Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados às duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Textos impressos da etapa Mão na massa (outras possibilidades: material didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco de papel, caneta/lápis, cartolina, quadro e marcador de quadro branco/giz.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão conhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis e como preveni-las. Questione-os a respeito do tema. Neste momento, poderão surgir relatos de alguns alunos. Valorize essas falas, pois poderão servir de embasamento para uma futura discussão.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete e/ou leia a manchete para a turma. Se preferir faça uma leitura da primeira parte da reportagem (dois primeiros parágrafos). Link da reportagem:
Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Como sugestão, você poderá usar questões como:
- De acordo com a manchete, quais são as possíveis doenças que a atriz tem medo de contrair? Você poderia citar algumas?
- Você saberia dizer se todas estas doenças têm cura?
- Será que mesmo não fazendo sexo a atriz corre o risco de contrair algumas delas?
- A reportagem sugere que a atriz seja hipocondríaca no momento em que ela se diz “germofóbica”. Você saberia dizer o que significa o termo hipocondríaca?
(Como sugestão para você aprofundar seus conhecimentos sobre hipocondria. Segue sugestão de um vídeo e um texto: https://www.youtube.com/watch?v=dLALmX8RZ44 / https://minutosaudavel.com.br/hipocondria/ )
- Você concorda com a atitude da atriz ou acha que é uma atitude muito radical?
- A atriz afirma que “pênis é perigoso”. O que pode sugerir que apenas homens podem transmitir essas doenças. Você concorda? Como você corrigiria a atriz no momento de sua fala?
- Você acredita que essas doenças estão relacionadas a algum tipo de orientação sexual ou todos são passíveis de contraí-las?
ATENÇÃO PROFESSOR: Perguntas como essas podem gerar grande polêmica e debate na sala. Procure mediar de forma a que todos respeitem a opinião do outro. Procure se manter na imparcialidade neste momento para que os alunos possam melhor construir seus argumentos e conhecimento.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Para um aprofundamento no tema antes da aula, seguem algumas sugestões de leituras complementares:
- https://books.google.com.br/books?id=OJL9AwAAQBAJ&pg=PT5&dq=IST&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi3tY_6_6PbAhVBfpAKHVRkCDsQ6AEINDAE#v=onepage&q=IST&f=false
- http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-da-saude/homepage///cartilhas_para_prevencao_de_ISTaids_em_jovens_.pdf
- http://www.aids.gov.br/system/tdf/pub/2017/64662/cinco_passos_para_a_prevencao_combinada_ao_hiv_na_42165.pdf?file=1&type=node&id=64662&force=1
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos de forma que sejam distribuídas igualmente as doenças a serem estudadas. Se organize com o tempo para seguir todas as propostas dessa etapa. Neste momento, não é necessário que os alunos conheçam todas as IST, e sim aquelas que forem mais importantes. Como sugestão, segue um anexo com textos de algumas principais doenças, todavia você poderá modificar a lista para que melhor se adeque a sua realidade. Cada grupo deverá receber um texto explicativo sobre as doenças as quais foram designados.
Você poderá utilizar outros recursos ao invés do texto sugerido, como o próprio material didático dos estudantes. Caso a escola possua recursos tecnológicos, você também pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa na internet. ATENÇÃO PROFESSOR! Você deverá estar atento a possíveis sites não confiáveis que os estudantes poderão acessar. É possível sugerir sites como o do doutor Drauzio Varella, por exemplo: http://bit.ly/2tvz5nT.
Trabalhando dessa forma cada grupo irá discutir e debater internamente a forma de contágio dessas doenças, sintomas, profilaxia, agentes causadores, tratamentos etc.
Após a discussão e levantamento de dados, deverão elaborar um mapa conceitual para cada doença e depois transcrever esse mapa para uma cartolina, para a melhor visualização da turma.
Após a confecção dos cartazes, cada grupo irá apresentar para o restante da turma seus mapas conceituais e juntos irão descobrir semelhanças e diferenças entre as principais ISTs trabalhadas na aula. É importante que os alunos compreendam que a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha e que todos os portadores de alguma IST devem ser respeitados e não pode haver nenhum tipo de discriminação. Durante a apresentação você poderá fazer questionamentos como:
- Vocês acabaram de conhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis. Além de todas serem transmitidas através do ato sexual, vocês encontraram alguma outra semelhança entre elas? Quais? E quais as principais diferenças?
- Diante do que pesquisaram e leram, qual é a principal forma de prevenção que deve ser utilizada?
- A transmissão de IST no Brasil continua em constante crescimento e isso é um péssimo índice para o nosso país. ( https://saude.abril.com.br/bem-estar/numero-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-nao-para-de-crescer/ ). No entanto, como devemos lidar com as pessoas infectadas por alguma dessas doenças? Você acredita que essas pessoas possam sofrer algum tipo de preconceito e/ou exclusão?
- O que deve ser feito para evitar que pessoas portadoras de alguma IST sofram com sua condição?
Como sugestão, você poderá expor os cartazes na escola como forma de conscientização para a comunidade escolar.
Sobre o uso de mapas conceituais em sala de aula, seguem algumas leituras prévias:
- http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2017/12/Gradmais5_R18_Sylmara.pdf
- http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0375.html
Materiais necessários: Textos impressos (outras possibilidades: material didático ou recursos tecnológicos para pesquisas na internet), caderno/bloco de papel, caneta/lápis e cartolina.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora e estimule uma revisão dos conhecimentos construídos em aulas anteriores. Através de um debate, evidencie aos estudantes a importância da prevenção e que portadores de alguma IST não devem sofrer nenhum tipo de preconceito. Após esse momento, toda a turma deverá construir um único mapa conceitual no quadro. Esse mapa deve sistematizar os conhecimentos construídos em cada grupo (integrando os pontos de convergência entre as pesquisas sobre as IST) e responder a questão disparadora feita no início da aula. Ao final, peça que os alunos registrem o mapa em seus cadernos.
ATENÇÃO PROFESSOR: é importante você alertar seus alunos para a atualização e a troca de nomenclatura de IST para IST (Infecção Sexualmente Transmissível). A nova denominação é uma das atualizações da estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do pelo Decreto nº 8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17. ( http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/departamento-passa-utilizar-nomenclatura-ist-no-lugar-de-IST )
Caso você ainda tenha tempo, seguem sugestões de alguns vídeos sobre o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=S2ir6KGfML8
https://www.youtube.com/watch?v=DDW0tVl0yGI
https://www.youtube.com/watch?v=xxK87oC12ao
https://www.youtube.com/watch?v=H6AcZxKISqw
Como sugestão de atividade complementar, após conhecerem mais sobre as IST, os alunos poderão elaborar um folder explicativo que poderá ser distribuído na escola. Essa atividade tem a possibilidade de ser trabalhada juntamente aos professores de arte e língua portuguesa.
Materiais necessários: Caderno/bloco de papel, caneta/lápis, quadro e marcador de quadro branco/giz.