Sobre este plano
Sobre a aula: Esta é a quinta (5º) aula de uma sequência de cinco (5) aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01.
Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre os tipos de energias alternativas. A pesquisa será realizada através da análise de vídeo.
A aula trata de discutir sobre energia alternativa, em particular aquela obtida em fontes de energia renováveis, como o lixo. As usinas que geram energia a partir do lixo buscam matéria-prima das estações de tratamento de esgoto e de concessionárias de coleta de resíduos. A produção de eletricidade se dá pela queima do biogás, a partir do lixo, que resulta em energia térmica transformando-se em energia elétrica.
Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o link:http://bit.ly/2FDzfyj
Material para a aula:
Folha de cartolina.
Lápis de cor
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as fontes de energias alternativas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise do gráfico e identificar as informações sobre a matriz energética do país. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir da interpretação do gráfico, como por exemplo:
1. A presença das usinas hidrelétricas na matriz energética nacional gera cerca de 90% de toda a eletricidade produzida no país;
2. A biomassa é toda matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia;
3. O principal impacto socioambiental de usina eólica destaca-se a poluição sonora, devidos ao ruído dos rotores;
4. O petróleo continua sendo o mais importante na geração de energia elétrica no país.
Para saber mais sobre a matriz energética, você pode acessar o link: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica
Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Os grupos devem assistir o vídeo para desenvolver essa atividade investigativa.
Peça para cada grupo elencar as ideias abordadas pelo vídeo, pois a construção da atividade necessita da exposição dos pontos principais.
Explique aos alunos como será produzido o jornal. Ressalte que o jornal deve conter o uso de diferentes linguagens (imagens e texto) e será construído pelos grupos de alunos. Durante a construção da atividade, faça uma soldagem nos grupos para identificar o que eles estão pensando em colocar no jornal.
O anexo 1 traz alguns exemplos de como os alunos podem fazer.
Ideias abordadas no vídeo:
- A CEMIG, é uma companhia energética de minas gerais responsável pela geração de energia do estado.
- O lixo que produzimos dentro de casa gera energia.
- O aterro armazena matéria orgânica recolhida das cidades.
- A energia gerada é obtida a partir do gás metano liberado pelo lixo orgânico em decomposição e/ou pela incineração do material.
- As vantagens são: 1/3 a mais de energia no ano, diminuição de lixo, menos risco ao meio ambiente, mais economia para o país, mais emprego.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Retome a ideia central da aula e discuta sobre os diferentes pontos de vistas apresentados pelos grupos nos jornais, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender as vantagens e desvantagens dessa fonte de energia.
Para sistematizar a aula, discuta a questão disparadora através dos gráficos.
Para essa reflexão, leia o Anexo 2, que traz um artigo que discute a produção de energia através do lixo.