12488
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

POR: 30/08/2018
Código: ING8_01UND04

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Promessas e planos em um discurso para eleições escolares

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a primeira parte de uma sequência de 2 planos que abordam a competência oral e as estruturas de futuro, sendo o plano 2 ING8_01UN05. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos What do you like the most about school? e espere por respostas como My classmates, the teachers, the food, the sport field, por exemplo. Escolha no máximo dois alunos para justificar suas respostas. Pergunte And what do you dislike about school? e espere por respostas como Classrooms, internet, desks, books. etc. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Você pode acrescentar aspectos citados pelos alunos que julgue importantes e que não estão no slide. Peça para que, em duplas, eles escolham alguns dos tópicos para discutir e compartilhar suas sugestões de melhoria.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar à turma um aluno fazendo planos e promessas como candidato às eleições escolares. Não é necessária a compreensão total do diálogo: a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o discurso de um candidato a presidente do grêmio estudantil.

Orientações: Mostre o slide com a foto ou imprima a foto para mostrar à turma. Pergunte Who is this boy? Do you know him? e os alunos devem responder algo similar a He is Chris from ‘Everybody Hates Chris’, the TV series. Caso os alunos não saibam ou reconheçam, diga He is Chris, the lead character from the American tv show ‘Everybody Hates Chris’. Pergunte: According to the picture, where is he? e espere respostas como He is at school/ Jr. high school. Pergunte What is he probably doing? e espere por respostas como He is probably giving/making a speech for student government elections. Pergunte What are his plans and promises about? Let’s watch it. Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=EhzPu9Pk-Xo&t=1s. Disponível no Youtube, o vídeo mostra o discurso do personagem Chris para as eleições escolares. Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos. Após a exibição do vídeo, pergunte se o personagem tem um discurso pronto (Does he have a speech done?) e espere por respostas como No, he doesn’t, he speaks from his heart/ he just has something to say.

T: What aspects about school does he mention in his speech? / Ss: The lockers, the food, the textbooks, the field trips, the Pledge of Allegiance, etc. Escreva no quadro os aspectos que os alunos citarem para que visualizem melhor o vocabulário. Explique que Pledge of Allegiance significa juramento à bandeira. Você pode dizer que em algumas escolas é parte da rotina jurar à bandeira, caso essa prática não seja comum na sua escola.

T: How does he intend to improve the food and the textbooks from his school? e espere por respostas como He wants the food to be changed and textbooks from this decade. Você pode alterar os exemplos, mas escolha no máximo dois aspectos.

T: Would you vote for him? Why?/Ss: Yes, because he has good plans/ No, he didn’t convince me, por exemplo.

T: Do you think he wins the election? Why? / Ss: Yes, I do/ No, I don’t. Deixe-os livres para justificar.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Você poderá ter acesso à transcrição do vídeo no documento Transcript do Input - ING8_01UN04, disponível aqui.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos façam planos e promessas em um pequeno discurso para as eleições escolares usando as estruturas simple future (will) e going to.

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações: Peça para a turma se dividir em quatro grupos. Explique que os grupos serão chapas eleitorais que deverão elaborar um discurso para concorrer ao grêmio estudantil da escola, sendo que todos os integrantes devem participar da elaboração do discurso mas apenas um membro de cada grupo fará o discurso em público. O tempo máximo de cada discurso deve ser de 2 minutos e cada chapa deve ter um nome. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Mostre o slide ou escreva no quadro os modelos de linguagem que eles devem usar em seus discursos e deixe-os produzir. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, peça para os representantes dos grupos apresentarem os discursos. Use um cronômetro para controlar o tempo com precisão. Ao final das apresentações, peça para a turma votar e eleger o melhor discurso. Você pode dar continuidade ao tema sobre melhorias na escola seguindo a aula do plano ING8_01UN05.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar estruturas de futuro para falar sobre planos e promessas em um discurso de eleição escolar.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que abordam a importância da atuação dos alunos no grêmio estudantil. Eles podem ajudar na preparação para esta aula que usa o discurso para eleição estudantil como base para a prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “A contribuição dos grêmios estudantis para o exercício da Gestão Democrática”, de Ariane Andrade Bianco e Raimundo Nonato Junior (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2459-8.pdf); “Juventude e Participação: o grêmio estudantil como espaço educativo”, de Francisco André Silva Martins e Juarez Tarcísio Dayrell (http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/14.pdf) e “O grêmio estudantil no espaço da escola”, de Jalme Santana de Figueiredo Junior (http://cac-php.unioeste.br/eventos/senieeseminario/anais/Eixo6/O_GREMIO_ESTUDANTIL_NO_ESPACO_DA_ESCOLA.pdf)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a primeira parte de uma sequência de 2 planos que abordam a competência oral e as estruturas de futuro, sendo o plano 2 ING8_01UN05. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem o outro.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos What do you like the most about school? e espere por respostas como My classmates, the teachers, the food, the sport field, por exemplo. Escolha no máximo dois alunos para justificar suas respostas. Pergunte And what do you dislike about school? e espere por respostas como Classrooms, internet, desks, books. etc. Mostre o slide ou escreva as informações no quadro. Você pode acrescentar aspectos citados pelos alunos que julgue importantes e que não estão no slide. Peça para que, em duplas, eles escolham alguns dos tópicos para discutir e compartilhar suas sugestões de melhoria.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar à turma um aluno fazendo planos e promessas como candidato às eleições escolares. Não é necessária a compreensão total do diálogo: a contextualização da situação é o mais esperado.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o discurso de um candidato a presidente do grêmio estudantil.

Orientações: Mostre o slide com a foto ou imprima a foto para mostrar à turma. Pergunte Who is this boy? Do you know him? e os alunos devem responder algo similar a He is Chris from ‘Everybody Hates Chris’, the TV series. Caso os alunos não saibam ou reconheçam, diga He is Chris, the lead character from the American tv show ‘Everybody Hates Chris’. Pergunte: According to the picture, where is he? e espere respostas como He is at school/ Jr. high school. Pergunte What is he probably doing? e espere por respostas como He is probably giving/making a speech for student government elections. Pergunte What are his plans and promises about? Let’s watch it. Mostre o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=EhzPu9Pk-Xo&t=1s. Disponível no Youtube, o vídeo mostra o discurso do personagem Chris para as eleições escolares. Sugestão: faça download do vídeo para evitar imprevistos. Após a exibição do vídeo, pergunte se o personagem tem um discurso pronto (Does he have a speech done?) e espere por respostas como No, he doesn’t, he speaks from his heart/ he just has something to say.

T: What aspects about school does he mention in his speech? / Ss: The lockers, the food, the textbooks, the field trips, the Pledge of Allegiance, etc. Escreva no quadro os aspectos que os alunos citarem para que visualizem melhor o vocabulário. Explique que Pledge of Allegiance significa juramento à bandeira. Você pode dizer que em algumas escolas é parte da rotina jurar à bandeira, caso essa prática não seja comum na sua escola.

T: How does he intend to improve the food and the textbooks from his school? e espere por respostas como He wants the food to be changed and textbooks from this decade. Você pode alterar os exemplos, mas escolha no máximo dois aspectos.

T: Would you vote for him? Why?/Ss: Yes, because he has good plans/ No, he didn’t convince me, por exemplo.

T: Do you think he wins the election? Why? / Ss: Yes, I do/ No, I don’t. Deixe-os livres para justificar.

MATERIAL COMPLEMENTAR: Você poderá ter acesso à transcrição do vídeo no documento Transcript do Input - ING8_01UN04, disponível aqui.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos façam planos e promessas em um pequeno discurso para as eleições escolares usando as estruturas simple future (will) e going to.

Expectativa: Que os alunos pratiquem oralmente as formas de futuro o máximo que puderem.

Orientações: Peça para a turma se dividir em quatro grupos. Explique que os grupos serão chapas eleitorais que deverão elaborar um discurso para concorrer ao grêmio estudantil da escola, sendo que todos os integrantes devem participar da elaboração do discurso mas apenas um membro de cada grupo fará o discurso em público. O tempo máximo de cada discurso deve ser de 2 minutos e cada chapa deve ter um nome. Sugestão: você pode separá-los previamente em caso de turmas mais resistentes a formação de grupos. Mostre o slide ou escreva no quadro os modelos de linguagem que eles devem usar em seus discursos e deixe-os produzir. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como pronúncia, erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Quando terminarem, peça para os representantes dos grupos apresentarem os discursos. Use um cronômetro para controlar o tempo com precisão. Ao final das apresentações, peça para a turma votar e eleger o melhor discurso. Você pode dar continuidade ao tema sobre melhorias na escola seguindo a aula do plano ING8_01UN05.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido e falado algo. Mesmo aqueles que falaram pouco devem perceber que sabem usar estruturas de futuro para falar sobre planos e promessas em um discurso de eleição escolar.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos, registre as que você achar pertinentes para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, para elogios etc.

Material complementar: Há vários textos e pesquisas que abordam a importância da atuação dos alunos no grêmio estudantil. Eles podem ajudar na preparação para esta aula que usa o discurso para eleição estudantil como base para a prática oral. Exemplos desses textos são os artigos “A contribuição dos grêmios estudantis para o exercício da Gestão Democrática”, de Ariane Andrade Bianco e Raimundo Nonato Junior (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2459-8.pdf); “Juventude e Participação: o grêmio estudantil como espaço educativo”, de Francisco André Silva Martins e Juarez Tarcísio Dayrell (http://www.scielo.br/pdf/edreal/v38n4/14.pdf) e “O grêmio estudantil no espaço da escola”, de Jalme Santana de Figueiredo Junior (http://cac-php.unioeste.br/eventos/senieeseminario/anais/Eixo6/O_GREMIO_ESTUDANTIL_NO_ESPACO_DA_ESCOLA.pdf)

8º Ano

Contents

  1. INPUT:  Excerpt from tv show “Everybody Hates Chris”: https://www.youtube.com/watch?v=EhzPu9Pk-Xo&t=1s
  2. OUTPUT: A short speech.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar
do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades.>

Professora-autora: Rafaela Araújo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes