seguida, aquelas sobre o solo próximo das residências

Sistematização

Marque uma videochamada curta com seu grupo e partilhe as impressões sobre os solos encontrados. Peça a um ou dois representantes de cada grupo que falem sobre as impressões e complete-as, se for necessário Feche a aula com as informações do slide 6.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa”, fazendo um passeio próximos ao entorno da escola ou da residência.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_09T&U02

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas