12360
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Energia Alternativa

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Energia Alternativa

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a quinta (5º) aula de uma sequência de cinco (5) aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre os tipos de energias alternativas. A pesquisa será realizada através da análise de vídeo.

A aula trata de discutir sobre energia alternativa, em particular aquela obtida em fontes de energia renováveis, como o lixo. As usinas que geram energia a partir do lixo buscam matéria-prima das estações de tratamento de esgoto e de concessionárias de coleta de resíduos. A produção de eletricidade se dá pela queima do biogás, a partir do lixo, que resulta em energia térmica transformando-se em energia elétrica.

Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o link:http://bit.ly/2FDzfyj

Material para a aula:

Folha de cartolina.

Lápis de cor

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as fontes de energias alternativas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise do gráfico e identificar as informações sobre a matriz energética do país. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir da interpretação do gráfico, como por exemplo:

1. A presença das usinas hidrelétricas na matriz energética nacional gera cerca de 90% de toda a eletricidade produzida no país;

2. A biomassa é toda matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia;

3. O principal impacto socioambiental de usina eólica destaca-se a poluição sonora, devidos ao ruído dos rotores;

4. O petróleo continua sendo o mais importante na geração de energia elétrica no país.

Para saber mais sobre a matriz energética, você pode acessar o link: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem assistir o vídeo para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada grupo elencar as ideias abordadas pelo vídeo, pois a construção da atividade necessita da exposição dos pontos principais.

Explique aos alunos como será produzido o jornal. Ressalte que o jornal deve conter o uso de diferentes linguagens (imagens e texto) e será construído pelos grupos de alunos. Durante a construção da atividade, faça uma soldagem nos grupos para identificar o que eles estão pensando em colocar no jornal.

O anexo 1 traz alguns exemplos de como os alunos podem fazer.

Ideias abordadas no vídeo:

  • A CEMIG, é uma companhia energética de minas gerais responsável pela geração de energia do estado.
  • O lixo que produzimos dentro de casa gera energia.
  • O aterro armazena matéria orgânica recolhida das cidades.
  • A energia gerada é obtida a partir do gás metano liberado pelo lixo orgânico em decomposição e/ou pela incineração do material.
  • As vantagens são: 1/3 a mais de energia no ano, diminuição de lixo, menos risco ao meio ambiente, mais economia para o país, mais emprego.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Retome a ideia central da aula e discuta sobre os diferentes pontos de vistas apresentados pelos grupos nos jornais, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender as vantagens e desvantagens dessa fonte de energia.

Para sistematizar a aula, discuta a questão disparadora através dos gráficos.

Para essa reflexão, leia o Anexo 2, que traz um artigo que discute a produção de energia através do lixo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a quinta (5º) aula de uma sequência de cinco (5) aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre os tipos de energias alternativas. A pesquisa será realizada através da análise de vídeo.

A aula trata de discutir sobre energia alternativa, em particular aquela obtida em fontes de energia renováveis, como o lixo. As usinas que geram energia a partir do lixo buscam matéria-prima das estações de tratamento de esgoto e de concessionárias de coleta de resíduos. A produção de eletricidade se dá pela queima do biogás, a partir do lixo, que resulta em energia térmica transformando-se em energia elétrica.

Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o link:http://bit.ly/2FDzfyj

Material para a aula:

Folha de cartolina.

Lápis de cor

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as fontes de energias alternativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise do gráfico e identificar as informações sobre a matriz energética do país. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir da interpretação do gráfico, como por exemplo:

1. A presença das usinas hidrelétricas na matriz energética nacional gera cerca de 90% de toda a eletricidade produzida no país;

2. A biomassa é toda matéria orgânica (de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia;

3. O principal impacto socioambiental de usina eólica destaca-se a poluição sonora, devidos ao ruído dos rotores;

4. O petróleo continua sendo o mais importante na geração de energia elétrica no país.

Para saber mais sobre a matriz energética, você pode acessar o link: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem assistir o vídeo para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada grupo elencar as ideias abordadas pelo vídeo, pois a construção da atividade necessita da exposição dos pontos principais.

Explique aos alunos como será produzido o jornal. Ressalte que o jornal deve conter o uso de diferentes linguagens (imagens e texto) e será construído pelos grupos de alunos. Durante a construção da atividade, faça uma soldagem nos grupos para identificar o que eles estão pensando em colocar no jornal.

O anexo 1 traz alguns exemplos de como os alunos podem fazer.

Ideias abordadas no vídeo:

  • A CEMIG, é uma companhia energética de minas gerais responsável pela geração de energia do estado.
  • O lixo que produzimos dentro de casa gera energia.
  • O aterro armazena matéria orgânica recolhida das cidades.
  • A energia gerada é obtida a partir do gás metano liberado pelo lixo orgânico em decomposição e/ou pela incineração do material.
  • As vantagens são: 1/3 a mais de energia no ano, diminuição de lixo, menos risco ao meio ambiente, mais economia para o país, mais emprego.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Retome a ideia central da aula e discuta sobre os diferentes pontos de vistas apresentados pelos grupos nos jornais, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender as vantagens e desvantagens dessa fonte de energia.

Para sistematizar a aula, discuta a questão disparadora através dos gráficos.

Para essa reflexão, leia o Anexo 2, que traz um artigo que discute a produção de energia através do lixo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano