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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Antonio de Lisboa Coutinho Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Materiais necessários para a aula: a plano possui um abordagem lúdica, com a utilização de um tabuleiros e cartões (estilo RPG). Utilize o Método Socrático (Metodologia Ativa), através das perguntas do Mão na Massa. Material de apoio com resumo e links. Conduza os alunos a investigarem, com os conhecimentos que já possuem e as respostas encontradas nos cartões, soluções corretas. Construa, se desejável, e com base no modelo sugerido, outros cartões. Tabuleiro de cartões para atividade pode ser impresso em folha A4 e colado em uma folha de cartolina ou duplex. Cartões devem ser impressões em papel cartão. Conteúdo no material complementar.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente o título da aula para a turma. Enfatize o questionamento do título:

  • O que a camada de Ozônio protege?
  • Quais seres vivos podem ser mais atingidos?
  • Como os seres podem se proteger?
  • Quais regiões são mais afetadas?
  • Quais vegetais são mais afetados?”

Deixe claro para os alunos que a Camada Ozônio interfere na vida de todos aqueles que vivem no planeta Terra.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: retome o plano CIE07_13TU06 sobre os males das radiações. Inicie uma análise sobre os efeitos da radiação UV sobre os seres. Solicite que os alunos anotem suas respostas com método Cornell Note: https://drive.google.com/file/d/1BLfw2PJL7hyMgX2N9Kw5uMKscXdmQwKn/view?usp=sharing. As anotações serão revisitadas ao final da aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: questione os alunos sobre quais doenças os humanos podem sofrem com esse tipo de radiação. Levante hipóteses sobre: idade (criança, jovem, adulto, idoso), sexo, cor da pele (branca, negra, parda, negra), regiões do planeta (desertos, florestas equatoriais, oceanos, lavouras, pico das montanhas, vales), roupas (com e sem proteção UV, tipo de tecido).

Pergunte sobre questões relativas ao tempo: dia com chuva, dia com garoa, sombra das árvores, dia nublado, dia com nevoeiro, eclipse solar. Em todas essas situações climáticas a radiação UV continua presente e incidindo sobre os seres vivos, sejam eles quais forem. Questione se os demais seres vivos (insetos, répteis, animais aquáticos, aves, etc) podem sofre com os efeitos da radiação UV. Peça aos alunos que realizem anotações e/ou apontamentos sobre a resposta de cada grupo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em grupos. A quantidade de alunos em cada grupo pode variar entre 3 a 5 membros. O tempo sugerido de 25 minutos, corresponde aos 4 (quatro) slides do Mão na Massa. Entregue o tabuleiro e os cartões.

Sistemática da atividade: com a pergunta do slide exposta (caso não tenha projeto multimídia, imprima e exponha no quadro ou utilize um cavalete tipo flip-chart). Cada grupo de alunos deve ler os cartões correspondentes aos riscos e escolher um dos riscos. Em seguida deve depositar o cartão no centro do tabuleiro. Escolha um primeiro grupo que deverá questionar um segundo grupo sobre o risco selecionado, este deverá responder mais semelhantemente possível do texto encontrado no cartão. O segundo grupo deverá questionar um terceiro, e assim sucessivamente. Crie um clima de competitividade mas também harmônico. Peça para que os alunos realizem anotações no modelo Cornell Note. Avalie as respostas e verifique no gabarito cada uma. Anote a resposta de cada grupo no gabarito. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógio dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações da leitura dos cartões.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Efeito. Conduza novamente a apresentação da pergunta. Oriente os alunos a lerem, escolherem e depositarem um carão sobre os efeitos no centro de tabuleiro. Estimule continuamente as anotações sobre as dúvidas que os alunos venham a ter, reflexões sobre outros efeitos nocivos que podem ocorrer nos seres vivos. O uso contínuo de anotações é fundamental devido a complexidade do conteúdo estudado.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Proteção. Tenha em mãos (impresso ou digital) a tabela do Índice de Radiação UV. Fale um número aleatoriamente (entre 1 e 11) para o grupo de alunos, ou escolha um aluno de cada grupo para sortear um número. Definido o número, o primeiro grupo deverá indicar o tipo de proteção apropriada ao índice escolhido. Aproveite e retome com os alunos a questão das roupas (com e sem proteção UV, tipo de tecido) e do tempo: dia com chuva, dia com garoa, sombra das árvores, dia nublado, dia com nevoeiro, eclipse solar (em todas essas situações climáticas, a radiação UV continua presente e incidindo sobre os seres vivos, sejam eles quais forem).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Efeito Ecológicos. Explore com o grupo o impacto na produção de alimentos, na quantidade produzida e nos aspectos característicos de cada alimento: cor, gosto, doenças, tamanho, tempo de amadurecimento, etc. Estimule os alunos a pensarem e refletirem sobre diversas regiões do planeta afetadas, tais como os polos com sua fauna e flora. Esteja atento as anotações realizadas pelos estudantes.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: exponha as respostas corretas utilizando a Folha de Gabarito ou revise as respostas/anotações dos alunos. Enfatize a integração e cooperação dos grupos. Ressalte as respostas, comparando com os conhecimentos concebidos no início da aula. Deixe claro que as anotações realizadas pelos alunos podem ser utilizadas para debates e/ou apresentações em palestras, oficinas e feiras de ciência.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Materiais necessários para a aula: a plano possui um abordagem lúdica, com a utilização de um tabuleiros e cartões (estilo RPG). Utilize o Método Socrático (Metodologia Ativa), através das perguntas do Mão na Massa. Material de apoio com resumo e links. Conduza os alunos a investigarem, com os conhecimentos que já possuem e as respostas encontradas nos cartões, soluções corretas. Construa, se desejável, e com base no modelo sugerido, outros cartões. Tabuleiro de cartões para atividade pode ser impresso em folha A4 e colado em uma folha de cartolina ou duplex. Cartões devem ser impressões em papel cartão. Conteúdo no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente o título da aula para a turma. Enfatize o questionamento do título:

  • O que a camada de Ozônio protege?
  • Quais seres vivos podem ser mais atingidos?
  • Como os seres podem se proteger?
  • Quais regiões são mais afetadas?
  • Quais vegetais são mais afetados?”

Deixe claro para os alunos que a Camada Ozônio interfere na vida de todos aqueles que vivem no planeta Terra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: retome o plano CIE07_13TU06 sobre os males das radiações. Inicie uma análise sobre os efeitos da radiação UV sobre os seres. Solicite que os alunos anotem suas respostas com método Cornell Note: https://drive.google.com/file/d/1BLfw2PJL7hyMgX2N9Kw5uMKscXdmQwKn/view?usp=sharing. As anotações serão revisitadas ao final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: questione os alunos sobre quais doenças os humanos podem sofrem com esse tipo de radiação. Levante hipóteses sobre: idade (criança, jovem, adulto, idoso), sexo, cor da pele (branca, negra, parda, negra), regiões do planeta (desertos, florestas equatoriais, oceanos, lavouras, pico das montanhas, vales), roupas (com e sem proteção UV, tipo de tecido).

Pergunte sobre questões relativas ao tempo: dia com chuva, dia com garoa, sombra das árvores, dia nublado, dia com nevoeiro, eclipse solar. Em todas essas situações climáticas a radiação UV continua presente e incidindo sobre os seres vivos, sejam eles quais forem. Questione se os demais seres vivos (insetos, répteis, animais aquáticos, aves, etc) podem sofre com os efeitos da radiação UV. Peça aos alunos que realizem anotações e/ou apontamentos sobre a resposta de cada grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em grupos. A quantidade de alunos em cada grupo pode variar entre 3 a 5 membros. O tempo sugerido de 25 minutos, corresponde aos 4 (quatro) slides do Mão na Massa. Entregue o tabuleiro e os cartões.

Sistemática da atividade: com a pergunta do slide exposta (caso não tenha projeto multimídia, imprima e exponha no quadro ou utilize um cavalete tipo flip-chart). Cada grupo de alunos deve ler os cartões correspondentes aos riscos e escolher um dos riscos. Em seguida deve depositar o cartão no centro do tabuleiro. Escolha um primeiro grupo que deverá questionar um segundo grupo sobre o risco selecionado, este deverá responder mais semelhantemente possível do texto encontrado no cartão. O segundo grupo deverá questionar um terceiro, e assim sucessivamente. Crie um clima de competitividade mas também harmônico. Peça para que os alunos realizem anotações no modelo Cornell Note. Avalie as respostas e verifique no gabarito cada uma. Anote a resposta de cada grupo no gabarito. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógio dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações da leitura dos cartões.

Slide Plano Aula

Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Efeito. Conduza novamente a apresentação da pergunta. Oriente os alunos a lerem, escolherem e depositarem um carão sobre os efeitos no centro de tabuleiro. Estimule continuamente as anotações sobre as dúvidas que os alunos venham a ter, reflexões sobre outros efeitos nocivos que podem ocorrer nos seres vivos. O uso contínuo de anotações é fundamental devido a complexidade do conteúdo estudado.

Slide Plano Aula

Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Proteção. Tenha em mãos (impresso ou digital) a tabela do Índice de Radiação UV. Fale um número aleatoriamente (entre 1 e 11) para o grupo de alunos, ou escolha um aluno de cada grupo para sortear um número. Definido o número, o primeiro grupo deverá indicar o tipo de proteção apropriada ao índice escolhido. Aproveite e retome com os alunos a questão das roupas (com e sem proteção UV, tipo de tecido) e do tempo: dia com chuva, dia com garoa, sombra das árvores, dia nublado, dia com nevoeiro, eclipse solar (em todas essas situações climáticas, a radiação UV continua presente e incidindo sobre os seres vivos, sejam eles quais forem).

Slide Plano Aula

Orientações: siga o mesmo roteiro do slide 6. Utilize os Cartões de Efeito Ecológicos. Explore com o grupo o impacto na produção de alimentos, na quantidade produzida e nos aspectos característicos de cada alimento: cor, gosto, doenças, tamanho, tempo de amadurecimento, etc. Estimule os alunos a pensarem e refletirem sobre diversas regiões do planeta afetadas, tais como os polos com sua fauna e flora. Esteja atento as anotações realizadas pelos estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: exponha as respostas corretas utilizando a Folha de Gabarito ou revise as respostas/anotações dos alunos. Enfatize a integração e cooperação dos grupos. Ressalte as respostas, comparando com os conhecimentos concebidos no início da aula. Deixe claro que as anotações realizadas pelos alunos podem ser utilizadas para debates e/ou apresentações em palestras, oficinas e feiras de ciência.

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