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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Adição e subtração de racionais fracionários na prática (ampliação)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7o ano do EF sobre Adição e subtração de racionais fracionários na prática (ampliação)

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosiane Figueredo Prates

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação dos números racionais fracionários dentro do cálculo de adição e subtração.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência com expoente inteiros negativos

Conceito-chave

ampliar o conceito de adição e subtração com racionais escritos na forma fracionária.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide retome o conceito de adição e subtração com racionais fracionários negativos e positivos, fazendo uma revisão oral e coletiva. Relembre como é feita adição e subtração quando os denominadores são diferentes e oriente sobre o uso dos sinais.

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • O que precisa ser feito para adicionar ou subtrair frações com denominadores diferentes? Por que?
  • E com os sinais? O que precisa ser feito?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Separe a turma em grupos de 3 ou 4 alunos, distribua a atividade, uma para cada aluno, solicite que seja feita uma leitura coletiva, a fim de conhecer o contexto do problema.

Oriente-os a fazer nova leitura em grupo, incentive os a fazer uma discussão sobre a possível solução, solicite que façam anotações referente a solução, enquanto isso é indicado que o professor observe e acompanhe o desenvolvimento de cada grupo. Esteja atento para dificuldades, possíveis erros, capacidade de raciocínio lógico, pois esses aspectos irão contribuir no próximo passo da aula, que é a discussão da solução da atividade, onde ao considerar esses aspectos o docente consegue identificar se será preciso fazer adaptações ou não acerca da linguagem empregada. Por exemplo, mesmo com nível de oratória voltado para o aluno, às vezes é necessário facilitar ainda mais o processo de comunicação, devido alguns agravantes relacionados a aprendizagem cognitiva dos alunos, não observados anteriormente.

Propósito: trabalhar o contexto de adição e subtração de números racionais de maneira contextualizada em situações próximas do cotidiano do aluno, de maneira prática e dinâmica.

Discuta com a turma:

Mantendo o custo de produção, e considerando que nos outros dias Daniele não teve problemas com as formigas, como ficaria a situação nos casos abaixo:

I) O que acontecerá se ela mantiver o preço de venda e o dobrar a quantidade produzida?

II) E se, ela dobrar a quantidade produzida e triplicar o preço de venda?

Sugestão: caso a escola tenha a disciplina de Empreendedorismo, seria interessante uma atividade prática englobando as duas disciplinas, Matemática e Empreendedorismo. Confeccionar os brigadeiros para a venda, a fim de aplicar conceito matemática e ainda trabalhar habilidades empreendedoras dos alunos. Onde no final poderiam utilizar os recursos adquiridos a partir da venda dos brigadeiros em algum passeio, viagem, ou simplesmente dividir o valor entre os integrantes da turma. Caso a escola não tenha a disciplina Empreendedorismo, leve a proposta até o seu coordenador ou supervisor pedagógico e verifique as possibilidades.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.

Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).

Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Discuta com a turma:

  • Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
  • Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
  • Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
  • A parte que sobrou pode ser vendida?
  • O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.

Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).

Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Discuta com a turma:

  • Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
  • Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
  • Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
  • A parte que sobrou pode ser vendida?
  • O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.

Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).

Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Discuta com a turma:

  • Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
  • Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
  • Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
  • A parte que sobrou pode ser vendida?
  • O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, a fim de concluir a presença da adição e subtração durante a aula, onde foi relacionada a quantidade unitária e valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Conseguiu perceber o objetivo de aprendizagem durante execução da atividade?
  • Como você avalia o lucro de Daniele?
  • Quais dicas você daria para prevenir futuras perdas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, é possível identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem efetuar adição e subtração de racionais fracionários em situações contextualizadas.

Discuta com a turma:

  • quantos gramas de queijo você acha que cada um comeu a partir da quantidade expressa em forma de fração?
  • Será que ficou muito ou pouco queijo para D. Sonia? Seria possível representar em forma de fração? Qual seria essa fração

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresentar o objetivo da aula de maneira breve, projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Ampliar conceito e aplicação dos números racionais fracionários dentro do cálculo de adição e subtração.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais.
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08; EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência com expoente inteiros negativos

Conceito-chave

ampliar o conceito de adição e subtração com racionais escritos na forma fracionária.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide retome o conceito de adição e subtração com racionais fracionários negativos e positivos, fazendo uma revisão oral e coletiva. Relembre como é feita adição e subtração quando os denominadores são diferentes e oriente sobre o uso dos sinais.

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • O que precisa ser feito para adicionar ou subtrair frações com denominadores diferentes? Por que?
  • E com os sinais? O que precisa ser feito?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação:

Separe a turma em grupos de 3 ou 4 alunos, distribua a atividade, uma para cada aluno, solicite que seja feita uma leitura coletiva, a fim de conhecer o contexto do problema.

Oriente-os a fazer nova leitura em grupo, incentive os a fazer uma discussão sobre a possível solução, solicite que façam anotações referente a solução, enquanto isso é indicado que o professor observe e acompanhe o desenvolvimento de cada grupo. Esteja atento para dificuldades, possíveis erros, capacidade de raciocínio lógico, pois esses aspectos irão contribuir no próximo passo da aula, que é a discussão da solução da atividade, onde ao considerar esses aspectos o docente consegue identificar se será preciso fazer adaptações ou não acerca da linguagem empregada. Por exemplo, mesmo com nível de oratória voltado para o aluno, às vezes é necessário facilitar ainda mais o processo de comunicação, devido alguns agravantes relacionados a aprendizagem cognitiva dos alunos, não observados anteriormente.

Propósito: trabalhar o contexto de adição e subtração de números racionais de maneira contextualizada em situações próximas do cotidiano do aluno, de maneira prática e dinâmica.

Discuta com a turma:

Mantendo o custo de produção, e considerando que nos outros dias Daniele não teve problemas com as formigas, como ficaria a situação nos casos abaixo:

I) O que acontecerá se ela mantiver o preço de venda e o dobrar a quantidade produzida?

II) E se, ela dobrar a quantidade produzida e triplicar o preço de venda?

Sugestão: caso a escola tenha a disciplina de Empreendedorismo, seria interessante uma atividade prática englobando as duas disciplinas, Matemática e Empreendedorismo. Confeccionar os brigadeiros para a venda, a fim de aplicar conceito matemática e ainda trabalhar habilidades empreendedoras dos alunos. Onde no final poderiam utilizar os recursos adquiridos a partir da venda dos brigadeiros em algum passeio, viagem, ou simplesmente dividir o valor entre os integrantes da turma. Caso a escola não tenha a disciplina Empreendedorismo, leve a proposta até o seu coordenador ou supervisor pedagógico e verifique as possibilidades.

Material complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.

Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).

Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Discuta com a turma:

  • Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
  • Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
  • Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
  • A parte que sobrou pode ser vendida?
  • O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.

Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).

Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Discuta com a turma:

  • Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
  • Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
  • Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
  • A parte que sobrou pode ser vendida?
  • O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientação: Verifique como os alunos chegaram às quantidades referente aos racionais informados na atividade. É importante focar a relação do numerador e denominador com os dados do exercício, a fim de chegar aos valores corretos correspondente a cada parte.

Em seguida, apresente o slide 6 e mostre uma solução. Utilize o que foi observado durante a execução da atividade para enriquecer a discussão. Se desejar, escolha 2 ou 3 alunos para apresentar a solução (escolha aqueles que fizeram ou pensaram a solução de formas diferentes).

Por fim, apresente o slide 7 e relacione as quantidades representadas pelos números fracionários e os valores monetários, a fim de identificar se Daniele obteve ou não lucro.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados.

Discuta com a turma:

  • Conseguem compreender a relação do numerador e denominador com a quantidade total?
  • Por que vocês acham que um quarto, por exemplo, equivale a 25 brigadeiros? Como é possível?
  • Por que somar a parte que está com formigas à parte que foi vendida?
  • A parte que sobrou pode ser vendida?
  • O lucro de Daniele poderia ser maior? Como seria possível? (Importante enfatizar que a parte com formigas sobrou mas não pode ser vendida)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: encerre a aula retomando o objetivo da aula junto com os alunos, a fim de concluir a presença da adição e subtração durante a aula, onde foi relacionada a quantidade unitária e valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Conseguiu perceber o objetivo de aprendizagem durante execução da atividade?
  • Como você avalia o lucro de Daniele?
  • Quais dicas você daria para prevenir futuras perdas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Essa atividade deve ser feita individualmente, nesse momento o professor vai verificar a aprendizagem do aluno, ou seja, é possível identificar se foi adquirida as habilidades esperadas dentro do conteúdo. Como sugestão, o ideal é separar alguns minutos para efetuar correção, a fim de que os alunos façam verificação de possíveis erros.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem efetuar adição e subtração de racionais fracionários em situações contextualizadas.

Discuta com a turma:

  • quantos gramas de queijo você acha que cada um comeu a partir da quantidade expressa em forma de fração?
  • Será que ficou muito ou pouco queijo para D. Sonia? Seria possível representar em forma de fração? Qual seria essa fração

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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