12362
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Campanha de uso consciente de energia

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Campanha de uso consciente de energia

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo promover uma campanha de uso consciente de energia. O foco será em hábitos de consumo de energia sustentáveis, ações e medidas de eficiência energética, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal, eficiência relativa do equipamento e hábitos de utilização dos equipamentos e eletrodomésticos envolvendo toda a comunidade escolar. O aluno, ao final da aula, deverá entender a importância do consumo consciente de energia elétrica para a sociedade. Este plano tem uma aplicação mais adequada se vier após a aula CIE08_04_ME05.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula acesse esta sugestão de pesquisa:

https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia

http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/dicas-para-um-consumo-consciente-de-energia-eletrica/

É possível usar este vídeo como material complementar com os alunos;

https://www.youtube.com/watch?v=DoiKiVwaG_o&feature=youtu.be

Material necessário:

Opção 1: Se a escolha for cartolina:

  • 4 a 5 folhas de cartolina branca;
  • Tiras de papel ofício A4 (Para isso é necessário umas 10 folhas);
  • Dois tubos pequenos de cola branca;
  • Uma caixa de canetinha.

Opção 2: Se a escolha for por banner:

  • Confeccionar o banner em uma gráfica rápida antes da aula;
  • Quatro blocos de post it num formato grande e com cores variadas.
  • Uma caixa de canetinha.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

  • Wuais ações de eficiência energética e consumo consciente de energia vocês sugerem para desenvolvermos em nossa comunidade escolar?
  • Qual é a importância de ações como estas para a sociedade?

Permita que alguns alunos se manifestem voluntariamente e agradeça a participação deles.

Apresente o objetivo da aula: preparar uma campanha de eficiência energética que possa envolver toda comunidade escolar com foco no uso consciente de energia.

Observações:

Caso seja de interesse, esta pode ser a aula inicial para um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. Algumas sugestões dadas pelos alunos podem ser selecionadas como parte da campanha, envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive podendo desdobrar a atividade em outras ações em aulas posteriores, caso o professor verifique espaço em seu planejamento para a turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Peça para a turma sugestões de ações para a campanha de uso consciente de energia. Diga que a primeira ação dessa campanha será o desenvolvimento de um mural com orientações de eficiência energética e uso consciente de energia. Em seguida, diga que serão necessárias outras ideias de ações que virão das sugestões deles para dar seguimento à campanha, as quais vamos selecionar e organizar quais atividades serão necessárias para cada ação.

As respostas possíveis para as ações complementares:

- Fazer um encenação com o tema;

- Realizar a apresentação de um vídeo rápido na entrada da escola;

- Trazer um especialista para fazer uma palestra no auditório para a comunidade escolar.

O Professor deve registrar quais atividades foram escolhidas para a campanha de uso consciente de energia e as ações necessárias (mesmo que a campanha não seja completamente executada, é importante estruturá-la com a turma). Contudo, nessa aula, foque na primeira ação da campanha, que será a construção do mural com sugestões e dicas de uso consciente de energia.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Peça para que a turma participe, indicando os benefícios do uso consciente da energia elétrica com a adoção de hábitos e ações de eficiência energética que podem ser desenvolvidas no dia a dia. Por exemplo, incluindo a própria escola como lugar de uso coletivo de toda a comunidade. Caso deseje retomar o assunto em outra aula, registre as percepções da turma.

As respostas esperadas são:

  • Redução na conta de energia elétrica;
  • Redução no investimento em novas estruturas de produção de energia elétrica por parte do poder público devido à redução no consumo. Com o valor que deixaria de investir, poderia priorizar ações mais importantes, como educação e saúde;
  • Redução do uso de recursos naturais não-renováveis, uma vez que um dia terão fim, tais como: gás natural, óleo diesel e carvão - muito usados na produção de energia elétrica;
  • Redução do impacto ambiental, tanto na instalação de novas estruturas para a produção de energia elétrica como também nos insumos de produção nas usinas já em operação;
  • Redução da poluição, pois algumas usinas utilizam óleo diesel, carvão e gás natural para produção de energia elétrica, elementos que são bastante poluentes;
  • Redução do uso de água para a produção de energia, priorizando o consumo humano em regiões onde a água é escassa, como o nordeste. Muita água acaba sendo usada para a produção de energia elétrica, o que pode ter efeito negativo entre as comunidades de regiões mais áridas. Nas termelétricas, há grande consumo de água no processo de troca de calor com o meio externo. Nas barragens das hidrelétricas, há retenção de água para produção de energia relegando, em alguns casos, o consumo humano ao segundo plano.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

Campanha de uso consciente de energia elétrica

Inicie considerando o conhecimento prévio da turma, a qual já sabem que existem ações e medidas para redução no consumo de energia elétrica que exigem investimentos. Contudo, também há atitudes sustentáveis que exigem apenas mudanças nos hábitos de consumo de energia elétrica no dia a dia de cada que podem ser adotadas pela família e até por cada indivíduo.

É importante deixar claro que o objetivo da campanha que eles desenvolverão será conscientizar toda a comunidade escolar. Portanto, a campanha divulgará ações de eficiência energética focadas em hábitos, ações e medidas sustentáveis para conscientização da comunidade escolar, que devem ser divulgadas de forma clara. Além de trazer conceitos de cidadania e responsabilidade social, os quais podem ser explorados, de forma transversal, nesse momento.

Para fluir de forma lógica e coesa com a proposta, inicie a primeira atividade, que é a construção do mural. Para Isso, a turma deve sugerir e selecionar ações sustentáveis para o consumo consciente de energia, elencando as mais relevantes, que devem ser as primeiras a fazer parte do mural sendo (enfatizando o protagonismo do aluno). Duas ou três medidas são suficientes, mas, caso haja mais sugestões interessantes, não é impeditivo incluir um número maior. Para isso, disponibilize fitas de papel em branco ou post it e peça que as sugestões selecionadas pela turma sejam registradas primeiro no mural.

Após esse primeiro momento, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Eles devem receber alguns itens da lista a seguir, de forma aleatória, que podem já estar confeccionados em forma de tiras de papel. Para a construção do mural, é possível utilizar uma ou duas folhas de cartolina, como está ilustrado nesse slide. Há também a opção por confeccionar um banner. A seguir, cada grupo de alunos deve colar as fitas ou os post it com as sugestões (há uma lista com dicas e sugestões que devem ter sido preparadas previamente). Para isso, os alunos devem fixar as sugestões na coluna mais adequada. O cartaz deve estar dividido em “hábitos sustentáveis” e “ações e medidas eficientes”. Quando todas as fitas com sugestões de eficientização energética tiverem sido classificadas, fixadas ou coladas, o mural deve ser posto em local visível e movimentado da escola, permitindo que a comunidade escolar tenha acesso às sugestões.

OBS.: Hábitos sempre tem a ver com comportamentos e atitudes. Já ações e medidas eficientes tem a ver com troca de equipamentos menos eficientes por outros com maior eficiência. Ambas as opções estão relacionadas às opções de investimentos. Este tipo de separação não é comum nos documentos de eficiência energética, sugiro que seja feita assim apenas com objetivos didáticos, pois quero deixar claro que não necessariamente eficientizar exige investimento. Há muito o que avançar com as mudanças de hábitos individuais e coletivos.

Dicas e sugestões para um consumo consciente de energia elétrica:

  • Junte um número maior de peças de roupas para engomar, ao invés de engomar uma ou duas peças de cada vez;
  • Não fique abrindo a porta da geladeira constantemente, pois além de reduzir o consumo da geladeira ajuda a conservar os alimentos. Se for o caso, liste o que precisa para fazer o almoço e retire de uma só vez;
  • Quando a borracha da geladeira estiver desgastada, faça a troca por uma nova (uma forma de verificar é fechar a porta da geladeira com uma folha de papel interposta entre a porta e a borracha, se a folha de papel cair significa que é o momento de trocar a borracha de vedação da geladeira);
  • Ajuste a temperatura da geladeira para valores intermediários e não para a temperatura mínima, pois a temperatura mínima leva a um consumo maior de energia elétrica;
  • Não guarde produtos muito quentes na geladeira, ou seja, espere um pouco para que esfriem;
  • Quando for preciso descongelar um produto guardado no freezer para uma refeição, ao invés de tentar descongelar usando o microondas, dê preferência por retirar o produto do freezer antes da preparação, para que no momento de preparar ou já esteja descongelado ou seja necessário apenas finalizar o descongelamento no microondas;
  • Congele alimentos em pequenas porções, de preferência para uma refeição. Pois além de conservar melhor, no momento do descongelamento usa-se menor quantidade de energia ao fazer isso usando o microondas;
  • Junte uma quantidade maior de roupas para lavar usando a máquina de lavar até próximo de sua capacidade. Assim, estaremos poupando energia elétrica e também água (a água, quando é bombeada - situação muito comum em prédios - também consome energia elétrica, além de também ser um recurso escasso e caro);
  • Quando não houver ninguém no cômodo, desligue as lâmpadas (em cômodos onde há uma grande circulação de pessoas, é difícil controlar o processo de ligar e desligar, nesse caso, é sugerida a utilização de sensor de presença, pois é uma solução simples, barata e eficiente);
  • Troque lâmpadas com tecnologia ultrapassada por lâmpadas de LED, as quais têm um consumo de energia elétrica bem menor que outras tecnologias e são bem acessíveis;
  • Quando o dia estiver claro, dê preferência a abrir as cortinas e janelas e não à iluminação artificial, pois a luz do sol não custa nada e também é benéfica para arejar o ambiente;
  • Utilize equipamentos com o selo PROCEL A, este selo é dado pelo INMETRO e indica equipamentos mais eficientes na sua categoria;
  • O condicionador de ar funciona semelhante à geladeira, ou seja, se ficarmos abrindo constantemente a porta ou a janela do cômodo, ele vai consumir muito mais do que se o ambiente for mantido fechado durante o tempo que estiver ligado;
  • Tente usar o condicionador de ar com uma temperatura equilibrada, entre 22°C e 24°C, pois abaixo desses valores vai aumentar muito o consumo de energia elétrica, especialmente nos dias quentes;
  • Tentar usar o condicionador de ar apenas nos dias em que a temperatura realmente estiver incomodando e não sempre (Dá preferência a abrir as janelas, pois além de reduzir o consumo de energia elétrica também areja o ambiente);
  • Use o chuveiro aquecido apenas nos dias frios e tome banhos mais curtos, este é um equipamento de alto consumo de energia;
  • Desligue os equipamentos que estão no modo stand-by quando não for utilizar por muitas horas, uma vez que o modo stand-by também consome energia elétrica;
  • Não deixe os carregadores de celular plugado na tomada quando não estiver carregando, pois há consumo de energia além de aumentar o potencial de risco, caso haja um curto-circuito ou falha que cause um sobreaquecimento no carregador;
  • Não utilize a parte de trás da geladeira, as aletas do condicionador de ar ou o ferro de engomar como secador de roupas, estes hábitos levam ao aumento do consumo desses equipamentos, os quais normalmente já têm consumo significativo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Chame a atenção, ao consolidar com os alunos, que a maioria das ações de eficiência energética e consumo consciente de energia não dependem de investimentos altos, nem de profissionais de engenharia muito especializados, mas tão somente de mudança de hábitos e pequenos investimentos. Recapitule o objetivo da aula, que é realizar uma campanha de consumo consciente de energia focada em identificar hábitos, ações e medidas de eficiência energética e socializar com a comunidade escolar as sugestões de uso sustentável de forma a contribuir para o meio ambiente e ainda reduzir a conta de energia elétrica. Muitas vezes aumentando a vida útil do equipamento com a utilização adequada dos mesmos. Finalize ressaltando para a turma que a ação deles de compartilhar com a comunidade escolar e o que aprenderam sobre consumo consciente de energia é um gesto de cidadania e de consciência ambiental.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo promover uma campanha de uso consciente de energia. O foco será em hábitos de consumo de energia sustentáveis, ações e medidas de eficiência energética, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal, eficiência relativa do equipamento e hábitos de utilização dos equipamentos e eletrodomésticos envolvendo toda a comunidade escolar. O aluno, ao final da aula, deverá entender a importância do consumo consciente de energia elétrica para a sociedade. Este plano tem uma aplicação mais adequada se vier após a aula CIE08_04_ME05.

Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula acesse esta sugestão de pesquisa:

https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia

http://www.vidasustentavel.net/sustentabilidade/dicas-para-um-consumo-consciente-de-energia-eletrica/

É possível usar este vídeo como material complementar com os alunos;

https://www.youtube.com/watch?v=DoiKiVwaG_o&feature=youtu.be

Material necessário:

Opção 1: Se a escolha for cartolina:

  • 4 a 5 folhas de cartolina branca;
  • Tiras de papel ofício A4 (Para isso é necessário umas 10 folhas);
  • Dois tubos pequenos de cola branca;
  • Uma caixa de canetinha.

Opção 2: Se a escolha for por banner:

  • Confeccionar o banner em uma gráfica rápida antes da aula;
  • Quatro blocos de post it num formato grande e com cores variadas.
  • Uma caixa de canetinha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula. Lance perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

  • Wuais ações de eficiência energética e consumo consciente de energia vocês sugerem para desenvolvermos em nossa comunidade escolar?
  • Qual é a importância de ações como estas para a sociedade?

Permita que alguns alunos se manifestem voluntariamente e agradeça a participação deles.

Apresente o objetivo da aula: preparar uma campanha de eficiência energética que possa envolver toda comunidade escolar com foco no uso consciente de energia.

Observações:

Caso seja de interesse, esta pode ser a aula inicial para um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. Algumas sugestões dadas pelos alunos podem ser selecionadas como parte da campanha, envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive podendo desdobrar a atividade em outras ações em aulas posteriores, caso o professor verifique espaço em seu planejamento para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Peça para a turma sugestões de ações para a campanha de uso consciente de energia. Diga que a primeira ação dessa campanha será o desenvolvimento de um mural com orientações de eficiência energética e uso consciente de energia. Em seguida, diga que serão necessárias outras ideias de ações que virão das sugestões deles para dar seguimento à campanha, as quais vamos selecionar e organizar quais atividades serão necessárias para cada ação.

As respostas possíveis para as ações complementares:

- Fazer um encenação com o tema;

- Realizar a apresentação de um vídeo rápido na entrada da escola;

- Trazer um especialista para fazer uma palestra no auditório para a comunidade escolar.

O Professor deve registrar quais atividades foram escolhidas para a campanha de uso consciente de energia e as ações necessárias (mesmo que a campanha não seja completamente executada, é importante estruturá-la com a turma). Contudo, nessa aula, foque na primeira ação da campanha, que será a construção do mural com sugestões e dicas de uso consciente de energia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Peça para que a turma participe, indicando os benefícios do uso consciente da energia elétrica com a adoção de hábitos e ações de eficiência energética que podem ser desenvolvidas no dia a dia. Por exemplo, incluindo a própria escola como lugar de uso coletivo de toda a comunidade. Caso deseje retomar o assunto em outra aula, registre as percepções da turma.

As respostas esperadas são:

  • Redução na conta de energia elétrica;
  • Redução no investimento em novas estruturas de produção de energia elétrica por parte do poder público devido à redução no consumo. Com o valor que deixaria de investir, poderia priorizar ações mais importantes, como educação e saúde;
  • Redução do uso de recursos naturais não-renováveis, uma vez que um dia terão fim, tais como: gás natural, óleo diesel e carvão - muito usados na produção de energia elétrica;
  • Redução do impacto ambiental, tanto na instalação de novas estruturas para a produção de energia elétrica como também nos insumos de produção nas usinas já em operação;
  • Redução da poluição, pois algumas usinas utilizam óleo diesel, carvão e gás natural para produção de energia elétrica, elementos que são bastante poluentes;
  • Redução do uso de água para a produção de energia, priorizando o consumo humano em regiões onde a água é escassa, como o nordeste. Muita água acaba sendo usada para a produção de energia elétrica, o que pode ter efeito negativo entre as comunidades de regiões mais áridas. Nas termelétricas, há grande consumo de água no processo de troca de calor com o meio externo. Nas barragens das hidrelétricas, há retenção de água para produção de energia relegando, em alguns casos, o consumo humano ao segundo plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

Campanha de uso consciente de energia elétrica

Inicie considerando o conhecimento prévio da turma, a qual já sabem que existem ações e medidas para redução no consumo de energia elétrica que exigem investimentos. Contudo, também há atitudes sustentáveis que exigem apenas mudanças nos hábitos de consumo de energia elétrica no dia a dia de cada que podem ser adotadas pela família e até por cada indivíduo.

É importante deixar claro que o objetivo da campanha que eles desenvolverão será conscientizar toda a comunidade escolar. Portanto, a campanha divulgará ações de eficiência energética focadas em hábitos, ações e medidas sustentáveis para conscientização da comunidade escolar, que devem ser divulgadas de forma clara. Além de trazer conceitos de cidadania e responsabilidade social, os quais podem ser explorados, de forma transversal, nesse momento.

Para fluir de forma lógica e coesa com a proposta, inicie a primeira atividade, que é a construção do mural. Para Isso, a turma deve sugerir e selecionar ações sustentáveis para o consumo consciente de energia, elencando as mais relevantes, que devem ser as primeiras a fazer parte do mural sendo (enfatizando o protagonismo do aluno). Duas ou três medidas são suficientes, mas, caso haja mais sugestões interessantes, não é impeditivo incluir um número maior. Para isso, disponibilize fitas de papel em branco ou post it e peça que as sugestões selecionadas pela turma sejam registradas primeiro no mural.

Após esse primeiro momento, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Eles devem receber alguns itens da lista a seguir, de forma aleatória, que podem já estar confeccionados em forma de tiras de papel. Para a construção do mural, é possível utilizar uma ou duas folhas de cartolina, como está ilustrado nesse slide. Há também a opção por confeccionar um banner. A seguir, cada grupo de alunos deve colar as fitas ou os post it com as sugestões (há uma lista com dicas e sugestões que devem ter sido preparadas previamente). Para isso, os alunos devem fixar as sugestões na coluna mais adequada. O cartaz deve estar dividido em “hábitos sustentáveis” e “ações e medidas eficientes”. Quando todas as fitas com sugestões de eficientização energética tiverem sido classificadas, fixadas ou coladas, o mural deve ser posto em local visível e movimentado da escola, permitindo que a comunidade escolar tenha acesso às sugestões.

OBS.: Hábitos sempre tem a ver com comportamentos e atitudes. Já ações e medidas eficientes tem a ver com troca de equipamentos menos eficientes por outros com maior eficiência. Ambas as opções estão relacionadas às opções de investimentos. Este tipo de separação não é comum nos documentos de eficiência energética, sugiro que seja feita assim apenas com objetivos didáticos, pois quero deixar claro que não necessariamente eficientizar exige investimento. Há muito o que avançar com as mudanças de hábitos individuais e coletivos.

Dicas e sugestões para um consumo consciente de energia elétrica:

  • Junte um número maior de peças de roupas para engomar, ao invés de engomar uma ou duas peças de cada vez;
  • Não fique abrindo a porta da geladeira constantemente, pois além de reduzir o consumo da geladeira ajuda a conservar os alimentos. Se for o caso, liste o que precisa para fazer o almoço e retire de uma só vez;
  • Quando a borracha da geladeira estiver desgastada, faça a troca por uma nova (uma forma de verificar é fechar a porta da geladeira com uma folha de papel interposta entre a porta e a borracha, se a folha de papel cair significa que é o momento de trocar a borracha de vedação da geladeira);
  • Ajuste a temperatura da geladeira para valores intermediários e não para a temperatura mínima, pois a temperatura mínima leva a um consumo maior de energia elétrica;
  • Não guarde produtos muito quentes na geladeira, ou seja, espere um pouco para que esfriem;
  • Quando for preciso descongelar um produto guardado no freezer para uma refeição, ao invés de tentar descongelar usando o microondas, dê preferência por retirar o produto do freezer antes da preparação, para que no momento de preparar ou já esteja descongelado ou seja necessário apenas finalizar o descongelamento no microondas;
  • Congele alimentos em pequenas porções, de preferência para uma refeição. Pois além de conservar melhor, no momento do descongelamento usa-se menor quantidade de energia ao fazer isso usando o microondas;
  • Junte uma quantidade maior de roupas para lavar usando a máquina de lavar até próximo de sua capacidade. Assim, estaremos poupando energia elétrica e também água (a água, quando é bombeada - situação muito comum em prédios - também consome energia elétrica, além de também ser um recurso escasso e caro);
  • Quando não houver ninguém no cômodo, desligue as lâmpadas (em cômodos onde há uma grande circulação de pessoas, é difícil controlar o processo de ligar e desligar, nesse caso, é sugerida a utilização de sensor de presença, pois é uma solução simples, barata e eficiente);
  • Troque lâmpadas com tecnologia ultrapassada por lâmpadas de LED, as quais têm um consumo de energia elétrica bem menor que outras tecnologias e são bem acessíveis;
  • Quando o dia estiver claro, dê preferência a abrir as cortinas e janelas e não à iluminação artificial, pois a luz do sol não custa nada e também é benéfica para arejar o ambiente;
  • Utilize equipamentos com o selo PROCEL A, este selo é dado pelo INMETRO e indica equipamentos mais eficientes na sua categoria;
  • O condicionador de ar funciona semelhante à geladeira, ou seja, se ficarmos abrindo constantemente a porta ou a janela do cômodo, ele vai consumir muito mais do que se o ambiente for mantido fechado durante o tempo que estiver ligado;
  • Tente usar o condicionador de ar com uma temperatura equilibrada, entre 22°C e 24°C, pois abaixo desses valores vai aumentar muito o consumo de energia elétrica, especialmente nos dias quentes;
  • Tentar usar o condicionador de ar apenas nos dias em que a temperatura realmente estiver incomodando e não sempre (Dá preferência a abrir as janelas, pois além de reduzir o consumo de energia elétrica também areja o ambiente);
  • Use o chuveiro aquecido apenas nos dias frios e tome banhos mais curtos, este é um equipamento de alto consumo de energia;
  • Desligue os equipamentos que estão no modo stand-by quando não for utilizar por muitas horas, uma vez que o modo stand-by também consome energia elétrica;
  • Não deixe os carregadores de celular plugado na tomada quando não estiver carregando, pois há consumo de energia além de aumentar o potencial de risco, caso haja um curto-circuito ou falha que cause um sobreaquecimento no carregador;
  • Não utilize a parte de trás da geladeira, as aletas do condicionador de ar ou o ferro de engomar como secador de roupas, estes hábitos levam ao aumento do consumo desses equipamentos, os quais normalmente já têm consumo significativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

Chame a atenção, ao consolidar com os alunos, que a maioria das ações de eficiência energética e consumo consciente de energia não dependem de investimentos altos, nem de profissionais de engenharia muito especializados, mas tão somente de mudança de hábitos e pequenos investimentos. Recapitule o objetivo da aula, que é realizar uma campanha de consumo consciente de energia focada em identificar hábitos, ações e medidas de eficiência energética e socializar com a comunidade escolar as sugestões de uso sustentável de forma a contribuir para o meio ambiente e ainda reduzir a conta de energia elétrica. Muitas vezes aumentando a vida útil do equipamento com a utilização adequada dos mesmos. Finalize ressaltando para a turma que a ação deles de compartilhar com a comunidade escolar e o que aprenderam sobre consumo consciente de energia é um gesto de cidadania e de consciência ambiental.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano