13043
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - AS SOMBRAS E O SOL

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre AS SOMBRAS E O SOL

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação do comportamento da sombra, partindo da movimentação da fonte de luz.

Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.

Material para o mão na massa: Focos de luz (lanterna, abajur), uma garrafa pet pintada ou encapada com papel (para ter um aspecto opaco), folha para desenho, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, esparadrapo e um apontador.

Material de apoio e pesquisa para o professor: http://somos.tigtag.com.br/film/o-sol-e-as-sombras-PRM00008/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como as sombras se formam e qual a relação …...

Questione os estudantes: Como é o movimento do sol no céu?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Peça que façam a leitura do pequeno texto ou que assistiram a um breve vídeo que trata de um poema do poeta Manoel de Barros, um aclamado poeta brasileiro que teve alguns de seus poemas musicados.

Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):

Depois da contextualização, retome com os estudantes: Será que a sombra imposta pela luz da lua é a mesma durante a noite toda?

Explique as palavras que as crianças não souberem, por exemplo, átimo, que é período curto.

Informações para o professor: A sombra imposta pela luminosidade da lua sofre modificações em função de seu movimento no céu.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.

Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: O sol muda de posição durante o dia? Será que existe relação entre a posição do sol e a sombra?

Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro. No poema de Manoel de Barros, Maria tem um encontro marcado no momento que a lua estiver alta, como é a sombra quando o foco de luz está no alto, no meio do céu?

Material para o mão na massa: Focos de luz (lanterna, abajur), uma garrafa pet pintada ou encapada com papel (para ter um aspecto opaco), folha para desenho, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, esparadrapo e um apontador.

Proponha aos alunos que testem tamanhos e direções das sombras com a movimentação dos focos de luz.

Desafio - Como esconder a sombra de um objeto sem movimentá-lo?

  • Distribua os objetos para os grupos (fixar a garrafa e o apontador, lado a lado, na mesa com um rolinho de esparadrapo);
  • Antes que comecem os testes é, importante pedir aos estudantes que discutam a questão em grupo e, em seguida, registrem suas hipóteses (escrevam ou desenhem);
  • Depois de fazer os registros, os estudantes podem testar hipóteses e possibilidades de sombra com a movimentação apenas da fonte de luz.
  • Peça para que os estudantes registrem as sombras observadas com desenhos (posição da fonte de luz, posição dos objetos e das sombras);
  • Depois dos registros dos testes, os alunos, dispostos em um grande círculo, podem expor as hipóteses e trocar experiências, com o direcionamento e a ajuda do professor.

O professor questiona: Qual é a posição necessária do foco de luz para produzir uma sombra bem pequena? Qual a posição do foco de luz produz uma sombra grande? É possível esconder uma sombra?

Material para o professor e inspiração para o “mão na massa” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7833

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que as sombras se formam dependendo da posição do foco de luz.

Retome as hipóteses e os registros dos estudantes no mão na massa e explique, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as sombras são formadas em direções opostas ao sol ou ao foco de luz e o mesmo acontece durante o dia, com o movimento do sol, quando as sombras se formam no sentido oposto ao foco de luz. Quando a luz é posicionada de cima para baixo, a sombra diminui. E que quando ela é direcionada da direita para a esquerda, quanto mais inclinado estiver o foco de luz, maior é a sombra. Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.

Questione os estudantes: Quando posiciono o foco de luz do lado direito do objeto em que lado a sombra se projeta?

Material para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=O5aCaZZDRIk

http://www.abrinquedoteca.com.br/dicas_charadas2_impressao.asp?id=12

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação do comportamento da sombra, partindo da movimentação da fonte de luz.

Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.

Material para o mão na massa: Focos de luz (lanterna, abajur), uma garrafa pet pintada ou encapada com papel (para ter um aspecto opaco), folha para desenho, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, esparadrapo e um apontador.

Material de apoio e pesquisa para o professor: http://somos.tigtag.com.br/film/o-sol-e-as-sombras-PRM00008/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como as sombras se formam e qual a relação …...

Questione os estudantes: Como é o movimento do sol no céu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Peça que façam a leitura do pequeno texto ou que assistiram a um breve vídeo que trata de um poema do poeta Manoel de Barros, um aclamado poeta brasileiro que teve alguns de seus poemas musicados.

Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):

Depois da contextualização, retome com os estudantes: Será que a sombra imposta pela luz da lua é a mesma durante a noite toda?

Explique as palavras que as crianças não souberem, por exemplo, átimo, que é período curto.

Informações para o professor: A sombra imposta pela luminosidade da lua sofre modificações em função de seu movimento no céu.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.

Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: O sol muda de posição durante o dia? Será que existe relação entre a posição do sol e a sombra?

Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro. No poema de Manoel de Barros, Maria tem um encontro marcado no momento que a lua estiver alta, como é a sombra quando o foco de luz está no alto, no meio do céu?

Material para o mão na massa: Focos de luz (lanterna, abajur), uma garrafa pet pintada ou encapada com papel (para ter um aspecto opaco), folha para desenho, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, esparadrapo e um apontador.

Proponha aos alunos que testem tamanhos e direções das sombras com a movimentação dos focos de luz.

Desafio - Como esconder a sombra de um objeto sem movimentá-lo?

  • Distribua os objetos para os grupos (fixar a garrafa e o apontador, lado a lado, na mesa com um rolinho de esparadrapo);
  • Antes que comecem os testes é, importante pedir aos estudantes que discutam a questão em grupo e, em seguida, registrem suas hipóteses (escrevam ou desenhem);
  • Depois de fazer os registros, os estudantes podem testar hipóteses e possibilidades de sombra com a movimentação apenas da fonte de luz.
  • Peça para que os estudantes registrem as sombras observadas com desenhos (posição da fonte de luz, posição dos objetos e das sombras);
  • Depois dos registros dos testes, os alunos, dispostos em um grande círculo, podem expor as hipóteses e trocar experiências, com o direcionamento e a ajuda do professor.

O professor questiona: Qual é a posição necessária do foco de luz para produzir uma sombra bem pequena? Qual a posição do foco de luz produz uma sombra grande? É possível esconder uma sombra?

Material para o professor e inspiração para o “mão na massa” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7833

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que as sombras se formam dependendo da posição do foco de luz.

Retome as hipóteses e os registros dos estudantes no mão na massa e explique, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as sombras são formadas em direções opostas ao sol ou ao foco de luz e o mesmo acontece durante o dia, com o movimento do sol, quando as sombras se formam no sentido oposto ao foco de luz. Quando a luz é posicionada de cima para baixo, a sombra diminui. E que quando ela é direcionada da direita para a esquerda, quanto mais inclinado estiver o foco de luz, maior é a sombra. Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.

Questione os estudantes: Quando posiciono o foco de luz do lado direito do objeto em que lado a sombra se projeta?

Material para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=O5aCaZZDRIk

http://www.abrinquedoteca.com.br/dicas_charadas2_impressao.asp?id=12

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano