12800
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformações que acontecem com o calor

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Transformações que acontecem com o calor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

Sugestão de adaptação para ensino remoto

 

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

Optativas:
- Criação de vídeos curtos (30 segundos): Animoto.
- Vídeo: Youtube.

 

Contexto e questão disparadora

Apresente o contexto da aula por vídeo chamada Zoom ou Hangouts e provoque o grupo com a questão disparadora.

- O que é capaz de fazer a vela se transformar?

Você pode fazer um vídeo ilustrativo com uma história animada ou apresentar um vídeo do Youtube de forma complementar. Segue uma sugestão: https://www.youtube.com/watch?v=PwNhIWVao7M

 

Mão na massa

Siga os passos indicados no “mão na massa” e diga aos alunos que essa atividade só pode ser feita na companhia de um adulto.

Envie um comunicado online, via e-mail ou mensagem de Whatsapp, às famílias, pedindo para que acompanhem esse experimento.

Oriente as crianças em relação aos materiais a serem utilizados e aos cuidados a serem tomados.

Peça às crianças para tirarem fotos da vela em diferentes momentos, até que ela termine de queimar. Para acelerar o processo, eles podem pedir a um adulto que corte uma parte do fundo da vela. Diga que elas devem seguir as orientações da tabela. Dessa forma, podem ser colocadas mais etapas de observação.

Sugira que as crianças criem vídeos curtos com a ferramenta Animoto para apresentar o experimento aos colegas. Os vídeos duram apenas 30 segundos e, neles, podem ser inseridos pequenos textos.

 

Sistematização

Faça uma videoconferência e convide as crianças a partilharem o que descobriram. Disponibilize um documento colaborativo (Google Docs) para que os alunos postem os links dos vídeos criados de forma que todos tenham acesso. É importante que, ao retomar os experimentos na sistematização, os alunos percebam que o calor foi o elemento que transformou a parafina da vela.

 

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliar as crianças na atividade de “mão na massa”. Caberá a um responsável acender a vela e acompanhar o processo de queima, junto da criança. Se possível, o responsável pode, também, auxiliar a criança nos registros de fotos e na criação do vídeo.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_02M&E08

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas