12421
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Igualdade entre os gêneros

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Igualdade entre os gêneros

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotem o significado da palavra bullying. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que é importante promovermos a igualdade entre os gêneros?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet para orientá-los na execução da atividade.

Envie a situação de estudo e peça para eles responderem e compartilharem com os outros grupos.

"Uma jovem formou-se em um curso técnico em informática e foi fazer uma entrevista de emprego. O entrevistador perguntou a idade dela, se era solteira, quanto ela gostaria de ganhar de salário e qual a formação para o cargo. Ao final da conversa, ele perguntou se ela tinha filhos. Ela respondeu que morava sozinha e tinha dois filhos: um menino com 3 anos e uma menina com 7. Ao ouvir essas informações, o entrevistador respondeu que não poderia contratá-la porque uma mulher muito jovem, solteira e com filhos seria um problema para a empresa, alegando que crianças pequenas requerem cuidados da mãe que poderiam fazer com que ela faltasse ao trabalho. Além disso, ele afirmou que o salário que ela gostaria de ganhar era incompatível com o cargo disponível para ela, de atendente, pois a empresa contratava apenas homens como técnicos em informática, porque eles eram melhores em matemática já que pensavam de maneira mais racional que as mulheres.

Vocês concordam com o entrevistador? Por quê?"

Envie o mapa da empatia (disponível aqui) no formato Word.

Professor, as orientações para o preenchimento do mapa estão disponíveis aqui.

Explique que os alunos podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).

Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e proponha um debate sobre a temática.

Use o Padlet, recurso digital, para apresentar os mapas da empatia.
Tutorial Padlet (disponível aqui).
Tutorial Google Meet (disponível aqui). 

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar assistindo ao vídeo (disponível aqui) para um momento cinema, e conversar sobre a temática.

 

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_09V&E06

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas