12800
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformações que acontecem com o calor

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Transformações que acontecem com o calor

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento que requer muita atenção e cuidado por envolver o fogo. Por isso, fique atento aos detalhes ao acender da vela e realizar a exploração da atividade. Mantenha distância adequada e lembre-se de que a vela não pode estar ao alcance dos alunos, este experimento será apenas para observação.

Materiais necessários para a aula: duas velas; um prato fundo, que será preenchido com água após fixar a vela; fósforos para acender.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação que utiliza o calor do fogo e que terão que ficar bem atentos aos detalhes do processo. Por isso, o experimento requer de todos muita atenção no cumprimento das regras, para que tudo ocorra de forma tranquila.


Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a leitura do contexto. Peça para que os alunos sentem em semicírculo. Coloque uma mesa no centro, para facilitar a visualização de todos.

Apresente a vela e explique que este objeto é feito de barbante e um material conhecido como “parafina”. Permita que os alunos manuseiem a vela apagada e que sintam a textura deste material.

Promova a reflexão dos alunos, perguntando sobre como esse material poderia diminuir de tamanho, uma vez que originalmente é duro e denso. Estimule a curiosidade e a criatividade das crianças, pedindo que falem algumas possibilidades do que poderia ter acontecido.

Dentro das hipóteses apresentadas pelos alunos, sugira a que estiver mais próxima do tema “calor”.

Faça perguntas do tipo:

  • Será que o calor poderá fazer a vela diminuir?
  • O que é esse “diminuir”? Vamos testar?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o material de que a vela é feita pode ser transformado, modificando sua forma e textura originais.

Os alunos podem falar da aula anterior, citando a transformação ocorrida pela ação do calor. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-parafina-da-vela-nao-queima/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Traga os materiais necessários para o experimento e os coloque na mesa. Explique para a turma que esse momento deve ser observado com muita atenção, obedecendo aos comando da professora e aos critérios de organização previamente estabelecidos, para que não haja nenhum acidente ou problemas durante a atividade.

Acenda a vela e cole-a no prato com gotinhas da própria parafina. Para evitar qualquer acidente, depois da vela presa, preencha o prato com água. Dessa forma, caso a vela se solte, não oferecerá risco ao grupo. Mostre para a turma a vela acesa e permita que observem atentamente por aproximadamente 20 minutos. Esse tempo deve ser cronometrado, pois esses dados servirão para que façam a sistematização ao final.

Faça questionamentos do tipo:

  • O que está ocorrendo com a vela?
  • O que acontece com o material quando a vela diminui?

Permita que seus alunos falem sobre o que estão vendo e que desenvolvam hipóteses sobre o que está acontecendo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Destine um tempo para a reflexão sobre o que os alunos estão vendo. Eles deverão observar de suas cadeiras, em semicírculo e afastados da mesa do experimento, o desenvolvimento das etapas de diminuição da vela. Peça para que desenhem a vela durante a observação.

Deixe que os próprios alunos descubram e falem que a vela está diminuindo e porque está derretendo com o calor do fogo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para a Sistematização, monte um quadro com a linha do tempo da evolução do derretimento da vela. Use os desenhos dos alunos para demonstrar como a vela iniciou o processo, como estava durante e ao final do tempo estabelecido. A ideia é que o quadro seja preenchido com desenhos dos próprios alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: minutos

Orientações: É Importante que os alunos concluam respondendo à questão disparadora inicial, sobre o material com o qual a vela é feita, a parafina, ser o combustível que faz a vela ficar acesa. Ela é consumida pelo fogo e vai diminuindo até desaparecer.

Compare com os outros materiais já submetidos ao calor, ao longo das séries de aulas desta habilidade. Você poderá expor em outro cartaz os materiais que sofreram transformações por influência do calor, já estudados por eles em aulas anteriores.

Curiosidades sobre a parafina podem ser encontradas no link: https://solven.com.br/informacao/curiosidades-parafina/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento que requer muita atenção e cuidado por envolver o fogo. Por isso, fique atento aos detalhes ao acender da vela e realizar a exploração da atividade. Mantenha distância adequada e lembre-se de que a vela não pode estar ao alcance dos alunos, este experimento será apenas para observação.

Materiais necessários para a aula: duas velas; um prato fundo, que será preenchido com água após fixar a vela; fósforos para acender.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação que utiliza o calor do fogo e que terão que ficar bem atentos aos detalhes do processo. Por isso, o experimento requer de todos muita atenção no cumprimento das regras, para que tudo ocorra de forma tranquila.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a leitura do contexto. Peça para que os alunos sentem em semicírculo. Coloque uma mesa no centro, para facilitar a visualização de todos.

Apresente a vela e explique que este objeto é feito de barbante e um material conhecido como “parafina”. Permita que os alunos manuseiem a vela apagada e que sintam a textura deste material.

Promova a reflexão dos alunos, perguntando sobre como esse material poderia diminuir de tamanho, uma vez que originalmente é duro e denso. Estimule a curiosidade e a criatividade das crianças, pedindo que falem algumas possibilidades do que poderia ter acontecido.

Dentro das hipóteses apresentadas pelos alunos, sugira a que estiver mais próxima do tema “calor”.

Faça perguntas do tipo:

  • Será que o calor poderá fazer a vela diminuir?
  • O que é esse “diminuir”? Vamos testar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o material de que a vela é feita pode ser transformado, modificando sua forma e textura originais.

Os alunos podem falar da aula anterior, citando a transformação ocorrida pela ação do calor. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-parafina-da-vela-nao-queima/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Traga os materiais necessários para o experimento e os coloque na mesa. Explique para a turma que esse momento deve ser observado com muita atenção, obedecendo aos comando da professora e aos critérios de organização previamente estabelecidos, para que não haja nenhum acidente ou problemas durante a atividade.

Acenda a vela e cole-a no prato com gotinhas da própria parafina. Para evitar qualquer acidente, depois da vela presa, preencha o prato com água. Dessa forma, caso a vela se solte, não oferecerá risco ao grupo. Mostre para a turma a vela acesa e permita que observem atentamente por aproximadamente 20 minutos. Esse tempo deve ser cronometrado, pois esses dados servirão para que façam a sistematização ao final.

Faça questionamentos do tipo:

  • O que está ocorrendo com a vela?
  • O que acontece com o material quando a vela diminui?

Permita que seus alunos falem sobre o que estão vendo e que desenvolvam hipóteses sobre o que está acontecendo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Destine um tempo para a reflexão sobre o que os alunos estão vendo. Eles deverão observar de suas cadeiras, em semicírculo e afastados da mesa do experimento, o desenvolvimento das etapas de diminuição da vela. Peça para que desenhem a vela durante a observação.

Deixe que os próprios alunos descubram e falem que a vela está diminuindo e porque está derretendo com o calor do fogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para a Sistematização, monte um quadro com a linha do tempo da evolução do derretimento da vela. Use os desenhos dos alunos para demonstrar como a vela iniciou o processo, como estava durante e ao final do tempo estabelecido. A ideia é que o quadro seja preenchido com desenhos dos próprios alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: minutos

Orientações: É Importante que os alunos concluam respondendo à questão disparadora inicial, sobre o material com o qual a vela é feita, a parafina, ser o combustível que faz a vela ficar acesa. Ela é consumida pelo fogo e vai diminuindo até desaparecer.

Compare com os outros materiais já submetidos ao calor, ao longo das séries de aulas desta habilidade. Você poderá expor em outro cartaz os materiais que sofreram transformações por influência do calor, já estudados por eles em aulas anteriores.

Curiosidades sobre a parafina podem ser encontradas no link: https://solven.com.br/informacao/curiosidades-parafina/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano