12175
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Potência com expoente inteiro negativo (conceitual)

Plano de aula de Matemática com atividades para 7o ano do EF sobre Potência com expoente inteiro negativo (conceitual)

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosiane Figueredo Prates

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Conceituar, relacionar aplicação dos números racionais dentro do cálculo de potência com expoente negativo.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais, potência de base inteira e fracionária com expoente positivo
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência com expoente inteiros negativos

Conceito-chave

Conceito de racional  a partir de número inteiro com expoente negativo.  

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)


Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma informando aos alunos que nesta aula eles terão o primeiro contato com uma potência com expoente negativo. Vale a pena perguntar se alguém tem ideia de como deve ser calculada uma potência com expoente negativo.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide o professor (a) vai revisar, relembrar sobre alguns conceitos que os alunos já devem dominar, nesse caso a potência de números inteiros negativos e positivos e de frações positivas e negativas.

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • Quando a base for igual a 1 acontece algo de especial? O que?
  • Se o expoente é positivo o resultado sempre será positivo?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: neste slide o professor (a) vai apresentar a situação-problema referente a atividade principal da aula. Sugestão: a atividade pode ser mais interessante se for realizada em dupla.

Propósito: efetuar cálculo de potência com expoente inteiro negativo, relacionar com os números racionais fracionários.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham, a sequência é crescente ou decrescente? Por que?
  • Existe relação do expoente com a quantidade de casas decimais?
  • Será que existe outro jeito de representar essa sequência? De que forma? Vocês imaginam?
  • Se mudarmos a base, o que acha que ocorre? O resultado permanecerá ou será que muda?
  • Qual seria o resultado da potência se a base fosse 2 e o expoente -4?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.530.

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos para cada slide.

Orientação: aqui será apresentada a solução através do cálculo de potência de base 10 com expoente negativo.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados que faltam para completar a sequência.

Discuta com a turma:

  • O que acontecerá quando a base for 8? E quando a base for 20?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos para cada slide.

Orientação: aqui será apresentada a solução através do cálculo de potência de base 10 com expoente negativo.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados que faltam para completar a sequência.

Discuta com a turma:

  • A sequência com base diferente continua decrescente? Por que?
  • O resultado da potência continua sendo um número menor do que 1?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: nesse momento a aula está quase chegando ao fim e é hora de fixar, sistematizar o conceito relacionado a atividade principal.

Propósito: descrever e fixar conceito/ conteúdo da aula: potência com expoentes inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • O que de novo aprendemos?
  • Alguma dúvida referente aos resultados? Conseguem diferenciá-los? (Nesse momento o professor pode enfatizar sobre as características de base, expoente negativo, numerador e denominador de um número fracionário).

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Passe para a turma um “resumo” do conteúdo que foi explorado na aula, observe se não restou alguma dúvida entre os alunos.

Propósito: Apresentar o que foi aprendido durante essa aula de maneira resumida.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram identificar essas características na atividade principal da aula ? E nos exemplos finais?
  • Perceberam o que ocorre com o resultado quando o expoente for negativo?
  • Quais as dificuldades encontradas?
  • Alguma dúvida?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: agora a aula está chegando ao fim e essa atividade deve ser aplicada individualmente com intuito de identificar o progresso da aprendizagem do aluno de acordo com o objetivo de aprendizagem.

Propósito: identificar as diferentes maneiras de resolução utilizadas pelos alunos, a fim de identificar se os mesmos conseguiram atingir o objetivo da aula.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma informando aos alunos que nesta aula eles terão o primeiro contato com uma potência com expoente negativo. Vale a pena perguntar se alguém tem ideia de como deve ser calculada uma potência com expoente negativo.

Propósito: compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Rosiane F. Prates

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA08 - Conceituar, relacionar aplicação dos números racionais dentro do cálculo de potência com expoente negativo.

Conhecimentos que a turma deve dominar:

Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais, potência de base inteira e fracionária com expoente positivo
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09)

Objetivos específicos

  1. Calcular potência com expoente inteiros negativos

Conceito-chave

Conceito de racional  a partir de número inteiro com expoente negativo.  

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: neste slide o professor (a) vai revisar, relembrar sobre alguns conceitos que os alunos já devem dominar, nesse caso a potência de números inteiros negativos e positivos e de frações positivas e negativas.

Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.

Discuta com a turma:

  • Quando a base for igual a 1 acontece algo de especial? O que?
  • Se o expoente é positivo o resultado sempre será positivo?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientação: neste slide o professor (a) vai apresentar a situação-problema referente a atividade principal da aula. Sugestão: a atividade pode ser mais interessante se for realizada em dupla.

Propósito: efetuar cálculo de potência com expoente inteiro negativo, relacionar com os números racionais fracionários.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham, a sequência é crescente ou decrescente? Por que?
  • Existe relação do expoente com a quantidade de casas decimais?
  • Será que existe outro jeito de representar essa sequência? De que forma? Vocês imaginam?
  • Se mudarmos a base, o que acha que ocorre? O resultado permanecerá ou será que muda?
  • Qual seria o resultado da potência se a base fosse 2 e o expoente -4?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.530.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos para cada slide.

Orientação: aqui será apresentada a solução através do cálculo de potência de base 10 com expoente negativo.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados que faltam para completar a sequência.

Discuta com a turma:

  • O que acontecerá quando a base for 8? E quando a base for 20?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos para cada slide.

Orientação: aqui será apresentada a solução através do cálculo de potência de base 10 com expoente negativo.

Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados que faltam para completar a sequência.

Discuta com a turma:

  • A sequência com base diferente continua decrescente? Por que?
  • O resultado da potência continua sendo um número menor do que 1?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: nesse momento a aula está quase chegando ao fim e é hora de fixar, sistematizar o conceito relacionado a atividade principal.

Propósito: descrever e fixar conceito/ conteúdo da aula: potência com expoentes inteiros negativos.

Discuta com a turma:

  • O que de novo aprendemos?
  • Alguma dúvida referente aos resultados? Conseguem diferenciá-los? (Nesse momento o professor pode enfatizar sobre as características de base, expoente negativo, numerador e denominador de um número fracionário).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Passe para a turma um “resumo” do conteúdo que foi explorado na aula, observe se não restou alguma dúvida entre os alunos.

Propósito: Apresentar o que foi aprendido durante essa aula de maneira resumida.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram identificar essas características na atividade principal da aula ? E nos exemplos finais?
  • Perceberam o que ocorre com o resultado quando o expoente for negativo?
  • Quais as dificuldades encontradas?
  • Alguma dúvida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: agora a aula está chegando ao fim e essa atividade deve ser aplicada individualmente com intuito de identificar o progresso da aprendizagem do aluno de acordo com o objetivo de aprendizagem.

Propósito: identificar as diferentes maneiras de resolução utilizadas pelos alunos, a fim de identificar se os mesmos conseguiram atingir o objetivo da aula.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano