Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de cores primárias e secundárias, como também de filtros de luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que sejam trabalhadas as aulas CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08 anteriormente. Solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.
Materiais necessários para a aula: Papel celofane azul, amarelo e vermelho, lanterna, folha de ofício branca e tinta guache (rosa, azul claro e amarelo)
Sobre o tema: O que o filtro faz é absorver uma boa parte das cores componentes da luz branca incidente e deixar passar apenas algumas das cores. Por exemplo, um bom filtro verde absorve tudo menos a luz verde. Outra forma de subtrair cores consiste em misturar tintas ou pigmentos. Um pigmento azul, por exemplo, absorve a luz branca incidente e devolve apenas as componentes em torno do azul. O exemplo mais clássico de mistura de cores consiste em juntar tinta amarela com tinta azul e obter o verde. (Adaptada no texto disponível em: http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/oti7.htm. Acessado em: 12/07/2018)
Veja uma variação do experimento a ser trabalhado na aula: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=atv&cod=_filtroscoloridos
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o que conhecem a respeito do tema.
Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula nos seguintes planos: CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08
title> Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre misturar as cores, assunto que foi trabalhado nas aulas anteriores. É esperado que os estudantes falem sobre quais cores eles obtêm ao misturar outras. Direcione a conversa para que não saia do foco. Apresente a figura do slide (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa). Leia a história para eles. Essa aula não tem o objetivo de explorar os conceitos sobre cores primárias e secundárias, mas de aguçar a curiosidade dos alunos e de contextualizar nosso experimento.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ainda com a turma organizada no semicírculo, leia a questão disparadora para os alunos e ouça as hipóteses deles. A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos estudantes. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Na atividade proposta, os alunos observarão a mistura de cores. O melhor resultado é obtido com uma lanterna de luz branca e papéis suficientemente espessos, com cores fortes. Use uma imagem já pintada ou peça aos alunos para pintar uma gravura como sugerido na Atividade para impressão. Se preferir, trabalhe com algo que eles já tenham colorido anteriormente. O importante é garantir que os desenhos tenham sido pintados com as cores apresentadas no passo a passo. Organize os alunos em grupos de até quatro integrantes. Juntos, eles farão o experimento, de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, tenha certeza que cada grupo terá seu próprio material. Peça para que cada integrante registre as observações, seja escrito ou em forma de desenhos.
Faça indagações aos alunos, por exemplo:
O que acontece com as cores do desenho quando o papel vermelho é colocado à frente da lanterna?
E quando trocamos pelo papel amarelo?
E pelo azul?
Por que isso acontece?
Mão na massa
Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas próprias observações para a turma. Esse é o momento de apresentações e de intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns estudantes já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, nesse momento, que os alunos percebam que as cores do desenho não mudaram, mas que, dependendo do filtro, podemos ver novas cores.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.