12868
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

6º ano / Inglês / Oralidade

Plano de aula - Falar sobre informações pessoais

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre falar sobre informações pessoais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michelle de Sousa Bahury

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare com antecedência o script do áudio para que o mesmo seja lido para os alunos. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento de expressões relacionadas a cumprimentos e troca de informações pessoais. Today you will be able to introduce yourself and a friend to others.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou televisor ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • What animals do you see? (Os alunos devem responder coisas como: a fish, a shark)
  • Do you know a film with fishes like this? (Os alunos provavelmente responderão: Finding Nemo ou Finding Dory). Do you know Nemo? Do you know Dory and Destiny? (Os alunos provavelmente responderão: yes). What are they doing? (Os alunos podem responder: They’re introducing themselves or They’re saying their names) Are they friends? (de acordo com essa imagem os alunos podem responder yes! or no!, mas se conhecerem o filme responderão: Yes!)
  • How can you fill in the blanks? (É esperado que os alunos respondam: What’s your name? Hi, I’m Nemo. É possível que alguns alunos respondam Hi, I’m Marlin!)

Input select-down

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos percebam as várias formas de realizar apresentações pessoais. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que as pessoas podem utilizar maneiras diferentes para se apresentar.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: https://www.youtube.com/watch?v=QappQivIfXE

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar os vídeos pode usar um televisor e um pendrive para mostrar o vídeo ou pode baixar só o áudio.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que aparecerão vários personagens de filmes infantis se apresentando.

Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas dessas expressões: I’m Nemo / I want you to meet Mr. Gru / Hi! I’m Margo / My name’s Ralph / This is Pumba / Hi, There!. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as expressões mostradas no quadro com o que ouviram no vídeo. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e entregue um worksheet com diálogos similares aos apresentados no vídeo. Caso necessite ver a resolução das atividades, basta clicar aqui.

Proponha: Read the text in pairs and match the questions with the correct answers: (deixe os alunos em duplas e peça para que organizem as perguntas com suas respectivas respostas). Deve ser fácil para eles concluírem as respostas, pois terão acabado de ver algo parecido no vídeo. Circule pela sala e à medida que forem respondendo, reforce a performance adequada dos alunos com Good! Excellent!

Peça: Read a question and answer. Dê 7 minutos para eles. Um aluno lê uma pergunta e outro lê a resposta. Essa dinâmica segue até que todas as frases do worksheet sejam lidas.

? Material complementar:

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer e responder perguntas pessoais e trocar informações.

Expectativa: Os alunos devem entrevistar alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What’s your name? Hi, I`m ____________. / This is _____________ / I want you to meet ___________/ Hello! I’m ____________. Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: Where do you live? Where do you study? What’s your last/first name? Are you Brazilian?

Orientações:

  • Divida a turma em dois grupos. Metade da turma deve elaborar perguntas, sendo duas para cada aluno (grupo A). A outra metade deve responder as perguntas elaboradas pelo outro grupo.(grupo B)
  • Peça que o grupo que fará as perguntas organizem suas falas primeiramente no papel. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • O grupo das perguntas deve se espalhar pela sala de aula de modo que cada aluno encontre alguém para responder às suas perguntas. O aluno que pergunta, após ouvir a resposta dada, deve escrever a resposta em seu papel. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades. (se sua turma for muito grande e seu tempo não for tão flexível, peça que cada aluno faça perguntas apenas para um outro aluno.
  • Ao final da atividade, proponha aos alunos a “group summary” das perguntas e respostas encontradas em sala. Essa atividade deve ficar parecida com essa:
  • (Grupo A): Good morning! (Grupo B): Good morning!

(Grupo A): Hi, how are you? (Grupo B): I’m fine, thanks!

(Grupo A): Hello, what’s your name? (Grupo B): I’m Peter.

(Grupo A): Peter, I want you to meet my friend... (uma variação: This is my friend) (Grupo B) Nice to meet you.

(Grupo A): How old are you? (Grupo B) I’m 10.

? Material complementar:

  • Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem fazer a atividade do output usando whatsapp (neste caso, precisarão de internet) ou algum programa de áudio. Assim a produção dos alunos pode ficar gravada e eles podem escutar o que fizerem sempre que precisarem.
  • Os alunos também podem criar um dicionário ou glossário com o vocabulário que forem aprendendo em cada aula.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de dar informações pessoais e fazer perguntas sobre outras pessoas.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente e peça para que respondam utilizando seus próprios nomes. Se o tempo estiver curto, apenas apresente esse slide, que provavelmente contém a essência do que você anotou no quadro na etapa anterior. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare com antecedência o script do áudio para que o mesmo seja lido para os alunos. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento de expressões relacionadas a cumprimentos e troca de informações pessoais. Today you will be able to introduce yourself and a friend to others.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou televisor ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • What animals do you see? (Os alunos devem responder coisas como: a fish, a shark)
  • Do you know a film with fishes like this? (Os alunos provavelmente responderão: Finding Nemo ou Finding Dory). Do you know Nemo? Do you know Dory and Destiny? (Os alunos provavelmente responderão: yes). What are they doing? (Os alunos podem responder: They’re introducing themselves or They’re saying their names) Are they friends? (de acordo com essa imagem os alunos podem responder yes! or no!, mas se conhecerem o filme responderão: Yes!)
  • How can you fill in the blanks? (É esperado que os alunos respondam: What’s your name? Hi, I’m Nemo. É possível que alguns alunos respondam Hi, I’m Marlin!)

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos percebam as várias formas de realizar apresentações pessoais. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que as pessoas podem utilizar maneiras diferentes para se apresentar.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: https://www.youtube.com/watch?v=QappQivIfXE

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar os vídeos pode usar um televisor e um pendrive para mostrar o vídeo ou pode baixar só o áudio.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que aparecerão vários personagens de filmes infantis se apresentando.

Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas dessas expressões: I’m Nemo / I want you to meet Mr. Gru / Hi! I’m Margo / My name’s Ralph / This is Pumba / Hi, There!. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as expressões mostradas no quadro com o que ouviram no vídeo. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e entregue um worksheet com diálogos similares aos apresentados no vídeo. Caso necessite ver a resolução das atividades, basta clicar aqui.

Proponha: Read the text in pairs and match the questions with the correct answers: (deixe os alunos em duplas e peça para que organizem as perguntas com suas respectivas respostas). Deve ser fácil para eles concluírem as respostas, pois terão acabado de ver algo parecido no vídeo. Circule pela sala e à medida que forem respondendo, reforce a performance adequada dos alunos com Good! Excellent!

Peça: Read a question and answer. Dê 7 minutos para eles. Um aluno lê uma pergunta e outro lê a resposta. Essa dinâmica segue até que todas as frases do worksheet sejam lidas.

? Material complementar:

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer e responder perguntas pessoais e trocar informações.

Expectativa: Os alunos devem entrevistar alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What’s your name? Hi, I`m ____________. / This is _____________ / I want you to meet ___________/ Hello! I’m ____________. Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: Where do you live? Where do you study? What’s your last/first name? Are you Brazilian?

Orientações:

  • Divida a turma em dois grupos. Metade da turma deve elaborar perguntas, sendo duas para cada aluno (grupo A). A outra metade deve responder as perguntas elaboradas pelo outro grupo.(grupo B)
  • Peça que o grupo que fará as perguntas organizem suas falas primeiramente no papel. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • O grupo das perguntas deve se espalhar pela sala de aula de modo que cada aluno encontre alguém para responder às suas perguntas. O aluno que pergunta, após ouvir a resposta dada, deve escrever a resposta em seu papel. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades. (se sua turma for muito grande e seu tempo não for tão flexível, peça que cada aluno faça perguntas apenas para um outro aluno.
  • Ao final da atividade, proponha aos alunos a “group summary” das perguntas e respostas encontradas em sala. Essa atividade deve ficar parecida com essa:
  • (Grupo A): Good morning! (Grupo B): Good morning!

(Grupo A): Hi, how are you? (Grupo B): I’m fine, thanks!

(Grupo A): Hello, what’s your name? (Grupo B): I’m Peter.

(Grupo A): Peter, I want you to meet my friend... (uma variação: This is my friend) (Grupo B) Nice to meet you.

(Grupo A): How old are you? (Grupo B) I’m 10.

? Material complementar:

  • Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem fazer a atividade do output usando whatsapp (neste caso, precisarão de internet) ou algum programa de áudio. Assim a produção dos alunos pode ficar gravada e eles podem escutar o que fizerem sempre que precisarem.
  • Os alunos também podem criar um dicionário ou glossário com o vocabulário que forem aprendendo em cada aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de dar informações pessoais e fazer perguntas sobre outras pessoas.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente e peça para que respondam utilizando seus próprios nomes. Se o tempo estiver curto, apenas apresente esse slide, que provavelmente contém a essência do que você anotou no quadro na etapa anterior. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: YouTube videos that show movie characters presenting themselves and exchanging personal information
  2. OUTPUT: Students role-play and exchange personal information

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

Professor-autor: Michelle Bahury

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Código: ING6_02UND01

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade..


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes