Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação do comportamento da sombra, partindo da movimentação da fonte de luz.
Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
- Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=kE0jaRZavq0, Tempo - 2:34 min.
- Texto - http://docecomoachuva.blogspot.com/2009/07/sonata-ao-luar.html
Material para o mão na massa: Focos de luz (lanterna, abajur), uma garrafa pet pintada ou encapada com papel (para ter um aspecto opaco), folha para desenho, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, esparadrapo e um apontador.
Material de apoio e pesquisa para o professor: http://somos.tigtag.com.br/film/o-sol-e-as-sombras-PRM00008/
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como as sombras se formam e qual a relação …...
Questione os estudantes: Como é o movimento do sol no céu?
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Peça que façam a leitura do pequeno texto ou que assistiram a um breve vídeo que trata de um poema do poeta Manoel de Barros, um aclamado poeta brasileiro que teve alguns de seus poemas musicados.
Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):
- Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kE0jaRZavq0 - Tempo do vídeo: 2:34 minutos.
- Texto: http://docecomoachuva.blogspot.com/2009/07/sonata-ao-luar.html
Depois da contextualização, retome com os estudantes: Será que a sombra imposta pela luz da lua é a mesma durante a noite toda?
Explique as palavras que as crianças não souberem, por exemplo, átimo, que é período curto.
Informações para o professor: A sombra imposta pela luminosidade da lua sofre modificações em função de seu movimento no céu.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: O sol muda de posição durante o dia? Será que existe relação entre a posição do sol e a sombra?
Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro. No poema de Manoel de Barros, Maria tem um encontro marcado no momento que a lua estiver alta, como é a sombra quando o foco de luz está no alto, no meio do céu?
Material para o mão na massa: Focos de luz (lanterna, abajur), uma garrafa pet pintada ou encapada com papel (para ter um aspecto opaco), folha para desenho, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, esparadrapo e um apontador.
Proponha aos alunos que testem tamanhos e direções das sombras com a movimentação dos focos de luz.
Desafio - Como esconder a sombra de um objeto sem movimentá-lo?
- Distribua os objetos para os grupos (fixar a garrafa e o apontador, lado a lado, na mesa com um rolinho de esparadrapo);
- Antes que comecem os testes é, importante pedir aos estudantes que discutam a questão em grupo e, em seguida, registrem suas hipóteses (escrevam ou desenhem);
- Depois de fazer os registros, os estudantes podem testar hipóteses e possibilidades de sombra com a movimentação apenas da fonte de luz.
- Peça para que os estudantes registrem as sombras observadas com desenhos (posição da fonte de luz, posição dos objetos e das sombras);
- Depois dos registros dos testes, os alunos, dispostos em um grande círculo, podem expor as hipóteses e trocar experiências, com o direcionamento e a ajuda do professor.
O professor questiona: Qual é a posição necessária do foco de luz para produzir uma sombra bem pequena? Qual a posição do foco de luz produz uma sombra grande? É possível esconder uma sombra?
Material para o professor e inspiração para o “mão na massa” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7833
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que as sombras se formam dependendo da posição do foco de luz.
Retome as hipóteses e os registros dos estudantes no mão na massa e explique, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as sombras são formadas em direções opostas ao sol ou ao foco de luz e o mesmo acontece durante o dia, com o movimento do sol, quando as sombras se formam no sentido oposto ao foco de luz. Quando a luz é posicionada de cima para baixo, a sombra diminui. E que quando ela é direcionada da direita para a esquerda, quanto mais inclinado estiver o foco de luz, maior é a sombra. Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.
Questione os estudantes: Quando posiciono o foco de luz do lado direito do objeto em que lado a sombra se projeta?
Material para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=O5aCaZZDRIk
http://www.abrinquedoteca.com.br/dicas_charadas2_impressao.asp?id=12