Plano de aula: Resistores

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Circuitos elétricos

Sobre a aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02, e busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre resistores. A aula será desenvolvida através da análise das cores dos resistores, observando e calculando seus valores.

Para o desenvolvimento dessa investigação, o aluno deve ter o conhecimento prévio de resistência elétrica, assunto trabalhado no plano CIE8_02ME02. Essa aula consiste em uma atividade prática que tem como objetivo identificar, pelas cores das faixas nas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representam um número, de acordo com a tabela. Os alunos iram fazer a leitura de cada resistor e anote no quadro o valor nominal e tolerância para cada resistor.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Material para a aula:

5 Resistores para cada grupo de alunos.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é resistor.