Plano de aula: Atitudes e disposições favoráveis do leitor

Plano 3 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies I (news and informative texts)

Sobre esta aula: Seus alunos conhecerão a versão em inglês de uma famosa música brasileira, realizarão análise da letra e darão sua opinião sobre esta versão.

Preparação para a aula: Na aula anterior, solicite dos alunos uma pesquisa sobre a Bossa Nova (o que é, como surgiu, contexto histórico do Brasil, principais representantes, fatos importantes no ano de 1962). No site do YouTube você encontra versões em inglês e português de documentários interessantes sobre o tema. Você pode direcionar os alunos a assistir um desses e pedir que encontrem as informações solicitadas. Além disso, pode ser bastante interessante e enriquecedor propor um trabalho interdisciplinar com seus colegas de Português e História, ficando este com o contexto histórico do Brasil no período em que a Bossa Nova surgiu e aquele com a análise da letra original da música que será trabalhada neste plano. Para o output, faça um painel simulando uma página do canal Youtube, contendo o título What’s your opinion on the English version of…?, e escreva a letra da versão em inglês da música trabalhada, deixando espaço suficiente para que todos os alunos possam colocar seus comentários.

Context

Orientações:

• Cumprimente a classe em inglês: Hello, students! How are you today?
  • Verifique se os alunos realizaram a atividade de pesquisa solicitada por você em aula anterior (veja a descrição da atividade de casa no 1º slide): Last class I asked you to do a survey about Bossa Nova. Now it’s time to share what you have discovered about it. Espera-se que os alunos digam que a Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira (Bossa Nova was a Brazilian popular music movement / Bossa Nova is a Brazilian music style), que surgiu nos anos 1950 (It came up on 1950’s), período em que o Brasil vivia um grande crescimento econômico com o governo de Juscelino Kubitschek (the period of great economy in Brazil because of the Kubitschek government), com o objetivo de inovar a música brasileira (It aimed to renew Brazilian music / It aimed to be a music innovation). Seus principais representantes são os músicos João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Its main singers are João Gilberto, Tom Jobim and Vinícius de Moraes) e que em 1962 aconteceram dois fatos importantes para a Bossa Nova: a música Garota de Ipanema foi composta por Vinícius de Moraes e Tom Jobim e a Bossa Nova foi apresentada por seus músicos no Carnegie Hall nos EUA (Two important facts in 1962: Vinícius de Moraes and Tom Jobim wrote ‘The girl from Ipanema’ and some singers presented Bossa Nova to USA at Carnegie Hall.) Essas são as informações principais que espera-se que os alunos sejam capazes de compartilhar entre si, porém é possível que eles tragam outros dados importantes sobre a Bossa Nova.
  • Continue, dizendo: What a great job you did! Bossa Nova is the most known and respected Brazilian musical movement around the world! And Garota de Ipanema, or The girl from Ipanema in English, is the most famous Bossa Nova song. Do you know the Portuguese version of this song? (Respostas esperadas: Yes ou No) Diga: Today you’re going to get to know its English version so you can give your opinion about it.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Documentário sobre os 60 anos da Bossa Nova, completados em 2018, disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/especiais-tv-brasil/2018/07/tv-brasil-celebra-os-60-anos-da-bossa-nova, acesso em 07/07/2018.