12364
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo as infecções sexualmente transmissíveis (IST)

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Conhecendo as infecções sexualmente transmissíveis (IST)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem em uma folha o significado de germofóbico e hipocondria. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que evitar relações sexuais não te imuniza completamente de muitas ISTs?

Informe que a sigla DST (Doença Sexualmente transmissível) foi alterada para IST (Infecção Sexualmente Transmissível).

"IST é a nova denominação que o Ministério da Saúde adotou em substituição ao termo DST. A mudança da terminologia para Infecções Sexualmente Transmissíveis foi adotada porque a identificação do “D”, de DST, era relacionada à doença, que provoca sintomas e sinais visíveis no organismo, já as infecções podem permanecer na condição assintomática, sem sintomas perceptíveis, por um período ou se manter assintomáticas durante toda a vida do portador. O termo IST já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelas principais instituições que lidam com Infecções Sexualmente Transmissíveis ao redor do mundo."

Mão na massa
Divida a turma em 03 grupos. Distribua os temas:
- Grupo A - Herpes genital e HPV- Papilomavírus humano;
- Grupo B - Clamídia Gonorréria;
- Grupo C - Sífilis e AIDS (SIDA).

Envie o texto em Word ou o link, via Whatsapp. Peça para os alunos elaborarem mapas mentais com os temas.
Texto de apoio (disponível aqui).

Depois dos mapas construídos, envie-os para os outros grupos. Quando os estudantes receberem os mapas, terão que ampliá-los com as informações dos outros grupos.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp

Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade finalizada.

Sistematização
Faça uma conferência, retome a questão disparadora e estimule uma revisão dos conhecimentos construídos.

Use o Padlet, recurso digital, para apresentar os mapas mentais dos grupos. Tutorial Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem ajudar na elaboração de um folder explicativo que poderá ser distribuído na escola quando as aulas retornarem para o formato presencial.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_08V&E04

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas