12253
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Contando o tempo

POR: Cibele Diogo Kimura 25/02/2019
Código: CIE1_06T&U01

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Contando o tempo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de distinguir entre dia, semana, mês e ano considerando o tempo de duração de cada um.

Materiais necessários para a aula: Vídeo: Turma da Mônica - Banda 9Volts - Máquina do Tempo no link: https://www.youtube.com/watch?v=YtbpWZwj5pQ , folhas de sulfite, lápis e borracha.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos pensar sobre a passagem do tempo em nossas vidas, como percebemos a passagem do tempo e qual a duração de escala do tempo.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o clipe da música “MÁQUINA DO TEMPO” - Turma da Mônica - Banda 9Volts,disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=YtbpWZwj5pQ. Peça para que as crianças prestem bastante atenção na letra da música.

Leia para os alunos o trecho da música acima, explore alguns termos que aparecem como passado, presente e futuro. Pergunte se as crianças sabem dizer o tempo de duração de um dia, de um mês, de um ano e assim sucessivamente.

Converse com as crianças:

  • Imaginem que pudéssemos ter uma máquina do tempo. Quem voltaria no tempo? Quem passaria o tempo mais rápido?

Letra da música: Máquina do Tempo

Turma da Mônica / Banda 9Volts

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Refrão:

Eu preciso de uma máquina do tempo

Pra chegar num só momento onde eu devo estar

Com minha máquina eu passo minha hora,

Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

O tempo do tempo é o tempo que o tempo tem pra passar

E passa o tempo que passa e não para nem pra descansar

Passado, presente, futuro,

Segundo, minuto, hora,

Dia, mês, ano, década, século, milênio

O tempo não para nenhuma vez

Não para nenhuma vez

Não para nenhuma vez

Eu preciso de uma máquina do tempo

Pra chegar num só momento onde devo estar

Com minha máquina eu passo minha hora,

Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo

Pra chegar num só momento onde devo estar

Com minha máquina eu passo minha hora,

Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre as possibilidades e anote no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo a perguntas, como:

  • O que vocês entendem por tempo?
  • Vocês acham que seria possível voltar no tempo ou passá-lo mais rápido?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Organize a sala em 4 grupos. Proponha às crianças uma brincadeira usando uma máquina do tempo. A proposta é vivenciar momentos como se estivessem voltando no tempo, usando nesse contexto situações que aconteceram no dia, na semana anterior, nos meses passados e anos passados, explorando o tempo de duração de cada um.

É possível também imaginar com as crianças uma viagem para o futuro, usando as mesmas escalas de tempo, porém, pensando no futuro e em situações que supostamente podem acontecer com o passar do tempo.

Entregue uma folha de sulfite para cada grupo. Em seguida, lance o desafio falando uma das escalas do tempo. Cada grupo terá que escrever ou desenhar uma situação relacionada àquele momento e assim sucessivamente.

Ex.:

  • Professor: “semana passada”
  • Grupo: lembrou da experiências que realizaram na aula de Ciências da semana passada ou relembraram do passeio que fizeram na semana anterior.

Durante a atividade, procure levantar algumas situações possíveis e impossíveis relacionadas a duração de cada passagem de tempo:

  • Se pensarmos em uma situação da semana passada, posso relacionar algo quando eu era bebê?
  • E se pensarmos em algo no futuro, posso já ser um velhinho?

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explore as produções das crianças. Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, pegue uma ideia de cada grupo e com diferentes passagens de tempo para criar uma história com esses fatos; Não deixe de explorar a duração de cada tempo.

Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando que as escalas de tempo orientam o ritmo das diferentes atividades dos seres humanos e que contamos as situações de acordo com o tempo em que cada uma aconteceu.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da atividade é que os alunos sejam capazes de distinguir entre dia, semana, mês e ano considerando o tempo de duração de cada um.

Materiais necessários para a aula: Vídeo: Turma da Mônica - Banda 9Volts - Máquina do Tempo no link: https://www.youtube.com/watch?v=YtbpWZwj5pQ , folhas de sulfite, lápis e borracha.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que na aula de hoje vamos pensar sobre a passagem do tempo em nossas vidas, como percebemos a passagem do tempo e qual a duração de escala do tempo.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o clipe da música “MÁQUINA DO TEMPO” - Turma da Mônica - Banda 9Volts,disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=YtbpWZwj5pQ. Peça para que as crianças prestem bastante atenção na letra da música.

Leia para os alunos o trecho da música acima, explore alguns termos que aparecem como passado, presente e futuro. Pergunte se as crianças sabem dizer o tempo de duração de um dia, de um mês, de um ano e assim sucessivamente.

Converse com as crianças:

  • Imaginem que pudéssemos ter uma máquina do tempo. Quem voltaria no tempo? Quem passaria o tempo mais rápido?

Letra da música: Máquina do Tempo

Turma da Mônica / Banda 9Volts

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Refrão:

Eu preciso de uma máquina do tempo

Pra chegar num só momento onde eu devo estar

Com minha máquina eu passo minha hora,

Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, tá na hora

Vamo nessa, tô com pressa

tô sem tempo

Já tô indo tchau

Que bom seria, não ter essa correria

E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

O tempo do tempo é o tempo que o tempo tem pra passar

E passa o tempo que passa e não para nem pra descansar

Passado, presente, futuro,

Segundo, minuto, hora,

Dia, mês, ano, década, século, milênio

O tempo não para nenhuma vez

Não para nenhuma vez

Não para nenhuma vez

Eu preciso de uma máquina do tempo

Pra chegar num só momento onde devo estar

Com minha máquina eu passo minha hora,

Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo

Pra chegar num só momento onde devo estar

Com minha máquina eu passo minha hora,

Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Eu preciso de uma máquina do tempo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre as possibilidades e anote no quadro.

Você pode estimular as ideias das crianças fazendo a perguntas, como:

  • O que vocês entendem por tempo?
  • Vocês acham que seria possível voltar no tempo ou passá-lo mais rápido?

Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e anote no quadro.

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Organize a sala em 4 grupos. Proponha às crianças uma brincadeira usando uma máquina do tempo. A proposta é vivenciar momentos como se estivessem voltando no tempo, usando nesse contexto situações que aconteceram no dia, na semana anterior, nos meses passados e anos passados, explorando o tempo de duração de cada um.

É possível também imaginar com as crianças uma viagem para o futuro, usando as mesmas escalas de tempo, porém, pensando no futuro e em situações que supostamente podem acontecer com o passar do tempo.

Entregue uma folha de sulfite para cada grupo. Em seguida, lance o desafio falando uma das escalas do tempo. Cada grupo terá que escrever ou desenhar uma situação relacionada àquele momento e assim sucessivamente.

Ex.:

  • Professor: “semana passada”
  • Grupo: lembrou da experiências que realizaram na aula de Ciências da semana passada ou relembraram do passeio que fizeram na semana anterior.

Durante a atividade, procure levantar algumas situações possíveis e impossíveis relacionadas a duração de cada passagem de tempo:

  • Se pensarmos em uma situação da semana passada, posso relacionar algo quando eu era bebê?
  • E se pensarmos em algo no futuro, posso já ser um velhinho?

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Explore as produções das crianças. Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, pegue uma ideia de cada grupo e com diferentes passagens de tempo para criar uma história com esses fatos; Não deixe de explorar a duração de cada tempo.

Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando que as escalas de tempo orientam o ritmo das diferentes atividades dos seres humanos e que contamos as situações de acordo com o tempo em que cada uma aconteceu.


Objetivos de aprendizagem

Reconhecer dia, semana, mês e ano considerando o tempo de duração de cada um.



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes