Atividade para impressão - Talking about your friends - ORALIDADE_Fazer apresentações sobre os amigos
Plano de Aula
Plano de aula: Fazer apresentações sobre os amigos
Plano 5 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills I
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é o quinto de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet, uma caixa de som, fotos ou imagens dos amigos a serem apresentados a fim de que seja reproduzido o vídeo do input que foi extraído do youtube. Caso estes recursos não estejam disponíveis, prepare flashcards com imagens que representam as atividades mostradas no vídeo com antecedência para que sejam mostradas aos alunos. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na expressão de apresentações pessoais realizadas rotineiramente. “Today you will be able to introduce your friends.”
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
- What do you see in the picture? (Os alunos devem responder coisas como: two boys, a girl, one man, a pool, water.) Aproveite a oportunidade quando falarem water para fazer a próxima pergunta
- Are the kids having fun with water? Ou Are they playing? Are they friends? (Aproveite para fazer mímicas sobre as expressões ‘having fun’ e ‘playing’ se forem novas para a turma. Isso ajudará na compreensão e manterá a turma atenta às explicações em inglês.Os alunos provavelmente responderão: yes! / yes, they are). Aponte para a imagem, localize a piscina e diga em inglês: This is a pool. Do you like to have fun by the pool? Ou Do you like to play by the pool? Ou Do you like to have fun with your friends? Veja o que os alunos vão responder. Essas respostas são pessoais.
Input
Tempo sugerido: 18 minutos.
Propósito: Realizar apresentações sobre amigos e comunidade de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a fazer apresentações sobre seus amigos. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam que as apresentações são expressas com o uso do Presente simples.
Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: I'm Looking for My Friends! - Sid the Science Kid - The Jim Henson Company. https://www.youtube.com/watch?v=sa_cIOFfqrQ
Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, pode baixar o áudio o colocar no celular e fazer mímicas ou imprimir algumas imagens sobre o vídeo.
Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que o personagem Sid the Scientist aparece cantando uma música apresentando seus amigos. Mostre o vídeo para a turma e em seguida coloque no quadro algumas dessas expressões: I’m looking for my friends / we’re looking for our friends / I’m looking for you /There is Gabriela / I’m a rock star / May I show you how I do? / That’s Sid / We found each other / friends. Em seguida mostre as imagens do slide atual e faça a turma relacionar a imagem que melhor descreve as expressões apresentadas. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as ações mostradas no vídeo com seus respectivos significados. Veja quais expressões eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo novamente e após cada apresentação realizada por Sid pause a cena e pergunte:
What’s the color of the car?
What’s her name? What can she do?
What’s his name?
What can he do?
What’s her name?
What can she do? (os alunos devem responder nessa sequência: Yellow/There’s Gabriela/She can dance/There’s Gerald/He is a rock star/There’s May/she can sing). Continue pausando o vídeo e interagindo com os alunos.
Entregue um worksheet para que os alunos leiam um diálogo sobre apresentações pessoais. Após lê-lo os alunos devem completar as informações que estão faltando a partir da escolha das expressões fornecidas no próprio exercício. Em seguida, os alunos devem repetir a leitura do diálogo e praticar com seus pares. Essa atividade possibilita a ampliação de vocabulário pelos alunos.
Proponha: Read the text and fill in the blanks: (deixe os alunos em duplas e peça os alunos leiam o diálogo e completem com as informações faltantes. Essa interação favorece a troca de ideias, pois os dois alunos podem se ajudar ao fazerem esta atividade ). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular em sala e à medida que forem realizando a atividade, fazer reforços como: Good! Excellent!
Peça: Read the text and express yourself. Dê 7 minutos para eles. Os alunos devem ler o texto se revezando para que possam praticar os sons da língua. Essa dinâmica segue até que todas as frases do worksheet sejam lidas.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Fazer apresentações dos amigos.
Expectativa: Os alunos devem preparar uma apresentação sobre seus amigos a partir de informações pessoais. Os amigos que serão apresentados podem ser da escola, da comunidade escolar ou de qualquer outro grupo social.
Orientações:
- Peça que cada aluno organize suas falas primeiramente no papel e treine antes de apresentar a fim de praticarem bastante a oralidade. Dê 8 minutos para essa dinâmica.
- Deixe os alunos fazerem essa atividade inicialmente de maneira individual para a organização das informações a serem inseridas no papel. Cada aluno deve apresentar um amigo (da escola, comunidade ou outro grupo social) expressando assim suas informações pessoais para o restante da turma. É importante que cada integrante realize essa atividade de maneira organizada, pois esse momento antecipa a produção individual deles. Feito isso, cada aluno deve apresentar o seu amigo. Para que os alunos possam utilizar o pronome demonstrativo “This is”, o ideal é que levem fotografias ou imagens que representem seus amigos a serem apresentados. Essa informação deve ser dada com antecedência para a turma. A produção ficará parecida com essa: Hi! My name’s Gerald and this is my friend Jeff from the Book club. He is from São Luís and studies at Smart school. He has a sister named Janice. He can speak English and Portuguese. That’s my friend! Essa dinâmica segue até que todos os alunos elaborem sua apresentação. Dê 12 minutos para essa etapa.
- Se você tiver mais tempo, ensine os alunos expressões como essas: Cool! Wow! Yeah! You got me! e peça para inserirem em suas falas. Verifique a entonação e a pronúncia quando eles estiverem praticando.
? Material complementar:
- Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem fazer a atividade do output usando a câmera e o microfone de seus equipamentos, pois podem usar a gravação como um ensaio de suas apresentações ou até mesmo compartilhar com os colegas de classe as suas produções.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de dar informações pessoais sobre seus amigos.
Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Peça que os alunos falem sobre um de seus colegas de sala, mas sem identificar seus nomes. O desafio para o restante da turma é adivinhar de quem estão falando a partir das informações pessoais dadas durante a apresentação. Administre a quantidade de pessoas de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom;
- GoConqr
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter;
- FlipGrid ou Padlet.
Context
Compartilhe com os alunos o objetivo da aula: criar uma apresentação sobre a escola. Envie aos alunos o vídeo Japanese High School Life, disponível aqui, antecipadamente, junto com as perguntas das orientações, por meio de uma plataforma de envio de mensagens (Whastapp, Facebook, e-mail etc). Você pode também postar a atividade em um mural utilizado por vocês (Facebook, blog). Você pode pedir que preencham um questionário no Google Sheets ou no Mentimeter com as respostas sobre o vídeo, ou pedir que anotem suas observações e levem para a aula síncrona.
Input
Compartilhe com a turma o vídeo Meena: I love school, disponível aqui. Peça que apertem a tecla CC (closed captions), para que possam acompanhar os diálogos. Em uma aula síncrona, você pode pausar o vídeo e fazer as perguntas do slide de Input. Em uma aula assíncrona, você pode enviar as perguntas em forma de estudo dirigido e pedir aos alunos que informem as respostas conforme apareçam no vídeo.
Para treinar o vocabulário, dê sugestões de games online com os quais eles podem aprender de forma lúdica, como School Supplies Memory Game, disponível aqui; School Supplies Memory Game 2, disponível aqui, e School Supplies Stationary Game, disponível aqui.
Output
Peça aos alunos que preparem uma apresentação sobre eles mesmos e sobre a escola. Este pode ser um ótimo momento para unir a turma e relembrar a vida escolar, os professores, as matérias preferidas, os momentos mais marcantes da vida acadêmica dos alunos. Você pode pedir aos alunos que se reúnam em grupos para conversar sobre esses momentos e então produzir o texto, ou pode marcar uma aula síncrona via Zoom, WhatsApp ou Google Meet, e conversar com eles sobre o assunto.
Compartilhe com a turma os prompts do slide para que organizem o texto. Eles podem gravar vídeos mostrando seus objetos escolares preferidos, ou levá-los para o encontro síncrono e compartilhar seus textos.
Feedback
Mostre à turma o slide de feedback e faça perguntas sobre as apresentações deles: Who’s your favourite teacher? What’s the name of our school? What’s your favourite school supply? Você pode voltar ao slide 3 e pedir que desenhem seus professores favoritos e compartilhem com o restante da turma.
Você pode compartilhar as produções dos alunos no FlipGrid ou no Padlet, para que a turma consiga acompanhar seu progresso e sempre possa voltar a uma lição anterior para consulta.
Convite às famílias
Você pode convidar um membro da família para conversar sobre como está sendo o rendimento do aluno nas aulas. Cada responsável pode falar um pouco sobre o cotidiano do adolescente, se estão dando conta dos estudos, como está a relação com os professores e colegas, e do que mais sentem falta neste período de quarentena.
6° Ano
Contents
- INPUT: <Video clip of Sid the scientist, introducing his friends>
- OUTPUT: <Students present about friends using the Simple Present Tense.>
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
<(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.>
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes