Plano de aula: Energia que vem do Sol

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fontes e tipos de energia

Sobre a aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de cinco (5) aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01. Nesta aula os alunos vão trabalhar em grupo para identificar o uso da energia solar usada no cotidiano, a partir de uma atividade experimental. Assim, esta aula contempla um experimento de baixo custo, que busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre energia solar.

Materiais necessários para a aula: Providenciar ou pedir antecipadamente para os alunos trazerem de casa materiais para construir um aquecedor solar de baixo custo. Lista de Materiais: 6 Garrafas Pet; 1 Tinta Preta; 1 durepox; 2 Baldes; Cano PVC; Serrinha ou tesoura e Termômetro. Montagem: O experimento será montado em duas etapas: Primeira (i) etapa da montagem será realizada em casa pelos alunos e a Segunda (ii) etapa da montagem será em sala de aula. Na primeira etapa, com ajuda da serrinha, corte os fundos das garrafas PET de modo que sejam cortados apenas o suficiente para passar o cano PVC ou encaixar outra garrafa por baixo (observe o roteiro experimental). Em seguida, essas garrafas e o cano de PVC devem ser pintados de preto. Faça um furo para sair ou entrar água nos baldes do tamanho do diâmetro do cano de PVC. O roteiro para o desenvolvimento da atividade experimental se encontra no site:

https://www.portal-energia.com/como-construir-um-aquecedor-solar-caseiro-com-garrafas-pet/ ou o professor pode acessar o Roteiro Experimental no Anexo 1.

Para isso, peça aos grupos que tragam os materiais necessários para a aula. O preparo extra sala de aula dos grupos antes da atividade prática permite não somente a organização para a realização, mas principalmente uma oportunidade para discussão e desenvolvimento de uma habilidade em sala de aula com mais complexidade e interação dos alunos.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar e reconhecer o uso da energia solar. Para saber mais sobre diferentes tipos de energia você pode acessar o link: http://bit.ly/2p24pVB