OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rosiane F. Prates
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF07MA08 - Conceituar, relacionar aplicação dos números racionais dentro do cálculo de potência com expoente negativo.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Domínio do conceito de fração, identificar a relação entre os conjuntos numéricos (racionais, inteiros e naturais); realizar adição e subtração com racionais, potência de base inteira e fracionária com expoente positivo
(Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_07NUM01; MAT7_07NUM02 e MAT7_07NUM03; Base Nacional: EF06MA06; EF06MA07; EF06MA08;EF06MA09)
Objetivos específicos
- Calcular potência com expoente inteiros negativos
Conceito-chave
Conceito de racional a partir de número inteiro com expoente negativo.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma informando aos alunos que nesta aula eles terão o primeiro contato com uma potência com expoente negativo. Vale a pena perguntar se alguém tem ideia de como deve ser calculada uma potência com expoente negativo.
Propósito: compartilhar o objetivo da aula
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: neste slide o professor (a) vai revisar, relembrar sobre alguns conceitos que os alunos já devem dominar, nesse caso a potência de números inteiros negativos e positivos e de frações positivas e negativas.
Propósito: Relembrar conceitos já aprendidos e que serão necessários à aula.
Discuta com a turma:
- Quando a base for igual a 1 acontece algo de especial? O que?
- Se o expoente é positivo o resultado sempre será positivo?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientação: neste slide o professor (a) vai apresentar a situação-problema referente a atividade principal da aula. Sugestão: a atividade pode ser mais interessante se for realizada em dupla.
Propósito: efetuar cálculo de potência com expoente inteiro negativo, relacionar com os números racionais fracionários.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham, a sequência é crescente ou decrescente? Por que?
- Existe relação do expoente com a quantidade de casas decimais?
- Será que existe outro jeito de representar essa sequência? De que forma? Vocês imaginam?
- Se mudarmos a base, o que acha que ocorre? O resultado permanecerá ou será que muda?
- Qual seria o resultado da potência se a base fosse 2 e o expoente -4?
Material complementar
Resolução da Atividade Principal
JOHN A. Van de Walle. Matemática no ensino fundamental : formação de professores em sala de aula – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2009. p.530.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 6)
Tempo sugerido: 6 minutos para cada slide.
Orientação: aqui será apresentada a solução através do cálculo de potência de base 10 com expoente negativo.
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados que faltam para completar a sequência.
Discuta com a turma:
- O que acontecerá quando a base for 8? E quando a base for 20?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO (slides 5 a 6)
Tempo sugerido: 6 minutos para cada slide.
Orientação: aqui será apresentada a solução através do cálculo de potência de base 10 com expoente negativo.
Propósito: Promover uma discussão sobre os resultados que faltam para completar a sequência.
Discuta com a turma:
- A sequência com base diferente continua decrescente? Por que?
- O resultado da potência continua sendo um número menor do que 1?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: nesse momento a aula está quase chegando ao fim e é hora de fixar, sistematizar o conceito relacionado a atividade principal.
Propósito: descrever e fixar conceito/ conteúdo da aula: potência com expoentes inteiros negativos.
Discuta com a turma:
- O que de novo aprendemos?
- Alguma dúvida referente aos resultados? Conseguem diferenciá-los? (Nesse momento o professor pode enfatizar sobre as características de base, expoente negativo, numerador e denominador de um número fracionário).
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Passe para a turma um “resumo” do conteúdo que foi explorado na aula, observe se não restou alguma dúvida entre os alunos.
Propósito: Apresentar o que foi aprendido durante essa aula de maneira resumida.
Discuta com a turma:
- Conseguiram identificar essas características na atividade principal da aula ? E nos exemplos finais?
- Perceberam o que ocorre com o resultado quando o expoente for negativo?
- Quais as dificuldades encontradas?
- Alguma dúvida?
RAIO X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: agora a aula está chegando ao fim e essa atividade deve ser aplicada individualmente com intuito de identificar o progresso da aprendizagem do aluno de acordo com o objetivo de aprendizagem.
Propósito: identificar as diferentes maneiras de resolução utilizadas pelos alunos, a fim de identificar se os mesmos conseguiram atingir o objetivo da aula.
Materiais complementares
Resolução da Atividade Complementar