13000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Receita Culinária

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 31/10/2018
Código: ING6_07UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Receita Culinária

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse é um plano que enfatiza a habilidade de leitura no sentido amplo dessa habilidade, como reconhecimento de diferentes tipos textuais e a abrangência da língua inglesa. Esse plano não faz parte de uma sequência específica, embora existam outros planos na mesma unidade abordando as mesmas habilidades.

Preparação para a aula: Para essa aula, o projetor ou um televisor será necessário para reproduzir os slides da aula. Caso essa tecnologia não esteja disponível, o material da aula pode ser impresso e distribuído aos alunos. Haverá também a necessidade de imprimir a receita do Input para leitura compartilhada. Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, eles podem acompanhar a leitura em duplas. Além disso, o vocabulário apresentado no Context deve ser impresso para distribuição ou copiado em papel craft ou cartolina antes da aula para evitar o desperdício de tempo. As atividades de compreensão também precisam ser impressas para serem resolvidas durante a aula. Além do material oferecido nos slides, há algumas sugestões de material complementar, como links para picture dictionaries, vídeos de receitas e leituras complementares que devem ser consultados com antecedência.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o objetivo da aula para os alunos. Diga-lhes que na aula de hoje eles irão ler uma receita e identificar suas partes, seu propósito, a sequência e o vocabulário utilizado. Today, you will read a recipe, identify its steps and learn new vocabulary related to recipes and cooking.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente esse vocabulário aos alunos fazendo a diferenciação entre as três categorias. Explique a diferença entre spice e seasoning. Spice geralmente é aromático e tem um sabor marcante, seasoning é a mistura de vários sabores como sal, açúcar e spices. Então seasoning é mais abrangente. Essa definição pode ser encontrada no seguinte link: https://www.leaf.tv/articles/difference-between-spice-seasoning/ . Para facilitar a compreensão do vocabulário, você pode usar um dos links listados abaixo (material complementar) para definições ilustradas e mais precisas ou faça mímica de cada verbo/vocabulário apresentado. Não é necessário que os alunos memorizem essas palavras. Essa parte da aula é apenas para situá-los quanto ao tema ao qual serão expostos, bem como avaliar o conhecimento prévio da turma quanto a este tema.

Material complementar:

https://www.really-learn-english.com/english-vocabulary-for-food-and-cooking.html

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Identificar as partes e a sequência de uma receita culinaria.

Expectativa: Que os alunos identifiquem o texto apresentado como uma receita, identifiquem suas partes e percebam que esse tipo de texto segue uma sequência.

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e pergunte-lhes que tipo de texto e esse, What kind of text is this? Quando eles responderem receita, reforce dizendo, Yes, it’s a recipe. Pergunte-lhes que características eles percebem apenas olhando para essa receita. Espere que os alunos respondam algo como: tem um título, tem ingredientes, direções ou modo de fazer. Se eles não responderem, faça perguntas para estimular sua percepção. Pergunte: Do you see a title? Is it a full text or does it have parts? Which ones?
  • Distribua a receita para realização de uma atividade de pré leitura com os alunos. A receita está disponível para impressão num documento numa pasta no seguinte link: Vegetable Fried Rice Recipe . Diga-lhes que essa é uma receita de arroz. Fried rice é um prato comum em várias culturas, aliás muitas culturas ao redor do mundo usam o arroz como um alimento diário (básico) nas suas refeições. O que muda é a forma de preparar o arroz. Pergunte se eles sabem de outras culturas que usam o arroz como um alimento básico. Japoneses usam para sushi, Chineses, Mexicanos, Tailandeses, etc.
  • Passe para o slide seguinte.

Material complementar:

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Identificar elementos importantes presentes no tipo textual receita, bem como a abrangência da receita postada em inglês.

Expectativa: Que os alunos visualizem a receita e sejam capazes de responder às perguntas propostas mesmo sem ler o texto em detalhes e que percebam que não há limite para a quantidade de pessoas que podem visualizar essa receita.

Orientações:

  • Inicie mostrando as perguntas acima aos alunos. Leia as instruções enfatizando a parte que diz que eles não precisam ler o texto antes de responder a essas perguntas especificamente. Leia as perguntas com eles e deixe que respondam espontaneamente. Conclua cada pergunta com uma ou mais respostas aceitáveis (corretas) para que os alunos possam registrar nas suas atividades.
  • Inicie a leitura da receita com os alunos, mostrando as características de cada parte. Por exemplo, diga que os ingredientes vêm em forma de lista porque isso facilita a visualização e organização dos mesmos antes de iniciar a preparação da receita. Que o modo de preparo vem em forma de texto, mas que cada etapa vem num parágrafo separado. Que os detalhes de tempo, porções, etc. vêm em destaque no início ou no final da receita (neste caso vem bem no início).

Material complementar: Essa atividade de compreensão encontra-se disponível para impressão num documento no seguinte link: Comprehension questions . A resolução da mesma encontra-se nesse documento: Resolução de atividade

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Localizar informações na receita proposta e ordenar a sequência a ser seguida para realização da receita utilizando o texto impresso como suporte.

Expectativa: Que os alunos localizem informações específicas na receita proposta, bem como consigam ordenar a sequência das etapas de preparação da receita.

Orientações: Após a leitura compartilhada (professor lê e os alunos acompanham) da receita e resolução da parte 1 da atividade de compreensão, peça que os alunos retomem a leitura do texto e resolvam a parte 2 da atividade (mostrada no slide). Essa atividade requer que o aluno leia a receita com atenção, já que as etapas do processo de preparação foram resumidas (parafraseadas). Ao término da atividade, realize a correção coletiva da atividade.

Material complementar: Essa atividade está disponível para impressão no seguinte link: Comprehension questions . A resolução da mesma encontra-se nesse documento: Resolução de atividade

Atividade complementar:

  • Caso você prefira fazer uma atividade diferente para a correção da atividade, pode usar a seguinte Atividade complementar 1 , que consiste em imprimir, recortar e distribuir um kit de cartões com as etapas da receita para cada aluno para que eles os coloquem em ordem e façam a ilustração de cada parte do processo da receita apresentada. Essa atividade pode ser realizada em duplas.
  • Como atividade de casa ou para uma próxima aula sobre o mesmo tipo textual, pode-se utilizar a receita de Perfect Scrambled Eggs (Recipe) para realizar a seguinte Atividade complementar 2 .

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam os conteúdos e habilidades adquiridos durante essa aula.

Orientações: Leia o slide com os alunos e faça uma breve recapitulação de cada conteúdo apresentado. Em seguida, volte ao slide número 3 (Cooking vocabulary) e peça aos alunos para se organizarem de pé em um círculo. Inicie dizendo um verbo da lista e fazendo a mímica do verbo que você falou. O restante do grupo deve repetir o verbo oralmente e imitar a mímica feita por você. Continuar a brincadeira com um aluno por vez dizendo um verbo e fazendo sua mímica enquanto os outros repetem.

Contents

  1. INPUT: Reading a Vegetable Fried Rice Recipe.
  2. OUTPUT: Comprehension questions and putting the recipe in order.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes