12868
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Falar sobre informações pessoais

POR: Michelle de Sousa Bahury 23/10/2018
Código: ING6_02UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade..

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre falar sobre informações pessoais

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare com antecedência o script do áudio para que o mesmo seja lido para os alunos. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento de expressões relacionadas a cumprimentos e troca de informações pessoais. Today you will be able to introduce yourself and a friend to others.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou televisor ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • What animals do you see? (Os alunos devem responder coisas como: a fish, a shark)
  • Do you know a film with fishes like this? (Os alunos provavelmente responderão: Finding Nemo ou Finding Dory). Do you know Nemo? Do you know Dory and Destiny? (Os alunos provavelmente responderão: yes). What are they doing? (Os alunos podem responder: They’re introducing themselves or They’re saying their names) Are they friends? (de acordo com essa imagem os alunos podem responder yes! or no!, mas se conhecerem o filme responderão: Yes!)
  • How can you fill in the blanks? (É esperado que os alunos respondam: What’s your name? Hi, I’m Nemo. É possível que alguns alunos respondam Hi, I’m Marlin!)

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos percebam as várias formas de realizar apresentações pessoais. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que as pessoas podem utilizar maneiras diferentes para se apresentar.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: https://www.youtube.com/watch?v=QappQivIfXE

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar os vídeos pode usar um televisor e um pendrive para mostrar o vídeo ou pode baixar só o áudio.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que aparecerão vários personagens de filmes infantis se apresentando.

Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas dessas expressões: I’m Nemo / I want you to meet Mr. Gru / Hi! I’m Margo / My name’s Ralph / This is Pumba / Hi, There!. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as expressões mostradas no quadro com o que ouviram no vídeo. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e entregue um worksheet com diálogos similares aos apresentados no vídeo. Caso necessite ver a resolução das atividades, basta clicar aqui.

Proponha: Read the text in pairs and match the questions with the correct answers: (deixe os alunos em duplas e peça para que organizem as perguntas com suas respectivas respostas). Deve ser fácil para eles concluírem as respostas, pois terão acabado de ver algo parecido no vídeo. Circule pela sala e à medida que forem respondendo, reforce a performance adequada dos alunos com Good! Excellent!

Peça: Read a question and answer. Dê 7 minutos para eles. Um aluno lê uma pergunta e outro lê a resposta. Essa dinâmica segue até que todas as frases do worksheet sejam lidas.

? Material complementar:

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Fazer e responder perguntas pessoais e trocar informações.

Expectativa: Os alunos devem entrevistar alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What’s your name? Hi, I`m ____________. / This is _____________ / I want you to meet ___________/ Hello! I’m ____________. Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: Where do you live? Where do you study? What’s your last/first name? Are you Brazilian?

Orientações:

  • Divida a turma em dois grupos. Metade da turma deve elaborar perguntas, sendo duas para cada aluno (grupo A). A outra metade deve responder as perguntas elaboradas pelo outro grupo.(grupo B)
  • Peça que o grupo que fará as perguntas organizem suas falas primeiramente no papel. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • O grupo das perguntas deve se espalhar pela sala de aula de modo que cada aluno encontre alguém para responder às suas perguntas. O aluno que pergunta, após ouvir a resposta dada, deve escrever a resposta em seu papel. Deixe que os alunos interajam bastante. Dê 13 minutos para essa atividades. (se sua turma for muito grande e seu tempo não for tão flexível, peça que cada aluno faça perguntas apenas para um outro aluno.
  • Ao final da atividade, proponha aos alunos a “group summary” das perguntas e respostas encontradas em sala. Essa atividade deve ficar parecida com essa:
  • (Grupo A): Good morning! (Grupo B): Good morning!

(Grupo A): Hi, how are you? (Grupo B): I’m fine, thanks!

(Grupo A): Hello, what’s your name? (Grupo B): I’m Peter.

(Grupo A): Peter, I want you to meet my friend... (uma variação: This is my friend) (Grupo B) Nice to meet you.

(Grupo A): How old are you? (Grupo B) I’m 10.

? Material complementar:

  • Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem fazer a atividade do output usando whatsapp (neste caso, precisarão de internet) ou algum programa de áudio. Assim a produção dos alunos pode ficar gravada e eles podem escutar o que fizerem sempre que precisarem.
  • Os alunos também podem criar um dicionário ou glossário com o vocabulário que forem aprendendo em cada aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de dar informações pessoais e fazer perguntas sobre outras pessoas.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 3 novamente e peça para que respondam utilizando seus próprios nomes. Se o tempo estiver curto, apenas apresente esse slide, que provavelmente contém a essência do que você anotou no quadro na etapa anterior. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: YouTube videos that show movie characters presenting themselves and exchanging personal information
  2. OUTPUT: Students role-play and exchange personal information

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

Professor-autor: Michelle Bahury

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes