13021
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pronomes do caso reto e do caso oblíquo

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 31/10/2018
Código: ING7_07UND07

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Pronomes do caso reto e do caso oblíquo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência composta de dois planos de aula sobre Subject and Object Pronouns. Fica seu critério trabalhar com os dois ou não.

Preparação para a aula:

Para o Context: verifique se a conexão com a internet e os equipamentos de projeção estão disponíveis e funcionando adequadamente para a exibição do vídeo, ou, procure em um site de busca de sua preferência e imprima a imagem do personagem principal do filme, caso escolha a atividade alternativa;

Para o Input: imprima a quantidade necessária do texto.

Para o Output: Imprima a quantidade necessária do worksheet (lembre-se que os alunos trabalharão em duplas) e a resolução de atividades para seu acompanhamento.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Cumprimente sua turma com alegria: Hello, students! I’m so happy to be with you again! Em seguida, apresente o slide ou escreva o objetivo no quadro, informando aos alunos o que espera-se que eles aprendam na aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Pergunte para a turma: Do you like to watch movies? (Espera-se que os alunos digam algo semelhante a: I love to watch movies!) Continue: Great! Today I brought a trailer of a beautiful movie called Wonder. I want you to watch it in order to identify who the main character is and what the movie is about. Are you ready? (Ss: Yes, we’re ready!)
  • Apresente o trailer do filme Wonder e, em seguida, pergunte: So, people, Who’s the main character of this movie? Ss: It’s Augie/ It’s a different/strange boy/ It’s a boy with deficiency in his face) T: Exactly! What is the movie about? Ss: It’s about a different boy that is a victim of bullying in his new school. T: Yes! This movie is based on a best-seller book written by R.J. Palacio (se possível, leve uma imagem da autora) and today we’re going to read an excerpt from it.
  • Caso não tenha acesso a internet e não seja possível fazer download do vídeo, leve uma imagem do personagem principal do filme e pergunte aos alunos: What if this boy was your new classmate? Would you be friends with him?

Input select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Conhecer pronomes que podem ser usados na função de sujeito ou objeto de uma frase.

Expectativa: Que os alunos percebam o uso dos pronomes pessoais e as funções que podem exercer no texto.

Orientações:

  • Descreva o livro para a turma. Se possível, leve um exemplar para exibição. Diga assim: The best-seller book Wonder was written by Raquel Jaramillo with the pseudonym of R. J. Palacio and it was published on February 14, 2012. The book is an imaginative narrative that tells the story of August Pullman, also called Auggie, a boy that has Treacher Collins syndrome, a rare facial deformity that’s required dozens of surgeries. Auggie had never frequented the school until the age of 10. The book shows his saga at school and, also, the challenges he had to face. Você também pode perguntar quem conhece/leu o livro e pedir que o(s) aluno(s) fale sua opinião sobre o romance. Assim: What’s your opinion about this book, ____________(student’s name)? Did you like it? Would you suggest it to your friends?
  • Entregue uma cópia do trecho do livro e diga: This excerpt we’re going to read is part of Summer’s narrative about Auggie. She is his first friend at school. The name of this chapter is Weird Kids. Weird means strange. So, I want you to follow me on this reading, right? Ss: Right!
  • Leia o primeiro parágrafo do texto e pergunte: What is the first paragraph talking about? (Espera-se como resposta: That some kids are asking Summer why she is friends with a strange person.) Pergunte também se eles tem dúvida sobre algum vocabulário e esclareça possíveis dificuldades. Em seguida, diga: In every sentence, we must have a subject. To find the subject of the sentence, you have to find the verb and ask: Who is doing this thing? Can you say the subject of the sentence ‘Some kids have actually come out and asked me why I hang out with “the freak” so much’? Espera-se que o(s) aluno(s) diga(m): The subject is “some kids”. Caso os alunos não consigam identificar o sujeito nessa sentença, pergunte: Who or what has come out and asked her? Alunos devem responder: Some kids. T: You’ve got it! Continue: In the same sentence we’re informed that ‘some kids asked me’. You’ve already said that ‘some kids’ is the subject. What did some kids do? Ss: Some kids asked. What or whom they asked? Ss: Me. T: Great! Me is the object. Can you say who is ‘me’? Ss: Me is the author. Tt: Brilliant! Let’s analyze another sentence in this paragraph: ‘If they knew him, they wouldn’t call him that’. The word “They” is the subject in both sentences of this period and “him” is the object, but can you say who are “they” and “him” referring to? Espera-se que algum aluno seja capaz de responder: They is referring to some kids and him is referring to Auggie/ to a boy. T: You’re right! When a word replaces a noun that is the subject of the sentence, we call it subject pronouns and when the pronoun that replaces a noun that is the object we call it object pronouns. For you, what’s the importance of the pronouns? Os alunos podem falar algo como: Without pronouns we would repeat the same names all the time. T: Interesting, you’re right! Especially in the writing we need some ways to clean the text. So, let’s continue the reading!
  • Continue a leitura compartilhada do trecho, sempre fazendo as intervenções necessárias para que os alunos consigam compreendê-lo. Para isso, faça perguntas como: Why is it so difficult for the others kids to understand the friendship between Summer and Auggie? E após a resposta dos alunos, questione: Is your opinion based on a sentence of the text? Which one? Não analise os pronomes na continuação da leitura. Eles farão isso na realização do worksheet no momento do output.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Saiba mais sobre o livro Extraordinário no link: http://www.extraordinariolivro.com.br/, acesso em 09/08/2018

Output select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Identificar e analisar o uso dos pronomes nas funções de sujeito e de objeto no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os pronomes nas funções de sujeito e de objeto.

Orientações:

  • Diga aos alunos: We’ve already finished to read the excerpt. Did you like it? Espere os alunos dizerem se gostaram da leitura e continue: To continue, you’re going to answer a worksheet with a partner. (Fica a seu critério indicar os pares ou deixar que os alunos escolham com quem querem trabalhar)
  • Entregue o worksheet para as duplas. Determine 5 minutos para a realização da atividade. Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala auxiliando os alunos que manifestarem dúvidas. Ao final, conduza o momento de correção da atividade indicando duplas para responder cada questão. Sempre que uma dupla responder, pergunte se outras têm respostas divergentes. Diga: Did anybody give a different answer to this question? E What did you think to give this answer? Lembre-se de ter em mãos a resolução de atividades.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar as aprendizagens adquiridas na aula.

Expectativa: que os alunos sejam capazes de relatar o que aprenderam na aula.

Orientações:

  • Diga: To end up our class, I want to hear from you about what you’ve learned today. Espera-se que os alunos citem os ítens que aparecem no slide. Caso sua turma demonstre dificuldade em usar a língua inglesa para expressar suas aprendizagens, apresente o slide ou reproduza-o no quadro e pergunte, apontando item por item: What did you learn about this?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência composta de dois planos de aula sobre Subject and Object Pronouns. Fica seu critério trabalhar com os dois ou não.

Preparação para a aula:

Para o Context: verifique se a conexão com a internet e os equipamentos de projeção estão disponíveis e funcionando adequadamente para a exibição do vídeo, ou, procure em um site de busca de sua preferência e imprima a imagem do personagem principal do filme, caso escolha a atividade alternativa;

Para o Input: imprima a quantidade necessária do texto.

Para o Output: Imprima a quantidade necessária do worksheet (lembre-se que os alunos trabalharão em duplas) e a resolução de atividades para seu acompanhamento.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Cumprimente sua turma com alegria: Hello, students! I’m so happy to be with you again! Em seguida, apresente o slide ou escreva o objetivo no quadro, informando aos alunos o que espera-se que eles aprendam na aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Pergunte para a turma: Do you like to watch movies? (Espera-se que os alunos digam algo semelhante a: I love to watch movies!) Continue: Great! Today I brought a trailer of a beautiful movie called Wonder. I want you to watch it in order to identify who the main character is and what the movie is about. Are you ready? (Ss: Yes, we’re ready!)
  • Apresente o trailer do filme Wonder e, em seguida, pergunte: So, people, Who’s the main character of this movie? Ss: It’s Augie/ It’s a different/strange boy/ It’s a boy with deficiency in his face) T: Exactly! What is the movie about? Ss: It’s about a different boy that is a victim of bullying in his new school. T: Yes! This movie is based on a best-seller book written by R.J. Palacio (se possível, leve uma imagem da autora) and today we’re going to read an excerpt from it.
  • Caso não tenha acesso a internet e não seja possível fazer download do vídeo, leve uma imagem do personagem principal do filme e pergunte aos alunos: What if this boy was your new classmate? Would you be friends with him?

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Conhecer pronomes que podem ser usados na função de sujeito ou objeto de uma frase.

Expectativa: Que os alunos percebam o uso dos pronomes pessoais e as funções que podem exercer no texto.

Orientações:

  • Descreva o livro para a turma. Se possível, leve um exemplar para exibição. Diga assim: The best-seller book Wonder was written by Raquel Jaramillo with the pseudonym of R. J. Palacio and it was published on February 14, 2012. The book is an imaginative narrative that tells the story of August Pullman, also called Auggie, a boy that has Treacher Collins syndrome, a rare facial deformity that’s required dozens of surgeries. Auggie had never frequented the school until the age of 10. The book shows his saga at school and, also, the challenges he had to face. Você também pode perguntar quem conhece/leu o livro e pedir que o(s) aluno(s) fale sua opinião sobre o romance. Assim: What’s your opinion about this book, ____________(student’s name)? Did you like it? Would you suggest it to your friends?
  • Entregue uma cópia do trecho do livro e diga: This excerpt we’re going to read is part of Summer’s narrative about Auggie. She is his first friend at school. The name of this chapter is Weird Kids. Weird means strange. So, I want you to follow me on this reading, right? Ss: Right!
  • Leia o primeiro parágrafo do texto e pergunte: What is the first paragraph talking about? (Espera-se como resposta: That some kids are asking Summer why she is friends with a strange person.) Pergunte também se eles tem dúvida sobre algum vocabulário e esclareça possíveis dificuldades. Em seguida, diga: In every sentence, we must have a subject. To find the subject of the sentence, you have to find the verb and ask: Who is doing this thing? Can you say the subject of the sentence ‘Some kids have actually come out and asked me why I hang out with “the freak” so much’? Espera-se que o(s) aluno(s) diga(m): The subject is “some kids”. Caso os alunos não consigam identificar o sujeito nessa sentença, pergunte: Who or what has come out and asked her? Alunos devem responder: Some kids. T: You’ve got it! Continue: In the same sentence we’re informed that ‘some kids asked me’. You’ve already said that ‘some kids’ is the subject. What did some kids do? Ss: Some kids asked. What or whom they asked? Ss: Me. T: Great! Me is the object. Can you say who is ‘me’? Ss: Me is the author. Tt: Brilliant! Let’s analyze another sentence in this paragraph: ‘If they knew him, they wouldn’t call him that’. The word “They” is the subject in both sentences of this period and “him” is the object, but can you say who are “they” and “him” referring to? Espera-se que algum aluno seja capaz de responder: They is referring to some kids and him is referring to Auggie/ to a boy. T: You’re right! When a word replaces a noun that is the subject of the sentence, we call it subject pronouns and when the pronoun that replaces a noun that is the object we call it object pronouns. For you, what’s the importance of the pronouns? Os alunos podem falar algo como: Without pronouns we would repeat the same names all the time. T: Interesting, you’re right! Especially in the writing we need some ways to clean the text. So, let’s continue the reading!
  • Continue a leitura compartilhada do trecho, sempre fazendo as intervenções necessárias para que os alunos consigam compreendê-lo. Para isso, faça perguntas como: Why is it so difficult for the others kids to understand the friendship between Summer and Auggie? E após a resposta dos alunos, questione: Is your opinion based on a sentence of the text? Which one? Não analise os pronomes na continuação da leitura. Eles farão isso na realização do worksheet no momento do output.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Saiba mais sobre o livro Extraordinário no link: http://www.extraordinariolivro.com.br/, acesso em 09/08/2018

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Identificar e analisar o uso dos pronomes nas funções de sujeito e de objeto no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os pronomes nas funções de sujeito e de objeto.

Orientações:

  • Diga aos alunos: We’ve already finished to read the excerpt. Did you like it? Espere os alunos dizerem se gostaram da leitura e continue: To continue, you’re going to answer a worksheet with a partner. (Fica a seu critério indicar os pares ou deixar que os alunos escolham com quem querem trabalhar)
  • Entregue o worksheet para as duplas. Determine 5 minutos para a realização da atividade. Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala auxiliando os alunos que manifestarem dúvidas. Ao final, conduza o momento de correção da atividade indicando duplas para responder cada questão. Sempre que uma dupla responder, pergunte se outras têm respostas divergentes. Diga: Did anybody give a different answer to this question? E What did you think to give this answer? Lembre-se de ter em mãos a resolução de atividades.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar as aprendizagens adquiridas na aula.

Expectativa: que os alunos sejam capazes de relatar o que aprenderam na aula.

Orientações:

  • Diga: To end up our class, I want to hear from you about what you’ve learned today. Espera-se que os alunos citem os ítens que aparecem no slide. Caso sua turma demonstre dificuldade em usar a língua inglesa para expressar suas aprendizagens, apresente o slide ou reproduza-o no quadro e pergunte, apontando item por item: What did you learn about this?

Contents

  1. INPUT: An excerpt from the book “Wonder”.
  2. OUTPUT: Worksheet: Analysis of pronouns .

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes