Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo promover uma campanha de uso consciente de energia. O foco será em hábitos de consumo de energia sustentáveis, ações e medidas de eficiência energética, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal, eficiência relativa do equipamento e hábitos de utilização dos equipamentos e eletrodomésticos envolvendo toda a comunidade escolar. O aluno, ao final da aula, deverá entender a importância do consumo consciente de energia elétrica para a sociedade. Este plano tem uma aplicação mais adequada se vier após a aula CIE08_04_ME05.
Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula acesse esta sugestão de pesquisa:
https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia
É possível usar este vídeo como material complementar com os alunos;
https://www.youtube.com/watch?v=DoiKiVwaG_o&feature=youtu.be
Material necessário:
Opção 1: Se a escolha for cartolina:
- 4 a 5 folhas de cartolina branca;
- Tiras de papel ofício A4 (Para isso é necessário umas 10 folhas);
- Dois tubos pequenos de cola branca;
- Uma caixa de canetinha.
Opção 2: Se a escolha for por banner:
- Confeccionar o banner em uma gráfica rápida antes da aula;
- Quatro blocos de post it num formato grande e com cores variadas.
- Uma caixa de canetinha.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
- Wuais ações de eficiência energética e consumo consciente de energia vocês sugerem para desenvolvermos em nossa comunidade escolar?
- Qual é a importância de ações como estas para a sociedade?
Permita que alguns alunos se manifestem voluntariamente e agradeça a participação deles.
Apresente o objetivo da aula: preparar uma campanha de eficiência energética que possa envolver toda comunidade escolar com foco no uso consciente de energia.
Observações:
Caso seja de interesse, esta pode ser a aula inicial para um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. Algumas sugestões dadas pelos alunos podem ser selecionadas como parte da campanha, envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive podendo desdobrar a atividade em outras ações em aulas posteriores, caso o professor verifique espaço em seu planejamento para a turma.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
Peça para a turma sugestões de ações para a campanha de uso consciente de energia. Diga que a primeira ação dessa campanha será o desenvolvimento de um mural com orientações de eficiência energética e uso consciente de energia. Em seguida, diga que serão necessárias outras ideias de ações que virão das sugestões deles para dar seguimento à campanha, as quais vamos selecionar e organizar quais atividades serão necessárias para cada ação.
As respostas possíveis para as ações complementares:
- Fazer um encenação com o tema;
- Realizar a apresentação de um vídeo rápido na entrada da escola;
- Trazer um especialista para fazer uma palestra no auditório para a comunidade escolar.
O Professor deve registrar quais atividades foram escolhidas para a campanha de uso consciente de energia e as ações necessárias (mesmo que a campanha não seja completamente executada, é importante estruturá-la com a turma). Contudo, nessa aula, foque na primeira ação da campanha, que será a construção do mural com sugestões e dicas de uso consciente de energia.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Peça para que a turma participe, indicando os benefícios do uso consciente da energia elétrica com a adoção de hábitos e ações de eficiência energética que podem ser desenvolvidas no dia a dia. Por exemplo, incluindo a própria escola como lugar de uso coletivo de toda a comunidade. Caso deseje retomar o assunto em outra aula, registre as percepções da turma.
As respostas esperadas são:
- Redução na conta de energia elétrica;
- Redução no investimento em novas estruturas de produção de energia elétrica por parte do poder público devido à redução no consumo. Com o valor que deixaria de investir, poderia priorizar ações mais importantes, como educação e saúde;
- Redução do uso de recursos naturais não-renováveis, uma vez que um dia terão fim, tais como: gás natural, óleo diesel e carvão - muito usados na produção de energia elétrica;
- Redução do impacto ambiental, tanto na instalação de novas estruturas para a produção de energia elétrica como também nos insumos de produção nas usinas já em operação;
- Redução da poluição, pois algumas usinas utilizam óleo diesel, carvão e gás natural para produção de energia elétrica, elementos que são bastante poluentes;
- Redução do uso de água para a produção de energia, priorizando o consumo humano em regiões onde a água é escassa, como o nordeste. Muita água acaba sendo usada para a produção de energia elétrica, o que pode ter efeito negativo entre as comunidades de regiões mais áridas. Nas termelétricas, há grande consumo de água no processo de troca de calor com o meio externo. Nas barragens das hidrelétricas, há retenção de água para produção de energia relegando, em alguns casos, o consumo humano ao segundo plano.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
Campanha de uso consciente de energia elétrica
Inicie considerando o conhecimento prévio da turma, a qual já sabem que existem ações e medidas para redução no consumo de energia elétrica que exigem investimentos. Contudo, também há atitudes sustentáveis que exigem apenas mudanças nos hábitos de consumo de energia elétrica no dia a dia de cada que podem ser adotadas pela família e até por cada indivíduo.
É importante deixar claro que o objetivo da campanha que eles desenvolverão será conscientizar toda a comunidade escolar. Portanto, a campanha divulgará ações de eficiência energética focadas em hábitos, ações e medidas sustentáveis para conscientização da comunidade escolar, que devem ser divulgadas de forma clara. Além de trazer conceitos de cidadania e responsabilidade social, os quais podem ser explorados, de forma transversal, nesse momento.
Para fluir de forma lógica e coesa com a proposta, inicie a primeira atividade, que é a construção do mural. Para Isso, a turma deve sugerir e selecionar ações sustentáveis para o consumo consciente de energia, elencando as mais relevantes, que devem ser as primeiras a fazer parte do mural sendo (enfatizando o protagonismo do aluno). Duas ou três medidas são suficientes, mas, caso haja mais sugestões interessantes, não é impeditivo incluir um número maior. Para isso, disponibilize fitas de papel em branco ou post it e peça que as sugestões selecionadas pela turma sejam registradas primeiro no mural.
Após esse primeiro momento, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Eles devem receber alguns itens da lista a seguir, de forma aleatória, que podem já estar confeccionados em forma de tiras de papel. Para a construção do mural, é possível utilizar uma ou duas folhas de cartolina, como está ilustrado nesse slide. Há também a opção por confeccionar um banner. A seguir, cada grupo de alunos deve colar as fitas ou os post it com as sugestões (há uma lista com dicas e sugestões que devem ter sido preparadas previamente). Para isso, os alunos devem fixar as sugestões na coluna mais adequada. O cartaz deve estar dividido em “hábitos sustentáveis” e “ações e medidas eficientes”. Quando todas as fitas com sugestões de eficientização energética tiverem sido classificadas, fixadas ou coladas, o mural deve ser posto em local visível e movimentado da escola, permitindo que a comunidade escolar tenha acesso às sugestões.
OBS.: Hábitos sempre tem a ver com comportamentos e atitudes. Já ações e medidas eficientes tem a ver com troca de equipamentos menos eficientes por outros com maior eficiência. Ambas as opções estão relacionadas às opções de investimentos. Este tipo de separação não é comum nos documentos de eficiência energética, sugiro que seja feita assim apenas com objetivos didáticos, pois quero deixar claro que não necessariamente eficientizar exige investimento. Há muito o que avançar com as mudanças de hábitos individuais e coletivos.
Dicas e sugestões para um consumo consciente de energia elétrica:
- Junte um número maior de peças de roupas para engomar, ao invés de engomar uma ou duas peças de cada vez;
- Não fique abrindo a porta da geladeira constantemente, pois além de reduzir o consumo da geladeira ajuda a conservar os alimentos. Se for o caso, liste o que precisa para fazer o almoço e retire de uma só vez;
- Quando a borracha da geladeira estiver desgastada, faça a troca por uma nova (uma forma de verificar é fechar a porta da geladeira com uma folha de papel interposta entre a porta e a borracha, se a folha de papel cair significa que é o momento de trocar a borracha de vedação da geladeira);
- Ajuste a temperatura da geladeira para valores intermediários e não para a temperatura mínima, pois a temperatura mínima leva a um consumo maior de energia elétrica;
- Não guarde produtos muito quentes na geladeira, ou seja, espere um pouco para que esfriem;
- Quando for preciso descongelar um produto guardado no freezer para uma refeição, ao invés de tentar descongelar usando o microondas, dê preferência por retirar o produto do freezer antes da preparação, para que no momento de preparar ou já esteja descongelado ou seja necessário apenas finalizar o descongelamento no microondas;
- Congele alimentos em pequenas porções, de preferência para uma refeição. Pois além de conservar melhor, no momento do descongelamento usa-se menor quantidade de energia ao fazer isso usando o microondas;
- Junte uma quantidade maior de roupas para lavar usando a máquina de lavar até próximo de sua capacidade. Assim, estaremos poupando energia elétrica e também água (a água, quando é bombeada - situação muito comum em prédios - também consome energia elétrica, além de também ser um recurso escasso e caro);
- Quando não houver ninguém no cômodo, desligue as lâmpadas (em cômodos onde há uma grande circulação de pessoas, é difícil controlar o processo de ligar e desligar, nesse caso, é sugerida a utilização de sensor de presença, pois é uma solução simples, barata e eficiente);
- Troque lâmpadas com tecnologia ultrapassada por lâmpadas de LED, as quais têm um consumo de energia elétrica bem menor que outras tecnologias e são bem acessíveis;
- Quando o dia estiver claro, dê preferência a abrir as cortinas e janelas e não à iluminação artificial, pois a luz do sol não custa nada e também é benéfica para arejar o ambiente;
- Utilize equipamentos com o selo PROCEL A, este selo é dado pelo INMETRO e indica equipamentos mais eficientes na sua categoria;
- O condicionador de ar funciona semelhante à geladeira, ou seja, se ficarmos abrindo constantemente a porta ou a janela do cômodo, ele vai consumir muito mais do que se o ambiente for mantido fechado durante o tempo que estiver ligado;
- Tente usar o condicionador de ar com uma temperatura equilibrada, entre 22°C e 24°C, pois abaixo desses valores vai aumentar muito o consumo de energia elétrica, especialmente nos dias quentes;
- Tentar usar o condicionador de ar apenas nos dias em que a temperatura realmente estiver incomodando e não sempre (Dá preferência a abrir as janelas, pois além de reduzir o consumo de energia elétrica também areja o ambiente);
- Use o chuveiro aquecido apenas nos dias frios e tome banhos mais curtos, este é um equipamento de alto consumo de energia;
- Desligue os equipamentos que estão no modo stand-by quando não for utilizar por muitas horas, uma vez que o modo stand-by também consome energia elétrica;
- Não deixe os carregadores de celular plugado na tomada quando não estiver carregando, pois há consumo de energia além de aumentar o potencial de risco, caso haja um curto-circuito ou falha que cause um sobreaquecimento no carregador;
- Não utilize a parte de trás da geladeira, as aletas do condicionador de ar ou o ferro de engomar como secador de roupas, estes hábitos levam ao aumento do consumo desses equipamentos, os quais normalmente já têm consumo significativo.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Chame a atenção, ao consolidar com os alunos, que a maioria das ações de eficiência energética e consumo consciente de energia não dependem de investimentos altos, nem de profissionais de engenharia muito especializados, mas tão somente de mudança de hábitos e pequenos investimentos. Recapitule o objetivo da aula, que é realizar uma campanha de consumo consciente de energia focada em identificar hábitos, ações e medidas de eficiência energética e socializar com a comunidade escolar as sugestões de uso sustentável de forma a contribuir para o meio ambiente e ainda reduzir a conta de energia elétrica. Muitas vezes aumentando a vida útil do equipamento com a utilização adequada dos mesmos. Finalize ressaltando para a turma que a ação deles de compartilhar com a comunidade escolar e o que aprenderam sobre consumo consciente de energia é um gesto de cidadania e de consciência ambiental.