12364
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados às duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Textos impressos da etapa Mão na massa (outras possibilidades: material didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco de papel, caneta/lápis, cartolina, quadro e marcador de quadro branco/giz.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las. Questione-os a respeito do tema. Neste momento, poderão surgir relatos de alguns alunos. Valorize essas falas, pois poderão servir de embasamento para uma futura discussão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete e/ou leia a manchete para a turma. Se preferir faça uma leitura da primeira parte da reportagem (dois primeiros parágrafos). Link da reportagem:

https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2018/03/jennifer-lawrence-afirma-nao-gostar-de-sexo-por-medo-de-contrair-doenca.shtml

Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • De acordo com a manchete, quais são as possíveis doenças que a atriz tem medo de contrair? Você poderia citar algumas?
  • Você saberia dizer se todas estas doenças têm cura?
  • Será que mesmo não fazendo sexo a atriz corre o risco de contrair algumas delas?
  • A reportagem sugere que a atriz seja hipocondríaca no momento em que ela se diz “germofóbica”. Você saberia dizer o que significa o termo hipocondríaca?

(Como sugestão para você aprofundar seus conhecimentos sobre hipocondria. Segue sugestão de um vídeo e um texto: https://www.youtube.com/watch?v=dLALmX8RZ44 / https://minutosaudavel.com.br/hipocondria/ )

  • Você concorda com a atitude da atriz ou acha que é uma atitude muito radical?
  • A atriz afirma que “pênis é perigoso”. O que pode sugerir que apenas homens podem transmitir essas doenças. Você concorda? Como você corrigiria a atriz no momento de sua fala?
  • Você acredita que essas doenças estão relacionadas a algum tipo de orientação sexual ou todos são passíveis de contraí-las?

ATENÇÃO PROFESSOR: Perguntas como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus argumentos e conhecimento.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Para um aprofundamento no tema antes da aula, seguem algumas sugestões de leituras complementares:

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de forma que sejam distribuídas igualmente as doenças a serem estudadas. Se organize com o tempo para seguir todas as propostas dessa etapa. Neste momento, não é necessário que os alunos conheçam todas as DST, e sim aquelas que forem mais importantes. Como sugestão, segue um anexo com textos de algumas principais doenças, todavia você poderá modificar a lista para que melhor se adeque a sua realidade. Cada grupo deverá receber um texto explicativo sobre as doenças as quais foram designados.

Você poderá utilizar outros recursos ao invés do texto sugerido, como o próprio material didático dos estudantes. Caso a escola possua recursos tecnológicos, você também pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa na internet. ATENÇÃO PROFESSOR! Você deverá estar atento a possíveis sites não confiáveis que os estudantes poderão acessar. É possível sugerir sites como o do doutor Drauzio Varella, por exemplo: http://bit.ly/2tvz5nT.

Trabalhando dessa forma cada grupo irá discutir e debater internamente a forma de contágio dessas doenças, sintomas, profilaxia, agentes causadores, tratamentos etc.

Após a discussão e levantamento de dados, deverão elaborar um mapa conceitual para cada doença e depois transcrever esse mapa para uma cartolina, para a melhor visualização da turma.

Após a confecção dos cartazes, cada grupo irá apresentar para o restante da turma seus mapas conceituais e juntos irão descobrir semelhanças e diferenças entre as principais DSTs trabalhadas na aula. É importante que os alunos compreendam que a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha e que todos os portadores de alguma DST devem ser respeitados e não pode haver nenhum tipo de discriminação. Durante a apresentação você poderá fazer questionamentos como:

  • Vocês acabaram de conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?
  • Diante do que pesquisaram e leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?
  • A transmissão de DST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. ( https://saude.abril.com.br/bem-estar/numero-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-nao-para-de-crescer/ ). No entanto, como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças? Você acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?
  • O que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma DST sofram com sua condição?

Como sugestão, você poderá expor os cartazes na escola como forma de conscientização para a comunidade escolar.

Sobre o uso de mapas conceituais em sala de aula, seguem algumas leituras prévias:

Materiais necessários: Textos impressos (outras possibilidades: material didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco de papel, caneta/lápis e cartolina.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e estimule uma revisão dos conhecimentos construídos em aulas anteriores. Através de um debate, evidencie aos estudantes a importância da prevenção e que portadores de alguma DST não devem sofrer nenhum tipo de preconceito. Após esse momento, toda a turma deverá construir um único mapa conceitual no quadro. Esse mapa deve sistematizar os conhecimentos construídos em cada grupo (integrando os pontos de convergência entre as pesquisas sobre as DST) e responder a questão disparadora feita no início da aula. Ao final, peça que os alunos registrem o mapa em seus cadernos.

ATENÇÃO PROFESSOR: é importante você alertar seus alunos para a atualização e a troca de nomenclatura de DST para IST (Infecção Sexualmente Transmissível). A nova denominação é uma das atualizações da estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº 8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17. ( http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/departamento-passa-utilizar-nomenclatura-ist-no-lugar-de-dst )

Caso você ainda tenha tempo, seguem sugestões de alguns vídeos sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=S2ir6KGfML8

https://www.youtube.com/watch?v=DDW0tVl0yGI

https://www.youtube.com/watch?v=xxK87oC12ao

https://www.youtube.com/watch?v=H6AcZxKISqw

Como sugestão de atividade complementar, após conhecerem mais sobre as DST, os alunos poderão elaborar um folder explicativo que poderá ser distribuído na escola. Essa atividade tem a possibilidade de ser trabalhada juntamente aos professores de arte e língua portuguesa.

Materiais necessários: Caderno/bloco de papel, caneta/lápis, quadro e marcador de quadro branco/giz.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados às duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Textos impressos da etapa Mão na massa (outras possibilidades: material didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco de papel, caneta/lápis, cartolina, quadro e marcador de quadro branco/giz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las. Questione-os a respeito do tema. Neste momento, poderão surgir relatos de alguns alunos. Valorize essas falas, pois poderão servir de embasamento para uma futura discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete e/ou leia a manchete para a turma. Se preferir faça uma leitura da primeira parte da reportagem (dois primeiros parágrafos). Link da reportagem:

https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2018/03/jennifer-lawrence-afirma-nao-gostar-de-sexo-por-medo-de-contrair-doenca.shtml

Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • De acordo com a manchete, quais são as possíveis doenças que a atriz tem medo de contrair? Você poderia citar algumas?
  • Você saberia dizer se todas estas doenças têm cura?
  • Será que mesmo não fazendo sexo a atriz corre o risco de contrair algumas delas?
  • A reportagem sugere que a atriz seja hipocondríaca no momento em que ela se diz “germofóbica”. Você saberia dizer o que significa o termo hipocondríaca?

(Como sugestão para você aprofundar seus conhecimentos sobre hipocondria. Segue sugestão de um vídeo e um texto: https://www.youtube.com/watch?v=dLALmX8RZ44 / https://minutosaudavel.com.br/hipocondria/ )

  • Você concorda com a atitude da atriz ou acha que é uma atitude muito radical?
  • A atriz afirma que “pênis é perigoso”. O que pode sugerir que apenas homens podem transmitir essas doenças. Você concorda? Como você corrigiria a atriz no momento de sua fala?
  • Você acredita que essas doenças estão relacionadas a algum tipo de orientação sexual ou todos são passíveis de contraí-las?

ATENÇÃO PROFESSOR: Perguntas como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus argumentos e conhecimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Para um aprofundamento no tema antes da aula, seguem algumas sugestões de leituras complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos de forma que sejam distribuídas igualmente as doenças a serem estudadas. Se organize com o tempo para seguir todas as propostas dessa etapa. Neste momento, não é necessário que os alunos conheçam todas as DST, e sim aquelas que forem mais importantes. Como sugestão, segue um anexo com textos de algumas principais doenças, todavia você poderá modificar a lista para que melhor se adeque a sua realidade. Cada grupo deverá receber um texto explicativo sobre as doenças as quais foram designados.

Você poderá utilizar outros recursos ao invés do texto sugerido, como o próprio material didático dos estudantes. Caso a escola possua recursos tecnológicos, você também pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa na internet. ATENÇÃO PROFESSOR! Você deverá estar atento a possíveis sites não confiáveis que os estudantes poderão acessar. É possível sugerir sites como o do doutor Drauzio Varella, por exemplo: http://bit.ly/2tvz5nT.

Trabalhando dessa forma cada grupo irá discutir e debater internamente a forma de contágio dessas doenças, sintomas, profilaxia, agentes causadores, tratamentos etc.

Após a discussão e levantamento de dados, deverão elaborar um mapa conceitual para cada doença e depois transcrever esse mapa para uma cartolina, para a melhor visualização da turma.

Após a confecção dos cartazes, cada grupo irá apresentar para o restante da turma seus mapas conceituais e juntos irão descobrir semelhanças e diferenças entre as principais DSTs trabalhadas na aula. É importante que os alunos compreendam que a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha e que todos os portadores de alguma DST devem ser respeitados e não pode haver nenhum tipo de discriminação. Durante a apresentação você poderá fazer questionamentos como:

  • Vocês acabaram de conhecer as principais doenças sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?
  • Diante do que pesquisaram e leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?
  • A transmissão de DST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. ( https://saude.abril.com.br/bem-estar/numero-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-nao-para-de-crescer/ ). No entanto, como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças? Você acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?
  • O que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma DST sofram com sua condição?

Como sugestão, você poderá expor os cartazes na escola como forma de conscientização para a comunidade escolar.

Sobre o uso de mapas conceituais em sala de aula, seguem algumas leituras prévias:

Materiais necessários: Textos impressos (outras possibilidades: material didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco de papel, caneta/lápis e cartolina.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora e estimule uma revisão dos conhecimentos construídos em aulas anteriores. Através de um debate, evidencie aos estudantes a importância da prevenção e que portadores de alguma DST não devem sofrer nenhum tipo de preconceito. Após esse momento, toda a turma deverá construir um único mapa conceitual no quadro. Esse mapa deve sistematizar os conhecimentos construídos em cada grupo (integrando os pontos de convergência entre as pesquisas sobre as DST) e responder a questão disparadora feita no início da aula. Ao final, peça que os alunos registrem o mapa em seus cadernos.

ATENÇÃO PROFESSOR: é importante você alertar seus alunos para a atualização e a troca de nomenclatura de DST para IST (Infecção Sexualmente Transmissível). A nova denominação é uma das atualizações da estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº 8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17. ( http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/departamento-passa-utilizar-nomenclatura-ist-no-lugar-de-dst )

Caso você ainda tenha tempo, seguem sugestões de alguns vídeos sobre o tema:

https://www.youtube.com/watch?v=S2ir6KGfML8

https://www.youtube.com/watch?v=DDW0tVl0yGI

https://www.youtube.com/watch?v=xxK87oC12ao

https://www.youtube.com/watch?v=H6AcZxKISqw

Como sugestão de atividade complementar, após conhecerem mais sobre as DST, os alunos poderão elaborar um folder explicativo que poderá ser distribuído na escola. Essa atividade tem a possibilidade de ser trabalhada juntamente aos professores de arte e língua portuguesa.

Materiais necessários: Caderno/bloco de papel, caneta/lápis, quadro e marcador de quadro branco/giz.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano