Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
- Criação de vídeos curtos (30 segundos): Animoto.
- Vídeo: Youtube.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por vídeo chamada Zoom ou Hangouts e provoque o grupo com a questão disparadora.
- O que é capaz de fazer a vela se transformar?
Você pode fazer um vídeo ilustrativo com uma história animada ou apresentar um vídeo do Youtube de forma complementar. Segue uma sugestão (disponível aqui).
Mão na massa
Siga os passos indicados no “mão na massa” e diga aos alunos que essa atividade só pode ser feita na companhia de um adulto.
Envie um comunicado online, via e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias, pedindo para que acompanhem esse experimento.
Oriente as crianças em relação aos materiais a serem utilizados e aos cuidados a serem tomados.
Peça às crianças para tirarem fotos da vela em diferentes momentos, até que ela termine de queimar. Para acelerar o processo, eles podem pedir a um adulto que corte uma parte do fundo da vela. Diga que elas devem seguir as orientações da tabela. Dessa forma, podem ser colocadas mais etapas de observação.
Sugira que as crianças criem vídeos curtos com a ferramenta Animoto para apresentar o experimento aos colegas. Os vídeos duram apenas 30 segundos e, neles, podem ser inseridos pequenos textos.
Sistematização
Faça uma videoconferência e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Disponibilize um documento colaborativo (Google Docs) para que os alunos postem os links dos vídeos criados de forma que todos tenham acesso. É importante que, ao retomar os experimentos na sistematização, os alunos percebam que o calor foi o elemento que transformou a parafina da vela.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliar as crianças na atividade de “mão na massa”. Caberá a um responsável acender a vela e acompanhar o processo de queima, junto da criança. Se possível, o responsável pode, também, auxiliar a criança nos registros de fotos e na criação do vídeo.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE4_02M&E08
(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).
AULA 01
AULA 03
AULA 05
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes