12419
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Circuitos Elétricos Aberto

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Circuitos Elétricos Aberto

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será desenvolvida através da construção de um circuito elétrico com diversos elementos.

Para saber mais sobre circuito elétrico você pode acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Material para a aula:

Um pedaço de fio condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum)

Duas pilhas tipo comum de 1.5 Volts

Uma lâmpada de 1,5 V

Um resistor de 2ohn

Um rolo de fita isolante

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é um circuito elétrico.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise as imagens.

Essa conversa inicial é discutir o significado da palavra circuito, deve ser conduzida a partir da interpretação das imagens e das questões:

1. Qual a semelhança nessas imagens?

Apresenta um circuito de atletismo e um circuito de fórmula 1.

Os dois circuitos têm uma trajetória percorrida entre um ponto a outro, normalmente tendo como objetivo final o ponto de partida.

Os circuitos possuem uma trajetória de corrida fechada.

2. Quais os componentes desses circuitos?

O professor deve observar as imagens e elencá-los com os alunos

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propo? a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada grupo construir um experimento de circuitos elétricos. O experimento de física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre circuitos fechado e aberto.

O professor não deve explicitar aos alunos como produzir o circuito. Procure ressaltar que os grupos devem utilizar todo os materiais e construir o experimento trazendo possíveis esquemas para acender a lâmpada. Durante a construção da atividade, faça uma soldagem nos grupos para identificar o que eles estão fazendo e mediando essa construção.

O desenvolvimento dos circuitos elétricos consistem em iniciar a montagem do 1º circuito, sem qualquer tipo de intervenção do professor, usando apenas os materiais: um pedaço de fio condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum), uma pilha tipo comum de 1.5 Volts e uma lâmpada de 3V.

Após a montagem o professor deve disponibilizar para cada grupo outra pilhas tipo comum de 1.5 Volts e um resistor e mandar os alunos iniciarem a montagem do 2º circuito.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os diferentes experimentos apresentados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas montagens.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a questão norteadora.
  • Para responder a questão (como podemos definir um circuitos elétrico?) deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram esse circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor os experimentos construídos e verificar, junto com os alunos, os componentes usados.

Possíveis respostas para complementar a tabela:

CIRCUITO 1

ELEMENTOS DO CIRCUITO: fio condutor; uma pilha tipo comum de 1.5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EXPERIMENTO: O 1º experimento tem um exemplo simples de um circuito elétrico. Assim, a corrente elétrica sai da pilha e percorre um caminho até voltar a ela. Desta forma, vemos que a lâmpada acende, pois há passagem de corrente elétrica no circuito.

CIRCUITO 2

ELEMENTOS DO CIRCUITO: fio condutor; duas pilhas tipo comum de 1.5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de máximo 2 ohn.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EXPERIMENTO: O 2º experimento ao acrescentar outra pilha e um resistor elétrico, o número de elementos no circuito aumenta, com relação ao fenômeno da corrente elétrica no circuito, vemos que a lâmpada acende, pois há passagem de corrente elétrica no circuito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será desenvolvida através da construção de um circuito elétrico com diversos elementos.

Para saber mais sobre circuito elétrico você pode acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Material para a aula:

Um pedaço de fio condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum)

Duas pilhas tipo comum de 1.5 Volts

Uma lâmpada de 1,5 V

Um resistor de 2ohn

Um rolo de fita isolante

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é um circuito elétrico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise as imagens.

Essa conversa inicial é discutir o significado da palavra circuito, deve ser conduzida a partir da interpretação das imagens e das questões:

1. Qual a semelhança nessas imagens?

Apresenta um circuito de atletismo e um circuito de fórmula 1.

Os dois circuitos têm uma trajetória percorrida entre um ponto a outro, normalmente tendo como objetivo final o ponto de partida.

Os circuitos possuem uma trajetória de corrida fechada.

2. Quais os componentes desses circuitos?

O professor deve observar as imagens e elencá-los com os alunos

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propo? a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada grupo construir um experimento de circuitos elétricos. O experimento de física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre circuitos fechado e aberto.

O professor não deve explicitar aos alunos como produzir o circuito. Procure ressaltar que os grupos devem utilizar todo os materiais e construir o experimento trazendo possíveis esquemas para acender a lâmpada. Durante a construção da atividade, faça uma soldagem nos grupos para identificar o que eles estão fazendo e mediando essa construção.

O desenvolvimento dos circuitos elétricos consistem em iniciar a montagem do 1º circuito, sem qualquer tipo de intervenção do professor, usando apenas os materiais: um pedaço de fio condutor (aproximadamente 30 cm de fio elétrico comum), uma pilha tipo comum de 1.5 Volts e uma lâmpada de 3V.

Após a montagem o professor deve disponibilizar para cada grupo outra pilhas tipo comum de 1.5 Volts e um resistor e mandar os alunos iniciarem a montagem do 2º circuito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os diferentes experimentos apresentados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas montagens.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a questão norteadora.
  • Para responder a questão (como podemos definir um circuitos elétrico?) deve acessar o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541e apresentar aos alunos os elementos que compuseram esse circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor os experimentos construídos e verificar, junto com os alunos, os componentes usados.

Possíveis respostas para complementar a tabela:

CIRCUITO 1

ELEMENTOS DO CIRCUITO: fio condutor; uma pilha tipo comum de 1.5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EXPERIMENTO: O 1º experimento tem um exemplo simples de um circuito elétrico. Assim, a corrente elétrica sai da pilha e percorre um caminho até voltar a ela. Desta forma, vemos que a lâmpada acende, pois há passagem de corrente elétrica no circuito.

CIRCUITO 2

ELEMENTOS DO CIRCUITO: fio condutor; duas pilhas tipo comum de 1.5 Volts e uma lâmpada de 1,5 V e um resistor de máximo 2 ohn.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EXPERIMENTO: O 2º experimento ao acrescentar outra pilha e um resistor elétrico, o número de elementos no circuito aumenta, com relação ao fenômeno da corrente elétrica no circuito, vemos que a lâmpada acende, pois há passagem de corrente elétrica no circuito.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano