13048
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Filtros de luz

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Filtros de luz

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de cores primárias e secundárias, como também de filtros de luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que sejam trabalhadas as aulas CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08 anteriormente. Solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Papel celofane azul, amarelo e vermelho, lanterna, folha de ofício branca e tinta guache (rosa, azul claro e amarelo)

Sobre o tema: O que o filtro faz é absorver uma boa parte das cores componentes da luz branca incidente e deixar passar apenas algumas das cores. Por exemplo, um bom filtro verde absorve tudo menos a luz verde. Outra forma de subtrair cores consiste em misturar tintas ou pigmentos. Um pigmento azul, por exemplo, absorve a luz branca incidente e devolve apenas as componentes em torno do azul. O exemplo mais clássico de mistura de cores consiste em juntar tinta amarela com tinta azul e obter o verde. (Adaptada no texto disponível em: http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/oti7.htm. Acessado em: 12/07/2018)

Veja uma variação do experimento a ser trabalhado na aula: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=atv&cod=_filtroscoloridos

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o que conhecem a respeito do tema.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula nos seguintes planos: CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08

title> Contexto select-down

Slide Plano Aula title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre misturar as cores, assunto que foi trabalhado nas aulas anteriores. É esperado que os estudantes falem sobre quais cores eles obtêm ao misturar outras. Direcione a conversa para que não saia do foco. Apresente a figura do slide (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa). Leia a história para eles. Essa aula não tem o objetivo de explorar os conceitos sobre cores primárias e secundárias, mas de aguçar a curiosidade dos alunos e de contextualizar nosso experimento.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda com a turma organizada no semicírculo, leia a questão disparadora para os alunos e ouça as hipóteses deles. A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos estudantes. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Na atividade proposta, os alunos observarão a mistura de cores. O melhor resultado é obtido com uma lanterna de luz branca e papéis suficientemente espessos, com cores fortes. Use uma imagem já pintada ou peça aos alunos para pintar uma gravura como sugerido na Atividade para impressão. Se preferir, trabalhe com algo que eles já tenham colorido anteriormente. O importante é garantir que os desenhos tenham sido pintados com as cores apresentadas no passo a passo. Organize os alunos em grupos de até quatro integrantes. Juntos, eles farão o experimento, de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, tenha certeza que cada grupo terá seu próprio material. Peça para que cada integrante registre as observações, seja escrito ou em forma de desenhos.

Faça indagações aos alunos, por exemplo:

O que acontece com as cores do desenho quando o papel vermelho é colocado à frente da lanterna?

E quando trocamos pelo papel amarelo?

E pelo azul?

Por que isso acontece?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas próprias observações para a turma. Esse é o momento de apresentações e de intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns estudantes já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, nesse momento, que os alunos percebam que as cores do desenho não mudaram, mas que, dependendo do filtro, podemos ver novas cores.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula faremos um experimento que necessitará do aluno a aplicação do conceito de cores primárias e secundárias, como também de filtros de luz. Não é objetivo nosso aprofundar os conceitos e modelos de conhecimento científico e senso comum, mas, por meio da ideia de investigação, aguçar a curiosidade das crianças. É interessante que sejam trabalhadas as aulas CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08 anteriormente. Solicite aos alunos que os materiais abaixo sejam organizados com certa antecedência.

Materiais necessários para a aula: Papel celofane azul, amarelo e vermelho, lanterna, folha de ofício branca e tinta guache (rosa, azul claro e amarelo)

Sobre o tema: O que o filtro faz é absorver uma boa parte das cores componentes da luz branca incidente e deixar passar apenas algumas das cores. Por exemplo, um bom filtro verde absorve tudo menos a luz verde. Outra forma de subtrair cores consiste em misturar tintas ou pigmentos. Um pigmento azul, por exemplo, absorve a luz branca incidente e devolve apenas as componentes em torno do azul. O exemplo mais clássico de mistura de cores consiste em juntar tinta amarela com tinta azul e obter o verde. (Adaptada no texto disponível em: http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/oti7.htm. Acessado em: 12/07/2018)

Veja uma variação do experimento a ser trabalhado na aula: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=atv&cod=_filtroscoloridos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o que conhecem a respeito do tema.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula nos seguintes planos: CIE3_02ME07 e CIE3_02ME08

Slide Plano Aula
title> Contexto

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Organize a turma em um semicírculo. Discuta com os alunos a respeito do que sabem sobre misturar as cores, assunto que foi trabalhado nas aulas anteriores. É esperado que os estudantes falem sobre quais cores eles obtêm ao misturar outras. Direcione a conversa para que não saia do foco. Apresente a figura do slide (caso você não tenha acesso ao data show, traga a figura impressa). Leia a história para eles. Essa aula não tem o objetivo de explorar os conceitos sobre cores primárias e secundárias, mas de aguçar a curiosidade dos alunos e de contextualizar nosso experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Ainda com a turma organizada no semicírculo, leia a questão disparadora para os alunos e ouça as hipóteses deles. A pergunta tem como objetivo aproximar os alunos da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-los em busca de uma resposta. Anote num quadro ou em uma cartolina as respostas dos estudantes. Essas são as hipóteses deles sobre o conteúdo que será estudado. Não classifique as sugestões como certas ou erradas. No final da aula vocês poderão voltar a elas e discuti-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Na atividade proposta, os alunos observarão a mistura de cores. O melhor resultado é obtido com uma lanterna de luz branca e papéis suficientemente espessos, com cores fortes. Use uma imagem já pintada ou peça aos alunos para pintar uma gravura como sugerido na Atividade para impressão. Se preferir, trabalhe com algo que eles já tenham colorido anteriormente. O importante é garantir que os desenhos tenham sido pintados com as cores apresentadas no passo a passo. Organize os alunos em grupos de até quatro integrantes. Juntos, eles farão o experimento, de acordo com as orientações do slide. Sendo assim, tenha certeza que cada grupo terá seu próprio material. Peça para que cada integrante registre as observações, seja escrito ou em forma de desenhos.

Faça indagações aos alunos, por exemplo:

O que acontece com as cores do desenho quando o papel vermelho é colocado à frente da lanterna?

E quando trocamos pelo papel amarelo?

E pelo azul?

Por que isso acontece?

Slide Plano Aula

Orientações: Peça para que alguns alunos apresentem suas próprias observações para a turma. Esse é o momento de apresentações e de intervenções. Estimule, por meio de perguntas, que os alunos relatem o que vivenciaram. É possível que alguns estudantes já encaminhem uma conclusão, o que pode ser conectado com a última etapa da aula. Estimule-os a chegar a uma conclusão, mas não encaminhe o fechamento da aula. É importante, nesse momento, que os alunos percebam que as cores do desenho não mudaram, mas que, dependendo do filtro, podemos ver novas cores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Projete ou leia as informações do slide para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano